Na metade do século XX, a ONU criou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a qual diz que todo indivíduo tem direito a saúde e bem-estar social. Entretanto, infelizmente, as dificuldades no combate ao tráfico de drogas nas cidades brasileiras assolam cada vez mais a sociedade, pela necessidade de aulas específicas sobre os efeitos de entorpecentes nas escolas e a falta de amparo do Estado. Logo, é indubitável a necessidade de melhorias no quadro atual.
Sob esse viés, nota-se a necessidade do ensino sobre os efeitos de entorpecentes nas escolas. A partir disso, o jornal Folha de São Paulo relatou, por meio de suas pesquisas, que aproximadamente 40% das drogas vendidas mensalmente são para jovens entre 15 e 17 anos de idade, que alegam ser uma forma de fugir de suas tristezas pelo aumento da serotonina , principal hormônio da felicidade, que as substâncias causam. Assim, fica evidente a falta de conhecimento sobre drogas, aumentando sucessivamente o tráfico nos centros urbanos e dificultando, cada vez mais, o rompimento do problema.
Ademais, cabe salientar que os problemas não se encontram apenas na necessidade de aulas sobre os efeitos de entorpecentes, estando ligado a outras questões, como a falta de amparo do Estado. É claramente evidenciada, a pouca importância dada à população, pelo Governo, principalmente nas áreas de periferia na qual o indivíduo tem dificuldades financeiras o que o impossibilita de internar-se em um centro de reabilitação, o que acaba o tornando escravo do comércio de drogas. Parafraseando o filósofo e sociólogo Gilberto Dimentes, na célebre obra ” Cidadão de papel”, nem sempre o Estado cumpre com suas leis, criando, assim, uma sociedade que têm direitos e amparos apenas no papel. Dessa forma, torna-se evidente a necessidade de melhorias nessa problemática.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o quadro atual. Para a conscientização da população brasileira a respeito do problema, urge que o Ministério da Educação, obedecendo as normas contidas no Estatuto da Criança e Adolescente ( ECA) crie palestras, nas instituições de ensino, com ex-usuários de entorpecentes químicos que compartilharão suas experiências com as substâncias e o que elas acarretaram em suas vidas, o MEC também proporcionará psicólogos gratuitamente nas instituições de ensino para que os jovens possam ter acesso a especialistas e não recorram ao uso de drogas. Essa iniciativa deverá ,por sua vez, ser entregue à câmara de deputados, que irá patrocinar a proposta com verbas governamentais- que sairão dos impostos pagos pelos cidadãos- para que, assim, os jovens tenham total noção dos efeitos preocupantes que os entorpecentes causam em suas vidas, terminando dessa maneira com o tráfico e finalmente obedecendo as normas proposta pela ONU.
DEIXEM SUAS NOTAS, POR FAVOR :) AH E NÃO SE PREOCUPEM COM A QUANTIDADE DE LINHAS, MINHA LETRA É PEQUENA E CABE TRANQUILAMENTE TODA A REDAÇÃO
Rochelly.ramos
Olá, R Macedo.
Tudo bem?
Nossa, estou impressionada com a qualidade da sua redação.
INTRODUÇÃO bem feita, já trazendo argumentos de autoridade e já mostrando o que vai abordar em sua redação.
DESENVOLVIMENTO1 também completo, fazendo uma citação e argumentando bem sobre o assunto.
DESENVOLVIMENTO2 trazendo outra problemática, também muito bem estruturada em seus argumentos.
CONCLUSÃO completíssima, super estruturada. Queria eu ter letra pequena, estou tentando pra poder trazer maiores argumentos para minha redação assim como você, eu daria NOTA 900 a 1000 pra você.
Anandra
Eu achei muito boa a aua redaçâo, foi abordado varias questoes da sociedade, nos fez ver varios aspectos que aflinge essa problematica.
Problema, meio, modo causa consequencias.
Alguns erros de acentuação que pode ser corrigido ao longo do tempo.
Com essa redação vc ganharia uma otima pontuação 800-860
[email protected]
Está mágnifico , ressalto que a nota seria em torno de 800 a 920.
Marcarei alguns pontos que eu achei importante:
*Vamos começar pelo ” Entretanto , infelizmente, …” , abordado no inicio , pausas exageradas ou posicionamentos claros , podem tirar uns pontinhos na redação.
*A introdução está ótima mesmo com o que eu citei acima.
*A problemática exposta e discutida no Desenvolvimento 1 e 2 está execelente.
*Seus conectivos estão pertinentes e encontrei poucos erros coesivos.
*Seus dados e repertório sócio cultural estão perfeitos e sicronizados com o tema proposto.
*Sua intervenção(tese) cumpre todos os requisitos propostos , faltou apenas o detalhamento forte após a finalidade para dar uma conclusão reflexiva sobre todo o assunto.
*Encontrei pequenos erros irrelevantes na intervenção.
*Por fim, trabalhe melhor suas críticas para abastecer melhor os seus argumentos.
Obs: Uma opinião minha, mas acredito eu que mencionar logo o “Estado” na introdução(tese) não caia muito bem .
Sua nota: 880
Competência I : 160
Competência II : 200
Competência III : 200
Competência IV : 160
Competência V : 160
Meus parabéns e tenha ótimos estudos !!
GabSS18
*Bem estruturada
*Uso de argumentos fortes
*Conectivos bem usados
*Tese defendida durante todo o desenvolvimento
*Para mim cumpriu todos as 5 regras na conclusão!
Atente-se apenas para o uso da vírgula em alguns pontos, fora isso está perfeita, em meu ponto de vista!
Acho que ganharia uns 860 a 900!
Espero ter ajudado!