Estratégias para prevenção e enfrentamento do suicídio infantojuvenil

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Em seu célebre poema “No meio do caminho”, o autor modernista Carlos Drummond de Andrade metaforizou os obstáculos da vida como sendo uma pedra intransponível. Ao sair da vertente literária, é plausível comparar essa “rocha” à questão de como estabelecer estratégias para prevenção e enfrentamento do suicídio infantojuvenil, a qual se configura um árduo desafio a ser sanado no Brasil, haja vista o alto índice de suicídio entre os jovens. Nessa perspectiva, nota-se que tal problemática decorre, sobretudo da falta de acesso à saúde e do preconceito associado à doenças mentais.

Diante desse cenário é válido pontuar que a falta de acesso à saúde é a principal causa relacionada ao alto índice de suicídio no Brasil. Sob esse prisma convém notar que essa situação está atrelada à uma grande carência na saúde, isso uma vez que consultas com psicólogos, psiquiatras, e acesso à remédios costumam ter um valor bem elevado, e o SUS (Sistema Único de Saúde) na maioria vezes não cobre essas despesas. Diante disso percebe-se que tal problemática decorre da violação de um direito fundamental que é previsto pelas leis brasileiras, o direito à saúde.

Ademais, outro fator que colobora para a questão do alto índice de suicídio, é o preconceito relacionado à doenças mentais. Sob esse viés, faz-se necessário acrescentar acrescentar, ainda, que esse revés está ligado a falta de informação por parte da população. Como há um preconceito pouco se fala do assunto, assim como descrito pelo jornal O Estado, as pessoas pensam que falar sobre o tema consequentemente aumenta o número de suicídios e o número de pessoas com doenças mentais.

Portanto, é necessário uma iniciativa para combater o alto índice de suicídio entre os jovens no Brasil. Para que os jovens possam ter saúde, apoio e compreensão, urge que o Governo por ser responsável por garantir os direitos fundamentais aos cidadãos, deve facilitar o acesso à saúde, por meio de contratação de profissionais voltados para à saúde mental, distribuição de remédios, e campanhas que conscientizem as pessoas da importância de buscar ajuda, e que passem a não tratar a saúde da mente como um estigma. Desta forma, tal problema assim como a rocha descrita por Drummond poderá ser mitificada.

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2 Correções

  1. Olá, identifiquei alguns erros gramaticais, utiliza a norma oculta, o Desenvolvimento falto o repertorio final, tome cuidado ele e muito importante para finalizar seu argumento e deixar sua redação mais coerente . Na sua Proposta de Intervenção voc[e colocou
    Agente ,Ação ,Meio/Modo ,Detalhamento , mas infelizmente esqueceu a Finalidade , você tem que explicar o que sua proposta vai causar, ou que ela vai ajudar, basicamente z finalidade de sua ação….

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  2. Olá, tudo bem?

    (…) “Nessa perspectiva, nota-se que tal problemática decorre, sobretudo da falta de acesso à saúde e do preconceito associado À DOENÇAS MENTAIS.”

    O correto seria, ÀS doenças mentais (atenção ao uso da crase)

    Perceba que entre o final da intro (tese) e o começo do D1 e do D2 (tópicos frasais) você repetiu as mesmas palavras, explore os sinônimos!

    “(…) Sob esse prisma convém notar que essa situação(…)”

    obs: não tenho total certeza se o uso de vírgula após o “prisma” é obrigatório, porém sugiro que você use!
    obs: “notar” ficaria melhor se fosse substituído por “pontuar, destacar, ressaltar”

    “Diante disso percebe-se que tal (…)”

    obs: não tenho total certeza se o uso de vírgula após o “disso” é obrigatório, porém sugiro que você use!

    Faltou o REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL no D1! Você poderia citar a lei brasileira, como exemplo a Constituição. Mas não deixou explicito qual era o seu repertório para fundamentar o argumento.

    D2: “colobora”
    Erro provavelmente do corretor ortográfico.

    Faltou mais argumentação, e um fechamento de raciocínio, como você fez no D1.

    Proposta de Intervenção
    Agente – OK
    Ação – OK
    Meio/Modo – Ok
    Detalhamento – OK
    Finalidade – ??

    obs: sugiro fazer a proposta na ordem em que ela é descrita pelo Enem, para que o corretor identifique os elementos com mais facilidade. Use conectivos como “por meio de”(meio/modo, “a fim de” (finalidade) e para a ação use verbos no imperativo afirmativo.

    Abs! Espero ter contribuído para o seu aprendizado :)

    C1 – 160
    C2 – 160
    C3 – 180
    C4 – 180
    C5 – 160

    Total: 800

    TOTAL

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