Na obra utopia, do escritor inglês Thomas more, é retratada uma sociedade idealizada perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de problemas e conflitos. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto da proposta do autor, visto que o esporte como ferramenta de inclusão social no Brasil é negligenciado. Logo, a problemática é decorrente da má atuação governamental com o tema, bem como o preconceito. Sendo mister, então, mudanças para que esse cenário mulde.
De fato, no país em desenvolvimento na qual vivemos, há um descuido do poder público com relação aos esportes e o incentivo a estes. Assim sendo, segundo o filósofo Thomas Hobbes o estado é responsável pelo bem-estar da população. Sobre esta óptica é perceptível que o governo não está cumprindo seu trabalho adequadamente, uma vez que em bairros carentes e favelas não há infraestrutura e equipamentos para que o esporte como ferramenta de inclusão seja praticado.
Ademais, muitas pessoas, seja pelo tom de pele, deficiência física ou mental, são excluídas de práticas esportivas, sendo notória uma grande intolerância nessa área. Outrossim segundo o filósofo Voltaire o preconceito é uma opinião sem conhecimento. Sobre esse viés, fica evidente a falta do saber nas pessoas preconceituosas, ocasionando, por sua ignorância, a exclusão de muitos do universo esportivo, sendo preciso medidas estatais de incentivo ao ato do conhecer.
Portanto, para que o esporte sirva realmente como um meio de inclusão social no Brasil, urge que o Governo invista em infraestruturas esportivas em favelas e bairros pobres que possam atender aos diversos públicos. por meio da contratação de educadores físicos que auxiliem os atletas, com finalidade de ultrapassarmos mais uma barreira rumo a tão sonhada sociedade utópica, em que o preconceito e a exclusão são inexistentes.
helamamoraes
Olá Thiago, boa noite!
Vou apresentar a sua correção dividida por competências e, ao final, faço algumas considerações gerais.
C1: 120
– Nome e sobrenome de autor sempre com letra maiúscula. Escrita errada em nome não desconta ponto, porém, erro na ortografia é contado como erro.
– Na linha 2 há a presença de 2 adjetivos que não se complementam, o correto seria “idealizada E perfeita” OU “idealizada, perfeita”.
– Na linha 7 há a palavra “mulde” desconhecida na norma culta da língua portuguesa. Eu entendi que talvez houve um equívoco e que o certo seria “mude”, mas na redação do ENEM cada palavra inexistente ou escrita errada desconta 40 pontos na competência 1. MUITO CUIDADO!
– Na linha 8, a expressão “na qual” não concorda em gênero com o elemento “país”, o correto seria “NO qual”.
C2: 160
– Abordagem MUITO BOA sobre o tema utilizando, inclusive, as palavras da frase temática estão bem presentes no texto.
– 3 repertórios que não são específicos do tema mas que se tornaram PRODUTIVOS para a argumentação. MUITO CUIDADO com isso, como não há um consenso geral pelo INEP sobre o que pertinente ou não, sempre é bom que traga exemplos diretos da situação proposta. Nesse caso seria bom se na introdução trouxesse algum filme/série/música que fale sobre o esporte como ferramenta de inclusão.
C3: 160
– Tem DOMÍNIO sobre a estrutura dissertativa-argumentativa, 4 parágrafos bem delimitados.
– O planejamento do texto claro com tese na introdução, tópicos frasais nos desenvolvimentos e proposta de intervenção que resolve as problemáticas levantadas.
– UM CUIDADO MUITO IMPORTANTE que você deve ter é no número de linhas, não é obrigatório que se escreva 30 linhas, porém isso demonstra um bom planeamento de texto pro corretor.
– Os 2 parágrafos de desenvolvimento estão com apenas 6 linhas, você poderia utilizar melhor esse espaço para aprofundar mais a discussão, trazer exemplos/dados, fazer uma crítica.
C4: 200
– Conectores intra e interparágrafos excelentes, muito bem encaixados.
– Pouquíssimas repetições, na verdade se houver alguma nem me dou ao trabalho de procurar. EXCELENTE!
C5: 200
– 5 elementos completos e bem evidentes.
– CUIDADO que o seu parágrafo de conclusão ficou inteiro em 1 período só. É bom que, antes de escrever a proposta, você possa fazer um breve anúncio dela e, ao final, vir com uma frase de efeito (BEM POLÍTICO MESMO)
CONSIDERAÇÕES GERAIS: Sua nota foi 840. Muito bem! Você já sabe como escrever um redação perfeitamente, só precisa ajustar alguns pouco detalhes que em 6 meses até a prova são fáceis de resolver. Um dica importante é SEMPRE, mesmo que seja só praticando, SEMPRE faça uma revisão do texto antes de enviar. O que eu sempre fazia era: Escrevia a redação, fazia uma pausa de uns 10 minutos, revisava e enviava. Esse distanciamento ajuda a gente observar falhas que antes não víamos.
MUITA LUZ E ARRASE!
Qualquer dúvida ou ajuda me manda um DM: helamamoraes
@AlanDatti
Não leve muito em consideração minha correção, pois não sou muito bom, estou aqui para ganhar meus pontinhios rsrs
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa
150
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
140
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
160
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
120
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural
160
nota: 820