Estratégias para combater a evasão escolar

  • 2

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) assegura os direitos e deveres pueris e juvenis, entre estes destaca-se o direito à educação de qualidade. No entanto, na sociedade brasileira hodierna a evasão escolar tem sido bastante presente e o número de alunos que abandonam as escolas é preocupante. Nesse âmbito, é lícito destacar como principais causas do problema limitações físicas e a ausência de flexibilidade no ensino.
Em primeira análise, as necessidades especiais de estudantes impede-os de frequentar as salas de aula, tais como limitações visuais, físicas e auditivas. Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), apenas 5% das crianças com deficiência, matriculadas nas escolas, chegam ao ensino médio. Desse modo, embora existam leis muitas instituições de ensino não apresentam adaptações para atender as deficiências desses alunos.
Além disso, o dinamismo de ensino não tem atraído os estudantes a participarem das atividades educacionais. Nessa perspectiva, de acordo com Paulo Freire, educador brasileiro, “a educação deve ser transformadora”. Dessa forma, escolas rígidas acabam insatisfazendo os alunos, que sentem-se desmotivados por conta da rotina de aulas tradicionais e acabam optando pela desistência dos estudos.
Portanto, ações devem ser realizadas para combater a evasão escolar proveniente da falta de estrutura para portadores de deficiências e escassez de ensino dinâmico. Logo, o governo juntamente com o Ministério da Educação devem investir no aprimoramento das escolas por meio da inclusão de rampas, pisos táteis e barras de metal nas paredes, assim como disponibilizar nas licenciaturas o aprendizado de como tornar o ensino flexível e dinâmico, com a finalidade de intensificar o interesse dos alunos pela educação e torná-la acessível à todos.

Compartilhar

4 Correções

  1. Sua redação está muito boa, o uso de conectivos está muito bem utilizado. Parabéns, nessa parte eu achei impecável a redação. Na parte gramatical, possui alguns erros de pontuações e a falta de alguns artigos para deixar a redação bem objetiva.
    O repertório também está muito bom, mas faltou você aprofundar um pouco nos seus argumentos. Seria interessante você ter dito alguma lei no D1, para comprovar aquilo, entende? O D2 está muito bom, conseguiu relacionar todos os seus argumentos.
    A proposta de intervenção/conclusão faltou um pouco de detalhamento em como seria feito, mas está no caminho certo. Uma dica é você colocar algum repertório seu utilizado no final da intervenção, por exemplo, dizer que o pensamento de Paulo Freire pode ser realizado ou que com essas medidas, as estatísticas do MEC podem ser alteradas. Sempre tente ligar o seu texto.
    No geral, você tá no caminho certo. Eu creio que sua nota ficaria entre 700-800. Parabéns, não desista!

    • 1
  2. Oi, boa tarde! Primeiramente, levando-se em consideração o padrão de correção modelo Enem, achei a estrutura do seu texto ótima, muito bem organizada nos 4 parágrafos que você possui.
    Agora, indo para os pontos específicos:

    COMPETÊNCIA 1 – demonstrar domínio da língua portuguesa formal
    1- Na linha 2 do seu texto “assegura os direitos e deveres pueris e juvenis, entre estes destaca-se o direito à educação de qualidade” há a falta de uma vírgula depois de “entre esses”. E uma sugestão: procure revisar as normas de ênclise para não cometer deslizes no dia da prova.
    2- Na linha 4 do seu texto ” é lícito destacar como principais causas do problema limitações físicas” depois de problemas, adicione AS, assim você delimitará melhor, é sempre bom colocar artigos antes de definir os 2 problemas na introdução.
    3- Na linha 6 do seu texto “especiais de estudantes impede-os” a ênclise não se encaixa aqui, devendo ser: “especiais de estudantes os impedem”.
    4- Na linha 9 “Desse modo, embora existam leis muitas instituições” há falta de vírgula depois de leis.
    Nota: como foram mais de 2 erros iguais e outros error (o permitido para não remover pontos nessa competência), 120 (são removidos 40 pontos por vez).

    COMPETÊNCIA 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos de várias áreas do conhecimento
    Não tenho nenhuma observação negativa nesse quesito, você trouxe o estatuto do adolescente e a citação de Paulo Freire, além de desenvolver uma ótima estrutura, com começo meio e fim, seguindo as normas do texto dissertativo argumentativo.
    Nota: 200

    COMPETÊNCIA 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos e opiniões
    1- Linha 9 do seu texto “Desse modo, embora existam leis muitas instituições de ensino não apresentam adaptações para atender as deficiências desses alunos.” Especifique essas leis (e lembre-se da acentuação mencionada na competência 1). Por exemplo: “Desse modo, embora existam leis que exijam a inclusão de alunos especiais nas salas de aula, muitas instituições de ensino não apresentam adaptações para atender as deficiências desses alunos”.
    2- Linha 11, começo do terceiro parágrafo “Além disso, o dinamismo de ensino não tem atraído os estudantes a participarem das atividades educacionais. ” Nessa primeira frase do parágrafo, deixe seu ponto de vista mais claro, explique porquê o dinamismo não tem atendido os alunos. Exemplo: “Além disso, o dinamismo de ensino não tem atraído os estudantes a participarem das atividades educacionais, uma vez que esse não leva em conta a individualidade de cada aluno”.
    Nota: 160 (desconto de 40 pontos por conta desses fatos)

    COMPETÊNCIA 4 – demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    Linha 7, na segunda frase do seu segundo parágrafo, você não começa usando um conectivo. “Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), apenas 5% das crianças com deficiência…”. SEMPRE use conectivos depois de qualquer ponto final no seu texto. Exemplo: Dessa maneira.
    Nota: 160

    COMPETÊNCIA 5 – conclusão
    Você fez todos os 5 passos corretamente (Quem? O que? Como? Por que? Detalhamento). Achei muito boa, só faltou dar um pouco mais de detalhes. Uma dica para isso: procure buscar sempre conectar o final da sua redação com o começo, isso gera um olhar impressionado no corretor e te dá mais detalhamento. Exemplo: termine dizendo que quando o problema for resolvido, os direitos assegurados pelo ECA vão estar presentes na sociedade. Mas, como isso não é uma regra, não acho que vale descontar pontos nesse quesito. Logo:
    Nota: 200.

    NOTA FINAL: 840.

    Espero muito ter te ajudado e ter sido clara. Sua redação está ótima!
    Desculpe qualquer coisa e sucesso!!

    • 1
  3. Bom, você compreendeu muito bem o tema, seus parágrafos foram organizados de acordo com a estrutura de uma redação. Sua introdução está PERFEITA, de modo geral tente apresentar melhor seu porto de vista no desenvolvimento 1 e 2, melhore sua argumentação, você teve um repertório excelente, mas poderias ter trabalhado melhor ele… Além disso, verifique que sua proposta de intervenção pois faltou o detalhamento. Acredito que sua nota ficaria entre 650 e 700 pontos.

    Espero ter ajudado, desculpe qualquer coisa, e não desanime, você está no caminho certo!!!!!

    • 1
  4. Competências:

    I- Dominar a modalidade formal da língua escrita: 120 pontos + 40 pontos de crase e concordância. Total = 160 pontos.

    II- Compreendeu a proposta de redação e aplicou conceitos de várias áreas do conhecimento. Texto bem estruturado, com introdução, desenvolvimento e conclusão. opinião bem formada, porém faltou aprofundamento das ideias nos desenvolvimentos, principalmente no desenvolvimento 2. Utilizar “por que” “como” “desse modo” após cada afirmação pode melhorar isso. Procure ligar citações aos argumentos e aprofunde mais as suas ideias, o tema é amplo e você o abordou superficialmente. Total: 100 pontos.

    III- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos e opiniões: 120 pontos.

    IV- Coesão, ligação de ideias: 120 pontos. Conjunções, pronomes e sinônimos: 40 pontos. Total: 160 pontos.

    V- Proposta de intervenção: ação: 40 pontos, agente; 40 pontos, modo de realização: 40 pontos, efeito: 20, detalhamento: 0. Total: 140

    Nota final da redação de acordo com as 5 competências avaliadas no Enem: 680

    Você está no caminho certo, continue, não desista e a nota 1000 vai chegar!! 🥰✨🦋❤️

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.