O livro ”Feios”, escrito pelo autor Scott Westerfeld no ano de 2005, retrata uma sociedade dividida em dois grupos sociais de pessoas consideradas feias e perfeitas, onde todo jovem com mais de 16 anos é obrigado a passar por cirurgias estéticas para se encaixar nos padrões de beleza e assim ter um estilo de vida melhor. Fora da ficção o cenário não é diferente onde a busca pela beleza vem se tornando de grande importância para o público atualmente, principalmente o feminino. Entretanto muitas cirurgias estéticas mal procedidas vem sendo realizadas atualmente, gerando problemas de saúde as pessoas que escolhem passar por esse procedimento.
A priori podemos afirmar que uma questão tão irrelevante como aparência se tornou um fator muito procurado pelo povo brasileiro, as pessoas procuram mudar seus traços e características imperfeitas a fim de construir uma imagem física live de julgamentos. De acordo com a revista ”Folha” ,o Brasil ficou em segundo lugar no ranking mundial de cirurgias plásticas ,tendo crescimento de 50% nos últimos 7 anos sendo que as cirurgias mais procuradas foram de lipoaspiração e aumento de silicone.
Posteriormente o que mais vem preocupando é o número de cirurgias feitas por médicos não especializados, segundo o CMR (Conselho Regional de Medicina), dos casos que geram denuncia 93% não são feitas por especialistas. Procedimentos mal realizados podem trazer deformação de tecidos,cicatrizes e lesões permanentes. No caso de consultas com especialistas é necessário que o paciente passe por variados testes médicos como por exemplo avaliação psicológica, cardiológica e até risco cirúrgico, porém os médicos não especializados ignoram essas etapas se limitando a fazer apenas o procedimento.
Com vista no que foi mencionado, uma fiscalização aos consultórios médicos deve ser feita pela SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plastica) por meio de verbas recebidas pelas cirurgias feitas a fim de retirar os falsos médicos do ramo da medicina e distribuir a certificação de médicos para especialistas bem treinados aumentando a segurança dos pacientes na hora da escolha dos possíveis médicos. Além disso uma regulamentação deve ser feita pelos médicos visando reduzir o número de procedimentos feito, colocando em prática apenas os de extrema importância e enfim melhorando a qualidade de vida e atendimento dos pacientes mediantes a cirurgia.
StefannyBrito
Achei uma redação bem feita :). Conseguiu trazer contextualização, trouxe um problema e soube problematizar, trouxe dados estatísticos, além de retomar a tese e apontar uma intervenção. Parabéns! Só preste mais atenção nas vírgulas e use-as de maneira correta, mas fora isso, está de parabéns ♡
Mandrake03
Desenvolvimento 1: começou com uma introdução muito boa , além de saber o correto.das pontuações..
Desenvolvimento 2: seu argumento.é bastante claro e objetivo não fugiu do tema , soube falar claramente e com boas palavras
Conclusão: retoma toda a tese e da solução ao problema , com ideias bastante objetivas….
Americamt7
Achei o seu tema bem interessante, e a forma como você desenvolveu a ideia foi muito boa. Não sou uma expert em redações, mas esse com certa foi um texto que deixou seu objetivo claro suficiente. No entanto eu acabei vendo a repetição da palavra “médico” diversas vezes, você poderia tentar substituir para sinônimos, para dar um visual mais bonito .
VicenteDamasceno
Precisa prestar mais atenção às vírgulas e pontuações… Foi uma boa redação, como corretor daria 720 pontos. Poderia ter desenvolvido mais, observei que houve muito dado e pouca argumentação! A conclusão não foi 100%, poderia ser melhor, retomando o tema e a introdução. Creio que com pontuações e argumentação melhores, aumentaria em uns 80~120 pontos à sua nota.
Joao_2281
A redação está ótima, eu acredito que você conseguiria uma nota ótima, só tente revisar a conclusão pois dentro de 6 linhas vc utilizou a palavra médico 4 vezes e isso tira ponto de uma das competências se for o caso do Enem. Fora isso não conseguir ver problema nenhum, boa sorte, sucesso e parabéns !!!