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ESPORTE E CIDADANIA

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 Peço que corrijam padrão ENEM e foquem na gramática, pois é meu ponto fraco, obrigada :)

      A Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, defende a garantia a todo cidadão de direitos econômicos, culturais e sociais. No entanto, no cenário brasileiro atual, observa-se, muitas das vezes, justamente o contrário, quanto à questão da oportunidade da prática do esporte visando o desenvolvimento de cidadania, a todos os indivíduos de maneira igualitária. Com efeito, evidencia-se a necessidade de promover melhorias no que tange a relação do exercício esportivo e cidadania, que persiste influenciado pela falta de discussão sobre, além de falta de incentivo governamental.

            Em primeiro plano, é preciso atentar para a falta de debate. Conforme a primeira Lei de Newton, um objeto tende a ficar em repouso quando não há uma força sendo aplicada sobre ele, dessa maneira, a ausência do conhecimento coletivo sobre os benefícios do esporte para com o desenvolvimento cidadão, permanecerá em repouso até que algo seja feito visando a discussão e gerando reconhecimento.

            Além disso, cabe ressaltar que a falta de incentivo governamental dificulta a expansão do desenvolvimento cidadão a partir do esporte. Conforme Aristóteles, a política tem como função preservar o afeto entre as pessoas de uma sociedade. Contrariamente, no Brasil, as políticas públicas carecem nesse sentido, uma vez que a população periférica é esquecida e não recebe o devido reconhecimento e apoio de projetos públicos que visem a construção de locais para práticas esportivas ou que ofereceram suporte para tal feito.

             É necessário, portanto, que ações sejam desenvolvidas para a expansão dos benefícios do esporte que corroboram para a garantia total dos direitos civis. Diante disso, cabe ao Ministério da Cidadania junto ao Ministério da Educação, promover oficinas e palestras por meio de eventos escolares destinados aos alunos e a sociedade local, sobre a prática esportiva e sua importância no desenvolvimento da garantia dos direitos civis, visando assim, a cobertura total dos valores esportivos sendo aplicados à cidadania. Somente dessa maneira, conseguiremos garantir os direitos sociais e culturais a todo e qualquer cidadão, conforme a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

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2 Correções

  1. Olá! Olha, não sou nenhuma profissional em correções, longe disso, ainda cometo muitos erros em minhas redações. No entanto, venho lhe dizer, através do que eu sei sobre o assunto, por meio de meus conhecimentos, que sua redação está, de longe, muito bem feita. A escrita está ótima (tirando alguns errinhos de acentuação/vírgula), sua introdução foi muito bem feita, os desenvolvimentos estão muito bons, sua tese bem clara e sua finalização (desfecho) bem centrado no que você fez no teu texto. Também gostei bastante de seu repertório sociocultural, principalmente da sua citação sobre a Lei de Newton, pois acho incrível que, uma frase de “exatas”, possa se encaixar muito bem em uma redação sobre vários temas! Parabéns pelo texto, acho que você conseguiria 860+ facilmente. Se puder, treine ainda mais a escrita e com outros temas, para que você melhore ainda mais! Parabéns!

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  2. Oi, Isabela. Sou novo nisso então sugiro que você não leve em conta só a minha correção. Primeiramente, parabéns pela redação. Excluindo os erros de vírgulas e algumas escolhas de palavras, ela está excelente!

    “No entanto, no cenário brasileiro atual, observa-se(REMOVI O MUITAS DAS VEZES) o contrário, quanto à questão da oportunidade da…”

    “Diante disso, cabe ao Ministério da Cidadania,(VÍRGULA) junto ao Ministério da Educação, promover oficinas e palestras (ESSE TRECHO PODE SER ENTRE VÍRGULAS OU ENTRE HÍFENS) -por meio de eventos escolares destinados aos alunos e a sociedade local – sobre a prática esportiva e sua importância no desenvolvimento da garantia dos direitos civis, visando,(VÍRGULA) assim, a cobertura total dos valores esportivos sendo aplicados à cidadania. ”

    C1 – NORMA CULTA – 160
    C2 – COMPREENSÃO DA PROPOSTA, ADEQUAÇÃO AO GÊNERO E REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL – 200
    C3 – ARGUMENTATIVIDADE – 200
    C4 – COESÃO TEXTUAL – 160
    C5 – PROPOSTA DE INTERVENÇÃO – 200 TOTAL – 920

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