Peço que corrijam padrão ENEM e foquem na gramática, pois é meu ponto fraco, obrigada :)
A Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, defende a garantia a todo cidadão de direitos econômicos, culturais e sociais. No entanto, no cenário brasileiro atual, observa-se, muitas das vezes, justamente o contrário, quanto à questão da oportunidade da prática do esporte visando o desenvolvimento de cidadania, a todos os indivíduos de maneira igualitária. Com efeito, evidencia-se a necessidade de promover melhorias no que tange a relação do exercício esportivo e cidadania, que persiste influenciado pela falta de discussão sobre, além de falta de incentivo governamental.
Em primeiro plano, é preciso atentar para a falta de debate. Conforme a primeira Lei de Newton, um objeto tende a ficar em repouso quando não há uma força sendo aplicada sobre ele, dessa maneira, a ausência do conhecimento coletivo sobre os benefícios do esporte para com o desenvolvimento cidadão, permanecerá em repouso até que algo seja feito visando a discussão e gerando reconhecimento.
Além disso, cabe ressaltar que a falta de incentivo governamental dificulta a expansão do desenvolvimento cidadão a partir do esporte. Conforme Aristóteles, a política tem como função preservar o afeto entre as pessoas de uma sociedade. Contrariamente, no Brasil, as políticas públicas carecem nesse sentido, uma vez que a população periférica é esquecida e não recebe o devido reconhecimento e apoio de projetos públicos que visem a construção de locais para práticas esportivas ou que ofereceram suporte para tal feito.
É necessário, portanto, que ações sejam desenvolvidas para a expansão dos benefícios do esporte que corroboram para a garantia total dos direitos civis. Diante disso, cabe ao Ministério da Cidadania junto ao Ministério da Educação, promover oficinas e palestras por meio de eventos escolares destinados aos alunos e a sociedade local, sobre a prática esportiva e sua importância no desenvolvimento da garantia dos direitos civis, visando assim, a cobertura total dos valores esportivos sendo aplicados à cidadania. Somente dessa maneira, conseguiremos garantir os direitos sociais e culturais a todo e qualquer cidadão, conforme a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
VitoriaCBinotti
Olá! Olha, não sou nenhuma profissional em correções, longe disso, ainda cometo muitos erros em minhas redações. No entanto, venho lhe dizer, através do que eu sei sobre o assunto, por meio de meus conhecimentos, que sua redação está, de longe, muito bem feita. A escrita está ótima (tirando alguns errinhos de acentuação/vírgula), sua introdução foi muito bem feita, os desenvolvimentos estão muito bons, sua tese bem clara e sua finalização (desfecho) bem centrado no que você fez no teu texto. Também gostei bastante de seu repertório sociocultural, principalmente da sua citação sobre a Lei de Newton, pois acho incrível que, uma frase de “exatas”, possa se encaixar muito bem em uma redação sobre vários temas! Parabéns pelo texto, acho que você conseguiria 860+ facilmente. Se puder, treine ainda mais a escrita e com outros temas, para que você melhore ainda mais! Parabéns!
feduardomelo
Oi, Isabela. Sou novo nisso então sugiro que você não leve em conta só a minha correção. Primeiramente, parabéns pela redação. Excluindo os erros de vírgulas e algumas escolhas de palavras, ela está excelente!
“No entanto, no cenário brasileiro atual, observa-se(REMOVI O MUITAS DAS VEZES) o contrário, quanto à questão da oportunidade da…”
“Diante disso, cabe ao Ministério da Cidadania,(VÍRGULA) junto ao Ministério da Educação, promover oficinas e palestras (ESSE TRECHO PODE SER ENTRE VÍRGULAS OU ENTRE HÍFENS) -por meio de eventos escolares destinados aos alunos e a sociedade local – sobre a prática esportiva e sua importância no desenvolvimento da garantia dos direitos civis, visando,(VÍRGULA) assim, a cobertura total dos valores esportivos sendo aplicados à cidadania. ”
C1 – NORMA CULTA – 160
C2 – COMPREENSÃO DA PROPOSTA, ADEQUAÇÃO AO GÊNERO E REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL – 200
C3 – ARGUMENTATIVIDADE – 200
C4 – COESÃO TEXTUAL – 160
C5 – PROPOSTA DE INTERVENÇÃO – 200 TOTAL – 920