As doenças mentais estão cada vez mais presentes na sociedade atual, e muito desses distúrbios podem estar relacionados à crises noogênicas, descritas por Viktor Frankl. Um dos agravadores dessas condições é a falta do reconhecimento da seriedade destes problemas por parte da população, que acaba ignorando ou considerando algo fútil quando alguém lhes diz que que possui algum tipo de transtorno mental como, por exemplo, ansiedade.
As crises noogênicas, isto é, crises existenciais acabam se tornando frequentes nas pessoas de meia idade, aquelas que, em média, possuem de 30 à 40 anos. Geralmente, essa crise ocorre quando a pessoa consegue atingir suas metas de vida. Com isso, ela fica sem um direcionamento na vida, sem um porquê de viver.
De acordo com George Bernard, quem não consegue mudar sua mente, também não consegue resolver problemas. Análogo à isso, temos uma sociedade que desconsidera àquela ansiedade de um vizinho, de um amigo, àquela que, quando um amigo, que era presente em todas as confraternizações, deixa de participar de meios sociais, não faz nada, apenas se cala. Nessa perspectiva, a sociedade adquiriu uma forma de pensar errônea, que não ajuda a resolver o problema, e sim atrapalhar ou agravar este.
De acordo com Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa as você pode ter para mudar o mundo. Seguindo essa linha de raciocínio, o estado deve incrementar nas instituições de ensino a logoterapia; que, por sua vez, vai ensinar os alunos a evitarem problemas noogênicos. Também na instituições de ensino, para resolver os problemas sociais à respeito do pensamento errôneo adquirido por boa parte da sociedade, deve- se proporcionar palestras constantes sobre o perigo das doenças psiquiátricas, e inserir uma matéria no ensino médio sobre saúde mental, visto que as doenças psicológicas são o mau do século.
livsnts
oii, boa tarde! Gostei bastante da sua redação, principalmente a relação que você fez com as crises noogênicas na introdução e conclusão, e acredito que foi bastante interessante você trabalhar com esse conceito. Só tenha cuidado com a estrutura dos desenvolvimentos, é interessante manter um padrão de linhas para não ficar desorganizado, e algumas questões de vírgula e plural. Em questão da proposta de intervenção, é muito importante você especificar o agente. Além do mais, parabéns pela redação e boa sorte!!
carolrovati
Oii, acredito que seu texto esteja em torno de 800+. Gostei muito da sua escrita, pois ela é bem fluida e não notei algum desvio gramatical muito evidente, além de que você exemplificou bem as situações no que tange a problemática. No entanto, acho que seria interessante explicitar logo na introdução quais são as teses que você desenvolverá ao longo do texto. Fazer o uso de conectivos e tópicos frasais logo no início dos parágrafos de desenvolvimento mostram um bom planejamento do texto e retoma ideias expostas anteriormente. A proposta de intervenção é boa e resolve as problemáticas expostas antes, talvez detalhar um pouco mais a ação executada pelo agente e expor a finalidade dela possa te ajudar a ter pontuação máxima na competência 5. :)
cartola682
As doenças mentais estão cada vez mais presentes na sociedade atual, e muito desses distúrbios podem estar relacionados à(1) crises noogênicas, descritas por Viktor Frankl. Um dos agravadores dessas condições é a falta do reconhecimento da seriedade destes problemas por parte da população, que acaba ignorando ou considerando algo fútil (2)quando alguém lhes diz que que possui algum tipo de transtorno mental como, por exemplo, (3)ansiedade.(9)
1 – sem crase
2 – vírgula
3 – a ansiedade
9 – tese: I – relação com as crises noogênicas II – desconsideração da sociedade
As crises noogênicas, isto é, crises existenciais acabam se tornando frequentes nas pessoas de meia idade(4), aquelas que, em média, possuem de 30 à 40 anos. Geralmente, essa crise ocorre quando a pessoa consegue atingir suas metas de vida. Com isso, ela fica sem um direcionamento na vida, sem um porquê de viver.(10)
4 – meia-idade
10 – Precisa desenvolver mais informações, e evitar generalizar, pois você fala que quem atinge suas metas de vida fica sem porquê de viver, mas nem sempre isso ocorre. Precisa também explicar qual a relação entre as crises existenciais e as doenças mentais, nesse parágrafo você não aborda as palavras do tema(doenças mentais, estigmas), precisa haver uma explicação no sentido de mostrar que as crises existenciais levam às doenças mentais, assim como demonstrar efeitos negativos dessas crises, você não se posiciona se ela é boa ou ruim, o que a sustenta, etc. Com isso, torna-se difícil saber se pra você ela é de fato um problema, ou como solucionar esse problema.
De acordo com George Bernard, quem não consegue mudar sua mente, também não consegue resolver problemas. Análogo à(5) isso, temos uma sociedade que desconsidera àquela ansiedade de um vizinho, de um amigo, àquela que, quando um amigo, que era presente em todas as confraternizações, deixa de participar de meios sociais, não faz nada, apenas se cala. Nessa perspectiva, a sociedade adquiriu uma forma de pensar errônea, que não ajuda a resolver o problema, e sim atrapalhar ou agravar este.
5 – sem crase
De acordo com Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa que você pode ter para mudar o mundo. Seguindo essa linha de raciocínio, o estado deve incrementar nas instituições de ensino a logoterapia; que, por sua vez, vai ensinar os alunos a evitarem problemas noogênicos. Também na instituições(6) de ensino, para resolver os problemas sociais à respeito(7) do pensamento errôneo adquirido por boa parte da sociedade, deve- se proporcionar palestras constantes sobre o perigo das doenças psiquiátricas, e inserir uma matéria no ensino médio sobre saúde mental, visto que as doenças psicológicas são o mau(8) do século.
6 – nas instituições
7 – sem crase
8 – mal
Marianess
Seu D1 está muito fraco, não vi argumentação alí.
O texto por um todo para mim não ficou fluido e claro, talvez por falta de coesão. Na conclusão vc deveria retomar a sua tese, mas vc inicia de um jeito que não costumo ver, então não sei se é muito ruim. Além disso, não conseguir identificar por qual meio seria feito as ações que vc propôs. Ao mais sucesso…