O país do futebol é também o país da fome e das mazelas sociais. Pois muitas pessoas não tem acesso ao esporte como transformador social. Seja pelo incentivo precário à prática, ou pela falta de estrutura física, os valores esportivos não estão totalmente inseridos na sociedade. Logo, é mister o debate sobre a problemática e suas possíveis soluções.
Primeiramente, o esporte proporciona vários aspectos positivos para o individuo, como senso coletivo, ética, disciplina e respeito ao próximo. Segundo o jornalista Fernando Flores, “o esporte é a ferramenta de inserção social mais eficaz, pois o resultado é imediato e as transformações são surpreendentes”. Nesse sentido, falta uma abordagem mais direta e eficaz, do Governo, para proporcionar a prática esportiva de maneira efetiva no Brasil. Além disso, apenas o futebol é colocado em destaque, deixando várias modalidades em segundo plano.
Outrossim, a falta de locais para prática dos desportos. Segundo o ideário Keynesianista, o Estado deve garantir, entre outros, o direito ao esporte. No entanto, sem os devidos espaços, públicos e gratuitos, para toda população, a transformação social não ocorrerá. Com isso, crianças e jovens de comunidades carentes ficam às margens da cidadania e propensas ao crime. Ou seja, enquanto o pensamento excludente da meritocracia considerar o esporte apenas como uma brincadeira ou recreação, haverá mazelas.
Em suma, faz-se necessário mudanças diametrais na prática esportiva do Brasil. Para isso, O Ministério da cultura, através de suas secretárias municipais, deve oferecer bolsas para quem já prática esporte, com recursos da Lei Rouanet, afim de atrelar a prática esportiva a vida acadêmica, para formar além de atletas, cidadãos completos. Desta forma, a devida orientação sobre valores éticos e morais em paralelo a perspectivas de futuro, trará a inclusão pelo esporte.
jheniffer0407
oiiiiiiiiiiii estou aq pra ajudar, qualque erro me perdoe.
bom, na sua intro não achei que você conseguiu organizar bem suas ideias, tá muito confuso.. não vi os tópicos de (descrição/citação, tese e antecipação argumentativa).
ds1 coloque dados e informações q comprovem oq vc está falando e seja mais objetivo em suas palavras.
ds2 achei perfeito
conclus: fique atento a ortografia, achei varios erros, alem disso está otima!
espero ter ajudado!!
daria uma pontuação de 650
Raqueltorrescruz
Boa tarde
Bom, a sua introdução ficou fraca e confusa, eu sei que é difícil essa parte, procure pesquisar como fazer uma introdução.
Nos dois argumentos a sua idéia foi legal, mas faltou objetividade, sugiro que coloque logo de início o assunto q vai defender, a apresentação do seu argumento. Depois uma pequena explanação, o desenvolvimento da ideia, vc pode citar o que quizer para convencer o leitor sobre o assunto que está abordando e por fim vc fecha retomando as idéias apontadas no parágrafo.
A conclusão vc soube fazer bem, mas eu volto a ressaltar que seja objetivo.
Além disso, aconselho que estude as pontuações e vírgulas pois em alguns momentos eu me perdi por causa disso.
Bons estudos e boa sorte 😉
Lucass1
Introdução – A primeira frase introdutória foi ruim, poderia ser melhor trabalhada. Sem tese, o encaminhamento argumentativo não está correto (estudar sobre)
D1- ” Primeiramente, (diga o que vc irá abordar no decorrer do parágrafo), não desenvolveu sobre a problemática.
D2- Estude mais sobre a estrutura de um desenvolvimento.
Conclusão- Proposta completa. Eu acrescentaria mais alguma proposta secundária.