Iniciante

Estratégias para mitigar as problemáticas das Cracolândias no Brasil

  • 0

O escritor inglês George Orwell, afirma que todos somos iguais, mas alguns são mais iguais do que outros, evidenciando desigualdades socioeconômicas. Dentro da ficção de Verdades Secretas, uma novela da Globo, é apresentada a trajetória da dependência química de uma das personagens, representando a realidade dos brasileiros que vivem nas Cracolândias, vítimas da falta de  estrutura na saúde pública e da exclusão social.

 

Em primeiro lugar, é importante destacar que políticas de internação compulsória e abordagem da dependência química como fator de segurança pública são medidas imediatistas que estão distantes de cessar com o aumento das Cracolândias e até mesmo podendo piorar com as condições das pessoas ali presentes. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Datafolha, 80% dos paulistanos defendem a internação compulsória forçada e 60% acreditam que as ações policiais nessas regiões são benéficas, mas as consequências dessas atitudes contribuem para a manutenção desse sistema de desigualdade social e dependência ao crack.

 

Consequentemente, a exclusão social, como a implementação de barreiras físicas para conter essa população e a política de caça às drogas se fundamenta na marginalização da população negra e pobre, sendo a maioria em Cracolândias. A ilegalidade de narcóticos permanece sem fiscalização e controle, resultando em falta de impostos e traficantes milionários livres, enquanto usuários e pequenos traficantes são presos, além dos gastos de dinheiro público sem resultados definitivos. Logo, essas medidas possuem  como base a exclusão, a isolação e desumanização dessa comunidade.

 

Portanto, é necessário que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual, com a abordagem da dependência química como questão de saúde pública e suporte socioeconômico para esses usuários. Somente assim, será possível diminuir a quantidade de dependentes químicos em situações de risco, reduzindo a exclusão social e a desumanização dos moradores das Cracolândias brasileiras.

Compartilhar

1 Correção

  1. Oi! Vou te mostrar o que encontrei.

    No 1º parágrafo: “O escritor inglês George Orwell, afirma” não há vírgula, a menos que você acrescente uma antes de “George” deixando “George Orwell” entre vírgulas. Eu achei seus repertórios legais, mas senti que o do Orwell ficou “jogado”, para mim, faltou você relacionar ele ao tema antes de citar a novela.
    No 3º parágrafo: “a exclusão social, como a implementação de barreiras físicas para conter essa população e a política de caça às drogas” acredito que “como a implementação de barreiras físicas para conter essa população” seja uma exemplificação do que é a exclusão social. Nesse caso, acrescente uma vírgula após “população”.
    “se fundamenta na marginalização” eu acho que se você estiver referindo-se a exclusão social e a política de caça às drogas, deveria ser “se fundamentam”.
    No 4º parágrafo: o seu “meio/modo” pode ser identificado, porém seria bom você marcá-lo com expressões (por meio de, mediante…). Não encontrei o seu detalhamento. É legal você retomar um dos seus repertórios no final do texto.

    Cuidado com o gerúndio, pois o excesso dele pode ser considerado informal (palavras terminadas em -ando, -endo, -indo) e com o período longo. Além disso, use mais conectivos e tente não repeti-los ao longo do texto,

    (a nota que vou te dar é um chute porque não sei pontuar com exatidão). É isso, bjus e sucesso. Qualquer dúvida pode entrar em contato comigo.

    C1: 160
    C2: 160
    C3: 200
    C4: 160
    C5: 160
    Nota final: 840

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.