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[Estilo ENEM] Obesidade infantil: um problema presente no Brasil.

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A vida do ser humano pré-revolução industrial, apesar das suas dificuldades, superava a contemporânea no tanto que as pessoas eram ativas. A industrialização trouxe mais sedentarismo e maior necessidade de se ter uma rotina com poucas perdas de tempo. É possível ver as consequências dessas transformações no Brasil de 2022. Problemas como dietas altamente processadas desde cedo e o contato exagerado com aparelhos tecnológicos refletem bastante nas crianças, causando um alto índice de obesidade infantil. É preciso, então, discutir-se melhor sobre essa mazela.

Em primeiro lugar, a falta de preocupação dos pais com a dieta das crianças afeta muito esse cenário. Quando os responsáveis não se preocupam com isso, torna-se mais fácil dos filhos desenvolverem doenças ou sobrepeso. Um exemplo bastante comum de alimento industrializado são as “papinhas” infantis. Por conter muitos aditivos artificiais, os pequenos tendem a ficar viciados neles desde cedo, o que os leva a procurar mais comidas processadas à medida que crescem, algo muito comum no Brasil. Tal razão faz com que essa situação ainda ocorra frequentemente.

Em segundo lugar, o excesso de exposição das crianças brasileiras à tecnologia faz com que elas tenham menos vontade de fazer atividades fora das telas. A falta de brincadeiras na rua ou em parques, que proporcionam alto gasto calórico, contribui com a obesidade infantil no país. A OMS alertou que, durante a pandemia do coronavírus, um número assustador de jovens passou a usar celulares e computadores na maior parte do dia. Isso faz com que o sedentarismo, e consequentemente os índices de obesidade, aumente. Essa situação deixa o problema ainda mais preocupante.

Portanto, visando a diminuição da obesidade infantil no Brasil, medidas deverão ser tomadas. O Governo Federal, em conjunto com o Ministério da Saúde, poderá criar o “Programa pela saúde infantil”, que, por meio de recursos públicos, trará profissionais da saúde para realizarem “workshops” gratuitos que ensinarão como fazer alimentos mais naturais para crianças, a fim de melhorar a qualidade da alimentação delas e reduzir a obesidade. Além disso, também serão ensinados quais os riscos da longa exposição à tecnologia e como os responsáveis podem reinserir os pequenos em atividades mais ativas, para que eles sejam menos sedentários. Com isso, mesmo em tempos modernos, poderemos ter crianças ativas como antigamente.

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7 Correções

  1. 1 – Boa estratégia de escrever um tópico frasal como fato existente na sociedade atual. A tese criada a partir do trecho: ” A industrialização trouxe mais sedentarismo e maior necessidade de se ter uma rotina com poucas perdas de tempo. É possível ver as consequências dessas transformações no Brasil de 2022.” dá ao leitor a sapiência do que vai encontrar na argumentção.

    2 – Inicia com uma boa estratégia coesiva(Em primeiro lugar). Explora o argumento do D1a falta de preocupação dos pais com a dieta das crianças afeta muito esse cenário). Faltou um repertório social para explorar mais a ideia com com produtividade.

    3 – Inicia com uma boa estratégia coesiva(Em segundo lugar,). O topico frasal baseado no trecho: “excesso de exposição das crianças brasileiras à tecnologia ” fomenta a discussão da argumentação no D2. Muito bom. Comprovou o tópico frasal com o trecho: “OMS alertou que, durante a pandemia do coronavírus, um número assustador de jovens passou a usar celulares e computadores na maior parte do dia.” em que cita o repertório da OMS.

    4 – Boa estratégia coesiva para iniciar o último parágrafo. A proposta de intervenção está completa, pois apresenta os elementos exigidos pela Matriz Enem para atacar o problema abordado com a “diminuição da obesidade infantil no Brasil”.

    Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.

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  2. competência 1; 200 pontos mostrou um ótimo domínio na modalidade da língua portuguesa
    competência 2; 200 pontos mostrou conhecimento sobre o assunto e conseguiu desenvolver o tema
    competência 3; 200 demonstrou ótimo conhecimento de mundo
    competência 4; 160 faltou uso de conectivos ao iniciar os períodos
    competência 5 200 pontos apresenta os 5 elementos necessarios

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  3. competência 1; 200 pontos mostrou um ótimo domínio na modalidade da língua portuguesa
    competência 2; 200 pontos mostrou conhecimento sobre o assunto e conseguiu desenvolver o tema
    competência 3; 200 demonstrou ótimo conhecimento de mundo
    competência 4; 200 ótima coesão textual
    competência 5 200 pontos apresenta os 5 elementos necessários.

    Sua redação é excelente!! Nota 1000!!

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  4. A sua introdução foi bem estruturada, contextualizou o tema e apresentou a tese.
    O seu desenvolvimento 1 e 2 também foram bem construídos, argumentou bem, mas faltou repertório, você citou a OMS, porém não trouxe os dados.
    A sua conclusão tem os 5 elementos, foi muito bem elaborada. Parabéns

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  5. C1=180 Demonstra bom domínio da modalidade formal da lingua portuguesa. ESTRUTURA SINTÁTICA BOA, MAS HÁ ALGUNS DESVIOS C2=200 Desenvolve o tema por meio de argumentação persistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresentá ótimo domínio do texto argumentativo dissertativo, ou seja seu texto é desenvolvido de modo consistente por meio de acesso de outras áreas do conhecimento. C3=200 Em defesa do ponto de vista, o texto apresenta informaçãoes,fatos e opniões relacionados ao tema proposto. C4=180Articula bem as ídeias,os argumentos, as partes do texto. Uso diversificado de recursos coesivos. C5=200 Apresenta excelente propodta de intervenção, atendendo aos críterios exigidos pela banca que corrige a redação do Enem. NOTA=960

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  6. Texto muito bem escrito, muito bom.
    Competência 1; 200 pontos, muito bem escrito;
    Competência 2; 200 pontos, tema muito bem compreendido;
    Competência 3; 100 pontos, o texto está realmente muito bem escrito, porém, falta o uso de argumentos;
    Competência 4; 160 pontos, redação muito bem organizada;
    Competência 5; 200 pontos. Conclusão muito bem elaborada;

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  7. Texto muito bem escrito, parabéns.
    Competência 1; 200 pontos, muito bem escrito segundo a norma
    Competência 2; 200 pontos, tema muito bem compreendido.
    Competência 3; 80 pontos, o texto está realmente muito bem escrito, porém, falta o uso de argumentos que comprovem sua tese, como dados estatísticos por exemplo.
    Competência 4; 160 pontos, redação muito bem organizada com poucos deslizes de coerência
    Competência 5; 200 pontos. Conclusão muito bem elaborada

    Bons estudos ;)

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