Estratégias para conter a pobreza menstrual no Brasil contemporâneo

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A comunicadora e cineasta Hana Khalil publicou em uma rede social um vídeo explicando sobre o que é a pobreza menstrual e as dificuldades enfrentadas por quem menstrua, tanto por ser considerado um tabu (proibido, censurado) quanto pela misoginia (ódio ou aversão às mulheres) vinda da sociedade.

Em primeiro lugar, nota-se que a menstruação deve ser tratada como um assunto urgente, pois não afeta apenas a saúde de meninas e mulheres mas também sua dignidade. Segundo a UNICEF e UNFPA, 4 milhões de meninas não tem acesso a itens de higiene básica e mais de 713 mil desse público vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em casa.

Em segundo lugar, vale ressaltar que essa pobreza afeta ainda mais crianças e adolescentes em idade escolar, pois esse grupo sofre tanto pelo desconhecimento da informação sobre higiene menstrual para sua saúde quanto pela dependência financeira dos pais ou responsáveis. Ainda segundo a UNICEF e UNFPA, 1 entre 4 estudantes já deixou de ir a escolas por falta de absorventes.

Por fim, levando-se em conta os aspectos mencionados, caminhos devem ser elucidados para conter a pobreza menstrual no Brasil. Cabe ao Ministério da Saúde – órgão governamental responsável pela administração e manutenção da saúde pública -, jutamente com políticos e agentes comunitários, disponibilizar produtos de higiene básica em UBSs e em escolas. Além de promover iniciativas de arrecadação e distribuição desses materiais em comunidades carentes, levando informação e conscientização sobre a menstruação para meninos e meninas, para assim melhorar a vida do público feminino brasileiro.

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2 Correções

  1. D1 está muito curto. Citou dados e fez construção argumentativa alguma em cima deles, mesmo tendo espaço para tal. Dados devem ser utilizados para reforçar o seu argumento, não podem ser enfeite. Mesmo problema no D2. Desenvolvimento é para escrever bastante, argumentando, dando dados para seu argumento e aí colocando ênfase nele!!

    Proposta de intervenção tem vários agentes, um meio e uma ação. Sem detalhamento.
    Parece que você detalhou mais os agentes do que a ação.

    C1: 160
    C2: 120
    C3: 120
    C4: 120
    C5: 120

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  2. Olá, você escreve muito bem, mas preciso fazer algumas ponderações.

    C1: 160
    Você precisa se atentar à pontuação e concordância. Na introdução, o termo “vinda da sociedade” não está coeso, cuidado. Além disso, há uma vírgula antes do “mas também sua dignidade…” e na conclusão você colocou uma redundância “juntamente com”, está errado, use “juntamente aos”.
    C2: 160
    Você usou dois repertórios diferentes, mas eles não foram, totalmente, bem articulados. Detalhe melhor a relação entre eles e o tema em questão.
    C3: 160
    É necessário que você explique a relação do seu repertório ao seu argumento. Você apenas expôs dados e não argumentou sobre a relação deles com a sua opinião. Uma dica que eu te dou é justificar qual a relação do seu repertório ao argumento em questão, pensa: “Por que eu estou colocando esse dado? A resposta a essa pergunta aprofundará sua argumentação.
    C4: 160
    Você fez uso de poucos elementos coesivos e repetiu alguns. Evite isso, tenha um repertório coesivo diversificado. Treine coesão e coerência também.
    C5: 120
    Faltou o elemento meio\modo (como será feito?) ficar mais explícito. Na realidade, você utilizou o que poderia ser o meio, como ação: “Além de promover iniciativas de arrecadação e distribuição desses materiais em comunidades carentes”. Caso você utilizasse “essa ação ocorrerá mediante iniciativas de arrecadação..” já contaria como seu meio, mas você não explicitou. Além disso, faltou o detalhamento, lembre-se que orações subordinadas adjetivas não serão mais aceitas como detalhamento!
    TOTAL: 760

    Com alguns ajustes você terá um resultado ainda melhor. Se precisar de alguma ajuda, conte comigo. Estou sempre à disposição. Bons estudos, você vai longe!!!

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