A cidade-estado grega Esparta era conhecida pelo forte incentivo à prática de esportes desde a infância ja que, por ser um povo guerreiro, precisa estar sempre em forma.Contudo, no Brasil hodierno, o cenário diverge totalmente da realidade da cidade grega , visto que o esporte não é valorizado, apesar de sua tamanha importância para a integração social. Essa inclusão deve-se tanto por oferecer oportunidades a jovens carentes, expostos ao crime; quanto por melhorar a saúde dos idosos, que exercitam-se e encontram novas amizades, sendo, portanto uma forma de garantir bem -estar à mais diversa população.
Segundo o poeta romano Décimo Juvenal, um corpo saudável anda em equilíbrio com uma mente sã. Assim, o esporte promove tanto a saúde física quanto mental aos idosos, visto que os exercícios físicos previnem e melhoram doenças como a osteoporose e a hipertensão, ao mesmo tempo que promovem a liberação de endorfina-o hormônio da felicidade- que, associada à interação com outros idosos, forma o “combo perfeito” para uma velhice ativa e sadia. Portanto, a prática esportiva garante a longevidade ,e a inclusão social da população idosa, que sente-se útil e viva, e não presa a um leito de hospital, por exemplo.
Ademais, o filme “Um sonho Possivel” mostra como um jovem conhecido como “Big Mike ” é resgatado de uma vida cercada pela criminalidade e, através do esporte é transformado e passa a ser um famoso jogador de futebol. Nesse contexto, o esporte atua como ferramenta transformadora ao aumentar a auto-estima e promover oportunidades de ascensão social a jovens, sobretudo da periferia, onde há um forte desequilíbrio entre as escassas oportunidades de estudo e emprego, e as inúmeras “portas de entrada” para o mundo do crime. Logo, a atividade esportiva resgata pessoas excluídas e promove a inclusão social desses indivíduos, oferecendo-lhes emprego e uma vida digna, totalmente diferente do descaso e abandono vivido outrora.
Destarte, é necessário que o Estado invista na saúde da população, por meio do envio de verbas aos Governos e Prefeituras, que devem montar academias públicas com professores que auxiliem os idosos na prática de atividades físicas, além de garantir pavimentação e iluminação nas praças, a fim de garantir um ambiente salutar para a realização de esportes e interação social dessa população.Cabe ainda a essa instituição de poder incentivar projetos sociais nas comunidades carentes, a fim de incluir o o jovem na sociedade, a fim de que tenham a vida mudada, como “Big Mike ” teve.
Thamirysbds
Oii, tudo bem? Vou fazer uma correção por parágrafos, dar um feedback e atribuir uma nota no final, ta? Não sou especialista, então, qualquer incoerência/irregularidade que você achar que eu cometi, me corrija, por favor! :)
INTRO
-ausência de vírgulas por aposto: “…grega, Esparta, era conhecida…”
-ausência de vírgula: “desde a infância, ja…”
-“A cidade-Estado grega” … “ja que, por ser um povo gueirreiro” a cidade era um povo?
-erro de concordância, haja vista que ‘povo’ esta especificado com ‘guerreiro’: “por ser um povo guerreiro, precisam estar…”
-evite generalizações como o uso de ‘totalmente’
-as suas problemáticas precisam ser listadas de acordo com seu D1 e D2, respectivamente. Houve uma inversão, o que interferiu na compreensão do texto
-ademais, procure ser o mais breve possivel na sua introdução, a fim de poupar espaço para seus desenvolvimentos (intro + tese + problemáticas)
D1
-nunca comece seu desenvolvimento ja pela citação, primeiro introduza ideia à qual sera
trabalhada durante o parágrafo
-ausência de vírgula: “e melhoram doenças, como a osteoporose…”
-por conta dessa inversão de ideias que vc fez no parágrafo, seu repertório ficou com uma ideia solta, ou seja, vago, visto que, quando vc citou “um corpo saudável anda em equilíbrio com uma mente sã”, espera-se uma comprovação dessa ideia, mas, você apenas citou a saúde dos idosos (vc nem havia falado dos idosos ainda, devido a ausencia da introdução da ideia no começo)
-acredito que em uma alteração, mais organizada, do parágrafo, ficaria da seguinte forma:
“(introdução da ideia) Em primeira análise, é válido ressaltar que o esporte promove tanto a saúde física, quanto a mental dos idosos, visto que os exercícios físicos previnem e melhoram doenças como a osteoporose e a hipertensão. Segundo o poeta romano Décimo Juvenal, um corpo saudável anda em equilíbrio com uma mente sã. Nesse viés (explicação da citação). (afirmação da ideia) Outrossim, o esporte promove a liberação de endorfina, -o hormônio da felicidade- que, associada à interação com outros idosos, forma o “combo perfeito” para uma velhice ativa e sadia. (opinião) Portanto, a prática esportiva garante a longevidade e a inclusão social da população idosa, que sente-se útil e viva, e não presa a um leito de hospital, por exemplo.”
D2
-novamente, comece o parágrafo introduzindo a ideia que sera trabalhada nele
-ausência de vírgula: ” o filme “Um sonho Possivel”, mostra…
-ausência de vírgula: “como “Big Mike”, é resgatado…”
–não utilize “através” com sentido de “por meio/intermédio de”, é gramaticalmente errado, pois significa “atravessar algo”
-repetição (esporte)
-não utilize expressões subjetivas: “mundo do crime”, visto que não existe um mundo apenas de criminalidade
-novamente, evite generalizações
-erros de pontução
-parágrafo desorganizado e a coesão ficou afetada pela pontuação, mas, particularmente, achei a sua argumentação muito boa
CONCLUSÃO
-repetição (a fim de)
-erro de pontuação (período muito longo)
-ausência de vírgulas: “Cabe, ainda, a essa instituição de poder, incentivar projetos…”
-ação: montar academias públicas e garantir pavimentação e iluminação nas praças | incentivar projetos sociais nas comunidades carentes
-meio/modo: por meio do envio de verbas aos Governos e Prefeituras
-agente: Estado (vago)
-finalidade: a fim de garantir um ambiente salutar para a realização de esportes e interação social dessa população | a fim de incluir o o jovem na sociedade
-detalhamento: com professores que auxiliem os idosos na prática de atividades físicas
|FEEDBACK|
Você possui uma ótima argumentação, além de repertórios bem legais. Gostei muito de como vc explorou outras áreas do conhecimento e, principalmente, como você usou do diferencial, sem citar coisas batidas, que a gente lê em toda redação, isso é muito bom, demonstra um grande conhecimento acerca do assunto. Evite utilizar termos gerais, como: geralmente, é de conhecimento geral, totalmente… Outrossim, se atente ao uso da vírgula e a estrutura cobrada pelo Enem, se é este seu objetivo. Qualquer coisa, so chamar. Parabéns! =)
|NOTA|
C1: 160 (erros de pontuação, generalizações, concordâncias)
C2: 200 (bom uso de repertório e foco temático)
C3: 200 (argumentação pertinente)
C4: 120 (atente a organização, use mais conectivos e cuidado com períodos extensos, afeta o entendimento)
C5: 200 (proposta adequada, criativa e atendeu aos 5 critérios)
NOTA: 880
Millyal
Olá tudo bem? Vou colocar alguns pontos sobre sua redação.
•Essa é sua tese? “deve-se tanto por oferecer oportunidades a jovens carentes, expostos ao crime; quanto por melhorar a saúde dos idosos, que exercitam-se e encontram novas amizades, sendo, portanto uma forma de garantir bem -estar à mais diversa população.” Bom… eu acho que na tese tem que vim causas ou consequências ou os dois juntos. Já que o Enem cobrar um problema.
•nós desenvolvimento deve seguir essa ordem, tópico frasal; abertura do argumento que vc citou na tese, repertório, contextualização e fechamento. E você já está começando com os repertórios…
• na conclusão acho que ficaria melhor ” Portanto, ações são imprevisíveis para amenizar a problemática. O Estado( você pode fazer um pequeno detalhadamento aqui) e fazer primeiro a ação detalhar se possível é o meio da ação… finalidade
Rosane Santos
Não tenho experiências em corrigir redações ,também erro muito ainda, porém, percebi a falta de ( , ) em alguns pontos cruciais.
O seu repertório cultural foi bem usado a
…………………………………………………………