ESTRATÉGIAS PARA MITIGAR AS PROBLEMÁTICAS DAS CRACOLÂNDIAS NO BRASIL.

  • 2

 Na obra cinematográfica “Tropa de Elite ” é retratada com muita clareza a vivência de pessoas no meio do tráfico como sendo algo comum, até mesmo para as crianças. Analogamente, na sociedade brasileira, é possível perceber tal ação nas cracolândias, onde ocorre o livre comércio de drogas, inclusive tendo adolescentes como usuários. Isso ocorre devido a negligências educacionais e ineficiência legislativa, o que proporciona danos à sociedade em geral.

 Dessa forma, em primeira análise, é necessário apontar o déficit educacional como um fator do problema. Sob essa óptica, o filósofo Epíteto alega que somente a educação liberta. Sendo assim, percebe-se que muitos jovens não têm essa liberdade, em razão da falta de projetos educacionais que vizem alertar sobre os riscos de se usar drogas. Consequentemente, sob má influências e ,muitas vezes por curiosidade, acabam por adentrar nesse mundo de vícios. Logo, é necessário que as instituições educacionais proporcionem o conhecimento aos adolescentes, para, que , assim desenvolvam senso crítico.

Em paralelo, é preciso entender como a insuficiência legislativa é um problema. Nessa perspectiva, a Constituição Federal de 1988 considera um crime o uso ou tráfico de drogas. Entretanto, a lei não é posta em prática devido ao grande número se cracolândias no Brasil. Essa realidade se perpetua em decorrência da pouca força-tarefa de apreensão das drogas que são vendidas geralmente por traficantes, e também a punição destes. Desse modo, ocasionando o livre comércio de drogas, pondo em risco a vida de usuários e moradores próximos.

Portanto, buscando minimizar as problemáticas mencionadas, cabe às instituições educacionais promoverem palestras regularmente nas escolas, a fim de que jovens e adolescentes desenvolvam senso crítico. Ademais, compete ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, organizar forças-tarefa, por meio do apoio da polícia militar de cada Estado, a fim de reduzir os tráficos de drogas e , consequentemente, por fim as cracolândias. Tal ação pode ainda contar com um plano estratégico de apreensão de drogas e a devida punição dos traficantes. Dessa maneira, as problemáticas acerca das cracolândias serão mitigada e as ocorrências do filme “Tropa de Elite” serão apenas uma ficção.

Compartilhar

2 Correções

  1. Na obra cinematográfica “Tropa de Elite ” é retratada com muita clareza a vivência de pessoas no meio do tráfico como sendo algo comum, até mesmo para as crianças. Analogamente, na sociedade brasileira, é possível perceber tal ação nas cracolândias, onde ocorre o livre comércio de drogas, inclusive tendo adolescentes como usuários. Isso ocorre devido a (às) negligências educacionais e (à) ineficiência legislativa, o que proporciona danos à sociedade em geral.
    === ótima introdução, apresenta todos os elementos necessários.

    Dessa forma, em primeira análise, é necessário apontar o déficit educacional como um fator do problema. Sob essa óptica, o filósofo Epíteto alega que somente a educação liberta. Sendo assim, percebe-se que muitos jovens não têm essa liberdade, em razão da falta de projetos educacionais que vizem (visam) alertar sobre os riscos de se usar drogas. Consequentemente, sob má influências e, muitas vezes por curiosidade, acabam por adentrar (sugestão: acabam adentrando) nesse mundo de vícios. Logo, é necessário que as instituições educacionais proporcionem o conhecimento aos adolescentes, para que assim, desenvolvam senso crítico.
    === desenvolvimento completo (tópico frasal+ repertório+ argumentação completa+ fechamento)

    Em paralelo, é preciso entender como a insuficiência legislativa é um problema. Nessa perspectiva, a Constituição Federal de 1988 considera um crime o uso ou tráfico de drogas. Entretanto, a lei não é posta em prática devido ao grande número se cracolândias no Brasil. Essa realidade se perpetua em decorrência da pouca força-tarefa de apreensão das drogas que são vendidas geralmente por traficantes, (retire a vírgula) e também a punição destes. Desse modo, ocasionando (sugestão: troque “isso ocasiona”) o livre comércio de drogas, pondo em risco a vida de usuários e moradores próximos.
    === totalmente completo, com toda a estrutura de um desenvolvimento, além de ter colocado um exemp0lo prático para justificar a falha estatal.

    Portanto, buscando minimizar as problemáticas mencionadas, cabe às instituições educacionais promoverem (promover) palestras regularmente nas escolas, a fim de que jovens e adolescentes desenvolvam senso crítico. Ademais, compete ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, organizar forças-tarefa, por meio do apoio da polícia militar de cada Estado, a fim de reduzir os tráficos de drogas e , consequentemente, por fim as cracolândias. Tal ação pode ainda contar com um plano estratégico de apreensão de drogas e a devida punição dos traficantes. Dessa maneira, as problemáticas acerca das cracolândias serão mitigada e as ocorrências do filme “Tropa de Elite” serão apenas uma ficção.
    === desculpe-me se tiver enganada. mas não consegui observar onde está localizado o seu detalhamento.
    C1:160
    C2:200
    C3:200
    C4:200
    C5:160
    Nota:920
    ——- sua redação ficou incrível, só tome cuidado com os erros gramaticais e com o detalhamento. um ponto forte da tua redação é o modo como você deixa tudo muito direto na sua argumentação, sem nenhuma brecha para o corretor tirar pontos. Se gostou da correção, vota aí ;)
    obs: vejo que você corrige muito bem as redações, se poder dar uma olhadinha na minha, agradeço.

    • 2
  2. Gostei muito de sua redação… só acho que o início do segundo parágrafo você deveria colocar apenas “Em primeira análise…” e não “Dessa forma, em primeira análise”…isso soa como 2 conectivos juntos, ai fica meio repetitivo.

    Achei sua conclusão perfeita…pelo que me parece tem tudo o que precisa ter: Agente, ação, meio, detalhamento e finalidade. Gostei bastante que você retomou o repertório do começo….pelo que vi, isso e importantíssimo.

    Parabéns 👏👏👏

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.