Estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira (analisem em forma do Enem)

  • 0

Promulgado pela Organização das Nações Unidas em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, defende a manutenção do respeito entre os povos de uma mesma nação e garante a todos os indivíduos o direito à saúde e ao bem-estar social. No entanto, no cenário brasileiro atual, observa-se justamente o contrário, quanto à questão do estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira impede o pleno exercício desse direito. Nesse sentido, percebe-se a configuração de uma grave problema de contornos específicos, em virtude da má influência midiática e da falta de consciência sociais.

Sob uma primeira análise, pode-se apontar como um impedimento à consolidação de uma resolução, a má influência midiática. Conforme Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Nesse perspectiva, pode-se analisar que a mídia, em vez de promover debates que elevem o nível de informação da população, influência na afirmação do obstáculo.

Outro ponto relevante, nessa temática, é a falta de consciência sociais. De acordo com Zygmunt Bauman, sociólogo polenés, a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas e a características da “Modernidade Líquida” vivida no século XXI. Nesse contexto, essa liquidez que influi sobre a questão das cicatrizes relacionadas às doenças mentais na sociedade brasileira funciona como um forte empecilho para sua solução.

Portanto, é necessário que especialistas no assunto, tem o apoio do governo, em parceria com o Ministério de Educação, financie projetos educacionais sobre as marcas comparadas às doenças mentais na sociedade do Brasil nas escolas, através de uma ampla divulgação midiática, que inclua propagandas televisivas, entrevistas em jornais e debates entre os professores e alunos. Sendo assim, o intuito de tal medida deve ser o diagnóstico das carências de cada ambiente escolar e erradicação do estigma associado às doenças mentais na população brasileira. Enfim, essa problemática será gradativamente eleminado, pois, segundo Gabriel O Pensador:”Na mudança do presente a gente molda o futuro”.


 

 

 

 

Compartilhar

2 Correções

  1. Competência 1: Apresenta domínio mediano da escrita formal por apresentar diversos desvios gramaticais. Nota: 120
    Competência 2: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente a partir de um repertório sociocultural produtivo e bom domínio sobre o modelo textual dissertativo-argumentativo. Nota: 200. Ainda assim, poderia ter deixado a tese mais clara.
    Competência 3: Apresenta informações, fatos e opiniões sobre o tema proposto em defesa de um ponto de vista de maneira consistente e organizada. Nota: 200.
    Competência 4: Apresenta partes do texto com poucas inadequações e apresenta um repertório diversificado de recursos coesivos. Nota: 160.
    Competência 5: Apresenta com detalhes uma proposta de intervenção relacionada ao tema e à discussão levantada. Nota: 200. Ainda assim, poderia ter evitado a imprecisão destacada.
    Nota: 880.
    Seria uma excelente nota. Parabéns!

    Abaixo segue as comentários da redação em letras maiúsculas com destaque aos desvios gramaticais:

    Promulgado pela Organização das Nações Unidas em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, [PRESENÇA DE VÍRGULA INEXISTENTE] defende a manutenção do respeito entre os povos de uma mesma nação e garante a todos os indivíduos o direito à saúde e ao bem-estar social. No entanto, no cenário brasileiro atual, observa-se justamente o contrário, quanto à questão do estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira [AUSÊNCIA DE VÍRGULA E RECURSO COESIVO] impede o pleno exercício desse direito. Nesse sentido, percebe-se a configuração de uma grave problema [DESVIO DE CONCORDÂNCIA] de contornos específicos, em virtude da má influência midiática e da falta de consciência sociais [TERMO MAIS PRECISO: “CONSICÊNCIA SOCIAL”].
    Sob uma primeira análise, pode-se apontar como um impedimento à consolidação de uma resolução [RESOLUÇÃO DO QUÊ?], a má influência midiática. Conforme Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Nesse perspectiva [DESVIO DE CONCORDÂNCIA], pode-se analisar que a mídia, em vez de promover debates que elevem o nível de informação da população, influência [GRAMÁTICA: INFLUÊNCIA (SUBSTANTIVO) ≠ INFLUENCIA (VERBO) – O USO CORRETO NESSE CASO SERIA DO VERBO (SEM ACENTO)]na afirmação do obstáculo [QUAL OBSTÁCULO?].
    Outro ponto relevante, [PRESENÇA DE VÍRGULA INEXISTENTE] nessa temática, é [APÓS VÍRGULA NÃO USE VERBOS] a falta de consciência sociais [CONSICÊNCIA SOCIAL]. De acordo com Zygmunt Bauman, sociólogo polenés [POLONÊS], a [PALAVRA CORRETA SERIA “HÁ”] falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas e a [… E ECONÔMICAS NAS…] características da “Modernidade Líquida” vivida no século XXI. Nesse contexto, essa liquidez que influi sobre a questão das cicatrizes relacionadas às doenças mentais na sociedade brasileira funciona como um forte empecilho para sua solução [QUAL SOLUÇÃO?].
    Portanto, é necessário que especialistas no assunto [QUAIS ESPECIFICAMENTE?], [PRESENÇA DE VÍRGULA INEXISTENTE] tem [MESMO SE A PALAVRA CORRETA FOSSE “TEM”, NESSE CASO ELA VIRIA ACENTUADA COMO: “TÊM”. CONTUDO, A PALAVRA CORRETA NESSA ORAÇÃO SERIA “TENHAM” …] o apoio do governo, [VÍRGULA INEXISTENTE] em parceria com o Ministério de Educação, [DE MODO QUE FINANCIEM…] financie projetos educacionais sobre as marcas comparadas às doenças mentais na sociedade do Brasil nas escolas, através de uma ampla divulgação midiática, que inclua propagandas televisivas, entrevistas em jornais e debates entre os professores e alunos. Sendo assim, o intuito de tal medida deve ser o diagnóstico das carências de cada ambiente escolar e […E A… (AUSÊCNIA DE ARTIGO)] erradicação do estigma associado às doenças mentais na população brasileira [IMPRECISÃO: DIAGNÓSTICO NÃO É SOLUÇÃO PARA PROBLEMA ALGUM. ENTÃO, DE ONDE VIRIA A ERRADICAÇÃO DO PROBLEMA?]. Enfim, essa problemática será gradativamente eleminado [ELIMINADO], pois, segundo Gabriel O Pensador:”Na [NÃO HÁ LETRA MAIÚSCULA] mudança do presente a gente molda o futuro”.

    • 1
  2. Redação nível supremo, nada a criticar, apenas se inspirar. Meus parabéns, sua nota será altíssima, talvez ganhe uns 960. Tudo bem encaixado, bem detalhado, bem pontuado, perfeita. Minha meta é chegar nesse nível, com muita disciplina chego lá! Show de bola! Ao contrário da minha que foi um desastre.
    200
    200
    160
    200
    200
    Nota 960.

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.