A Constituição de 1988 é o documento jurídico mais importante do país, o Art. 6 ressalta que todos os indivíduos são munidos de igualdade de direitos, inerente a isso está a saúde. Contudo,o investimento no combate à doenças mentais no território nacional ainda é fraco e ineficaz.Desse modo,o estigma associado à doenças mentais está relacionado a negligência populacional e governamental em tratar do assunto.
Em uma primeira análise, de acordo com a filósofa Simone de Beauvoir “o mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles ” ,de forma análoga, percebe-se que assim se encontra a sociedade brasileira, nesse sentido, dedicar apenas o ” Setembro Amarelo” para combater o suicídio é insuficiente, logo,nota-se uma sociedade egocêntrica em que está limitada apenas em cuidar da sua própria saúde mental sem se importar com o próximo, perdurando assim o preconceito.
Ademais,é importante destacar que, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) ,o Japão com 127 milhões de Habitantes possui umas taxas mais altas de suicídio no mundo,dessa maneira, as doenças mentais não são assuntos pífios que devem ser tratados com passividade.Para o sociólogo Émile Durkheim ,a sociedade é como um corpo humano ,que se diagnosticado com patologias precisa de tratamento, logo mais,os estigmas que cercam as doenças mentais precisam ser tratados.
Compreende -se ,portanto, a necessidade de combater esses obstáculos.Sendo assim,o Governo deve criar por meio do Sistema Único de Saúde (SUS),o programa chamado “Quer Conversar?”,afim de ,acompanhar individualmente cada paciente para entender e tratar da doença existente.Assim,o investimento em saúde mental será menor tal qual tratar indivíduos já doentes mentalmente.Dessa maneira, o Art. 6 da Constituição terá um maior sentido.
Ace
Primeiramente, parabéns pelo seu desempenho nesta redação. Seus argumentos estão claros, a bagagem cultural é aparente e a conclusão está boa. Apenas notei a falta de “modo” na conclusão — isto é, como o programa proposta funcionaria, ou se sustentaria financeiramente? Deixe esses aspectos evidentes. Ademais, as ideias parecem que não se conectam, dificultando a fluidez do texto. Talvez colocar mais conectivos ajude, mas sugiro ler o texto em voz alta para ter certeza de que as frases fluem bem juntas, de modo coesivo e compreensível. Fora isso, ótimo texto! Desejo-lhe boa sorte e bons estudos.
lauramiron
Pontos positivos: Vc utilizou ótimos conectivos no começo e meio de todos os parágrafos, fez um texto circuito citando o mesmo repertório no começo e final, e mostrou forte uso dos repertórios para argumentação.
Pontos negativos: Atentar para questões gramaticais de pontuação como virgulas, aspas, etc.
rosi_toti
Pontos positivos: Vc utilizou ótimos conectivos no começo e meio de todos os parágrafos, fez um texto circuito citando o mesmo repertório no começo e final, e mostrou forte uso dos repertórios para argumentação.
Pontos negativos: Atentar para questões gramaticais de pontuação como virgulas, aspas, etc.