Iniciante

Esteja informado

  • 0

A guerra do Golfo foi um marco histórico no final do século XX, pois, era a primeira guerra sendo transmitido ao vivo para o mundo. Com isso, é notável a participação da mídia durante a guerra, visto que, manipulavam pensamentos conforme seus interesses, os quais muitas vezes esquecem seus papeis e buscam se adequar aos novos meios de comunicação e tecnologia. Necessitando o debate sobre essas problemáticas.

A priori, a mídia tem se esquecido da sua verdadeira função como empresa. No seriado “Peaky Blinders”, disponível na Netflix, é possível notar claramente o suborno feito por uma das gangues a um jornal para que influencie a população sobre certo assunto, mostrando como a mídia esquece-se de expor somente fatos concretos, em prol dos seus próprios interesses. Portanto, terceiros pode sim manipular as informações transmitidas pela mídia os seus interesses, acabando por fazer a mídia abandonar seu papel de “confiança” pela sociedade.

A posteriori, jornais e redes de informações tentam cada vez mais se adaptar as tecnologias desenvolvidas. Atualmente, muitos jornais físicos deixaram de existir, adaptando-se ao meio digital online, sendo um grande desafio, visto que, colocam notícias na internet necessitando assinaturas para que pessoas continuem tendo acesso às informações. Com isso, jornais físicos tiveram que se adaptar, divulgando as notícias que mais interessam às pessoas como, por exemplo, sobre esportes sendo em 60% – de acordo com o Jornal Super – o mais procurado entre aqueles que o compram.

Portanto, medidas são necessárias para com que esses meios de comunicação permaneçam na sociedade para auxiliar corretamente a população. Logo, cabe ao Ministério da Cidadania junto ao Ministério da Educação mostrar a importância desses canais de comunicação da sociedade, atentando-se principalmente à proposta de cada noticiário para que não sejam manipulados pela mídia, através de palestras e mais importância nos ensinos dentro das matérias de literatura e história sobre as estratégias de manipulações e como isso influenciou algumas épocas do passado, a fim de que jovens – sendo os mais fáceis de serem manipulados – estejam cientes sobre o poder da mídia. Assim, novas gerações poderão dar mais prestígio às notícias e estarem informados como sobre a guerra do Golfo muito retratada em vestibulares.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá, não sou nenhuma profissional mas acho que seria legal eu te passar umas ideias que talvez te ajudem

    -> “os quais muitas vezes esquecem seus papeis e buscam se adequar aos novos meios de comunicação e tecnologia.” os quais o que? ficou um pouco estranho de ler, pois, não consegui identificar sua ideia

    -> “Necessitando o debate sobre essas problemáticas.” aqui, você poderia continuar citando os dois argumentos que irá discorrer nos dois desenvolvimentos, assim, dando gancho para os próximos parágrafos.

    -> “…certo assunto, mostrando como a mídia esquece-se de expor somente…”
    as palavras “esquece-se de” estão sendo usadas um pouco errado, pode substituir por “desconsidera expor, evita expor” etc.

    -> “Portanto, terceiros pode sim(1) manipular as informações transmitidas pela mídia os seus interesses (2), acabando por fazer (3) a mídia abandonar seu papel de “confiança” pela sociedade.”
    (1) = a concordância está errada, substitua por “terceiros podem manipular …”
    (2) = “.. transmitidas pela mídia os seus interesses”, está muito estranho, não está concordando em nada, tente revisar essa frase e montá-la corretamente, de acordo com sua ideia
    (3) = “acabando por fazer” é uma expressão muito informal, pode trocar por “incentivando a mídia…”
    OBS: a expressão mídia está sendo repetida muitas vezes, tente procurar por sinônimos.

    -> “… medidas são necessárias para com que esses …” a expressão ” para com que” esta errada, acho que tu pode usar apenas o “para que”..

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.