Aprendiz

“Estratégias para promover o desenvolvimento sustentável no Brasil”

  • 0

No documentário “A grande pequena fazenda” escrito por John Chester, conta como, duma área devastada e desvitalizada pela ação antrópica, pode-se obter uma fazenda enorme abundante em vida novamente mediante à própria natureza. Com isso, percebe-se que ações simples e naturais são capazes de mudar a atual realidade do meio ambiente, não só brasileiro, como mundial. Logo, ações sustentáveis tornam-se imperiosas para o futuro do país, pois, se tardar, pode acarretar diversos problemas como o aquecimento global e insuficiência de matérias-primas importantes para a vida.

Atualmente, os problemas ambientais estão cada vez mais frequentes e isso muda o rumo da Terra. É fato que um dos principais é o aquecimento global, decorrente da enorme emissão de CO2 na atmosfera, tendo início na Primeira Revolução Industrial no século XVIII com a máquina a vapor. Desde então, vem crescendo o desmatamento e, somado com os gases poluentes, ferem gravemente a nossa proteção atmosférica, dificultando seu processo regenerativo e, posteriormente, impossibilitando a vida. Portanto, é urgente que haja uma intervenção nesse quesito.

Ademais, a escassez de recursos hídricos é uma preocupação que deve ser considerada. No contexto atual, o consumo de água pelo homem é altíssimo e, num futuro próximo, haverá a falta dessa matéria. Diversas regiões do Brasil enfrentam a carência desse recurso nos períodos de seca, ocasionado pelo mau uso antropológico do mesmo, sem estabelecer estratégias que possam poupá-lo. Torna-se, então, evidente a racionalização hídrica para o seu uso eficiente.

Em síntese, é notório que, caso não haja planejamento e estratégias sustentáveis, enfrentar-se-á sérios problemas que arriscam a vitalidade do planeta. Por isso, com a ajuda de implantações de leis por parte do governo Legislativo e Executivo visando a rigorosidade em relação aos quesitos sociais, econômicos e ambientais sustentáveis, pode-se-á adquirir um futuro próspero às atuais e próximas gerações, melhorando a qualidade de vida obtendo os mesmos resultados. Assim chegando mais próximo ao modelo descrito por John Chester duma forma simplesmente eficaz.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, aqui estão as minhas observações, espero que ajude. Parabéns pelo seu texto e continue praticando :)

    [1] Algumas frases ficaram confusas e de difícil compreensão, invista em mecanismos de coesão para a construção clara e eficiente do seu texto.
    [2] Apresentou alguns erros gramaticais.
    [3] Sua tese ficou bem explícita e você demonstrou compreender o tema. Parabéns :)
    [4] Não se esqueça dos conectivos!
    [5] Busque aprofundar mais o seu desenvolvimento
    [6] Senti falta dos seguintes elementos na sua conclusão: detalhamento e ação explícita.

    NOTAS POR COMPETÊNCIA:
    [1] 160
    [2] 200
    [3] 120
    [4] 120
    [5] 120
    TOTAL: 720

    • 1
  2. Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0

    Na minha visão, seus dois primeiros parágrafos estão bem construídos e seguem, de maneira positiva, as exigências do Enem.

    No segundo desenvolvimento, houve a problematização do excesso em relação ao gasto de água, mas por que isso ocorre? Apenas foi dito as consequências deste ato, entretanto não foram citados os fatores que colaboram para essa problemática. Por exemplo, a falta de informação da população em relação à escassez de água é um dos fatores que contribuem. Acredito que citar os causadores do empecilho é uma boa estratégia para tornar o desenvolvimento mais rico em conteúdo e pode auxiliar na proposta de intervenção, já que poderá haver ações para mitigar os fatores que causam tal problema.

    Na conclusão, sua proposta de intervenção é boa, mas acredito que tenha faltado um detalhamento maior. Por exemplo, foi dito que deve haver uma maior rigorosidade das leis em relação aos quesitos sociais, econômicos e ambientais. Entretanto, quais atitudes rigorosas são essas? Haverá a aplicação de multas para empresas que propagam uma quantidade excessiva de dióxido de carbono? Haverá a privação da liberdade para os cidadãos que promovem o desmatamento ilegal? Seria interessante se você fosse mais específico ao propor a criação ou mudança de leis.

    Bem, espero ter contribuído de alguma maneira e, se ficou alguma dúvida em relação à minha correção, pode me chamar

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.