Estigma associado às doenças mentais mentais na sociedade brasileira

  • 1

A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do pais, prevê em seu artigo 6º, o direito a saúde com inerente a todo cidadão brasileiro.

Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberrado com ênfase na pratica quando se observa o estigma associado às doenças mentais na população brasileira, dificultando, desse modo a universalização desse direito social tão importante.

Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater às doenças mentais na população.   Nesse sentido, ações que visem mitigar o surgimento de perturbações mentais devem tornar se efetivos. Essa conjuntura, segundo as ideias do filosofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “Contrato Social”, já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos socias indispensáveis, como a saúde, o que infelizmente é evidente no pais.A

Ademais é fundamental apontar a insuficiência de investimentos nos órgãos de saúde pública como impulsionador do estigma associado às doenças mentais no Brasil. Segundo, a organização mundial da saúde, os transtornos mentais seram as doenças com maior incidencia na realidade contemporânea. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescíndivel que o Poder executivo junto ao Ministerio da saúde, realize a conscientização de toda a comunidade e a alocação de recursos financeiros no sistema público de saúde, visando reduzir o surgimento de uma sociedade cada vez mais doente. Assim, tornar-se-á possivel a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na Magna Carta.

Compartilhar

3 Correções

  1. Redação interessante! A sua introdução foi objetiva e perspicaz, porém você se dispersou no desenvolvimento e conclusão da redação.
    o direito a saúde com (COMO) inerente a todo cidadão brasileiro. no pais (PAÍS). seram (SERÃO) as doenças.
    Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater às doenças mentais na população. Nesse sentido, ações que visem mitigar o surgimento de perturbações mentais devem tornar se efetivos. Essa conjuntura, segundo as ideias do filosofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “Contrato Social”, já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos socias indispensáveis, como a saúde, o que infelizmente é evidente no pais. Você relata que falta medidas governamentais, mais quais? Poderia ter citado que falta investimento dos Centros ou ambulatórios de saúde mental, mais incentivos dos governos em palestras nas escolas sobre o que é transtorno mental, causas e formas de se prevenir.
    Bons estudos!

    • 0
  2. Bom dia! Primeiramente, hei de concordar com a Marianess: você distanciou-se bastante do que foi pedido pelo tema. Quando falando de estigma associado às doenças mentais, tratamos sobre como elas e seus portadores são mal-vistos, como esses problemas psicológicos muitas vezes são tabus, ou são menosprezados por não serem tangíveis, e muito fora da compreensão daqueles que não sofrem com estas.

    Dito isso, sua estrutura também deixa a desejar. Procure ter entre 4 a cinco parágrafos, sendo dois deles dedicados às introdução e conclusão. Lembre-se que parágrafos servem para dividir o texto em assuntos, logo, nem pense em fazer um único parágrafo para uma única frase! A não ser que você anseia por uma ênfase extrema, evite-os como a praga.

    Fora, isso, percebi dificuldades com vírgulas e crases ao longo da redação. Aconselho sempre revisar a gramática e as regrinhas básicas da escrita portuguesa, a fim de mantê-las frescas na mente.

    Espero ter ajudado, e boa sorte com sua escrita e estudos!

    • 0
  3. Vc tangenciou o tema pelo fato de não ter se atentado ao recorte ESTIGMA. Pois, o problema não é às doenças mentais e sim o preconceito que as pessoas que possuem sofrem. Faltou vc evidenciar essa situação. Na conclusão vc tem que deixar claro o AGENTE MEIO AÇÃO E FINALIDADE. Na sua conclusão não identifico o meio pelo qual fará a ação que propôs. Ao mais sucesso

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.