Como podemos observar no clipe de perfect, da cantora p!nk, as doenças mentais podem afetar a aparência e saúde do corpo no exterior, não só na parte psicóloga. Apesar desses tipos de distúrbios afetarem indivíduos há anos, ainda pode ser observado a descrença para com esses doenças e suas vítimas.
De acordo com o artigo 5 da constituição brasileira, toda pessoa nascida ou residente do Brasil tem direito a saúde, mas no dia a dia isso não é uma verdade absoluta. Muitas pessoas são levadas como mentirosas, ou carentes por atenção ao relatar um problema psicológico, então acabam sem apoio médico e familiar necessário.
A depressão foi considerada “mal do século” por conta do aumento do número de pessoas que obtiveram a doença nos últimos anos em relação a décadas passadas. Segundo a OMS, o Brasil é o país mais ansioso do mundo, porém, não é possível observar um grande número de pessoas fazendo tratamento, por causa do pensamento de que apenas pessoas “loucas”, precisam de terapia e cuidados com a mente.
Portanto, ao observar a falta de importância com que a sociedade ainda leva as doenças mentais é possível concluir que o grande número de pessoas com uma saúde mental instável é fruto do preconceito que há anos perdura no Brasil. Uma forma de resolver isso seria o ministério da saúde promover campanhas a favor da terapia e cuidados com a saúde mental.
Estigmas relacionados a saúde mental na sociedade brasileira
Compartilhar
jheniffer0407
minha análise será de interpretação, e não de cunho profissional.
Primeiramente queria dizer que gostei bastante da sua introdução, porém, uma coisa ou outra prendeu minha leitura durante o período. Como por exemplo o fato de você não especificar o tema no início.
Na minha concepção sua tese ficou consistente, e você adiantou de maneira correta o seus desenvolvimentos.
Os dois desenvolvimentos na minha visão estão bem construídos, porém esses dois não tem relação DIRETA um com o outro, assim fiquei esperando dois desenvolvimentos de causa e efeito, e me frustou um pouco (vale ressaltar que é uma preferência minha e não uma regra do ENEM).
a proposta de intervenção deve conter os 5 elementos: Ação, Agente, Modo, Efeito e Detalhamento.
“Estudar é um privilégio e só o seu esforço pessoal te levará a conhecer pessoas e mundos que os acomodados jamais conhecerão!”
não cesse de estudar!
luisadurello
Ok, vamos lá!
Na introdução, eu te aconselharia a optar por uma alusão histórica logo de inicio. Mas tudo bem se você fizer esse conectivo do tema com a música. O tema da redação deve estar presente em algum momento no seu texto. Aconselho você colocar logo após da sua alusão, citação e etc. Na introdução também é preciso apresentar as teses que você irá usar nos desenvolvimentos. Preste atenção na pontuação!
No desenvolvimento é necessário que você explique o problemas que apresentou na sua introdução. Como sua introdução ficou um pouco confusa, não deu para entender os problemas apresentados. Aparentemente, você deu muitas teses e não especificou elas nos desenvolvimentos. Então, deixe os problemas aparentes e os resolva separadamente.
E por último, a proposta de intervenção. Lembre-se que a proposta de intervenção deve conter os 5 elementos: Ação, Agente, Modo, Efeito e Detalhamento. Sem eles sua nota pode ser comprometida.
Eu não sou corretora, e eu estou aprendendo assim como você. Mas preste atenção nos erros de ortografia e pontuação. Mude a estrutura da sua redação, leia alguns modelos e crie o seu! Assim você não vai ter problemas em montar seu texto.
Continue escrevendo sempre, que já você atinge melhores resultados. Beijos!
Noob
Olá! Boa noite.
Achei que sua redação ficou boa, mas a sua introdução parece que não ficou muito claro a tese.
Aconselho a pesquisar um pouco mais de citações para te ajudar na defesa de seus argumentos, principalmente nos parágrafos de desenvolvimento.
Na conclusão onde consta a proposta de intervenção você deve colocar: a ação (o que fazer), o agente (quem vai fazer), o modo ( como vai ser feito) e o efeito que se espera causar.
Segue a nota:
C1: 150 = Bom domínio da língua portuguesa com poucos desvios.
C2: 130 = Apresenta uma argumentação consistente, com repertório sociocultural e um domínio excelente do texto dissertativo-argumentativo.
c3: 90 = Defende uma tese de forma organizada, com indícios de autoria. Capaz de apresentar opiniões, fatos e informações relacionados ao tema.
c4: 130 = Sabe articular as partes do texto com uso diversificado de recursos de coesão.
c5: 100 = Consegue apresentar proposta detalhada, coerente e relacionada à argumentação desenvolvida na redação.
NOTA FINAL: 600
kadjapeixoto
Do meu ponto de vista de estudante você trás ideias boas ao texto, mas primeiramente ele não está bem estruturado ao meu ver e com ideias um pouco limitadas. Você peca algumas vezes no sentido de pontuação. É relevante trazer contextos históricos que possam embasar a cerca desse assunto. No geral você pode expandir mais, trazer mais ideias e não é necessário que você aborde todos os dados do texto de apoio. O texto é bom, só precisa melhorar e creio que está no caminho certo, eu daria nota 600, bjs!