Esporte como ferramenta de inclusão social no Brasil

  • 1

No filme 100 metros, Ramón o protagonista, que é diagnosticado com esclerose múltipla, então, faz do esporte ferramenta para superar suas limitações. Nesse contexto, é inegável a importância do exercício físico para a saúde, assim como para interações sociais. Conquanto, uma grande parcela da sociedade brasileira atual é excluída desses benefícios, seja por falta de investimentos, seja pelo individualismo.
Sob  esse viés, é notório a falta de investimentos na estrutura esportiva. Segundo dados do IBGE aproximadamente 70% dos brasileiros não praticam esportes ou atividades físicas, sendo agravantes a falta de condições financeiras e a falta de instalações para praticar. Assim, há negligência política acerca da saúde e cultura dos indivíduos ligado à priorização do dinheiro público em outros setores, que dificulta sua resolução.
Faz-se mister, ainda, salientar a apatia como impulsionador do problema. Na obra “Modernidade Líquida” Zygmunt Bauman defende que a sociedade atual é fortemente influenciada pelo individualismo. A tese de maneira específica na realidade brasileira, no que tange ao acesso ao esporte. Essa fluidez sobre a questão de pessoas portadoras de necessidades especiais muitas vezes não obtém oportunidades de participação, com condições favoráveis.
Interfere-se, portanto, o dever do Poder Público em promover maiores investimentos em programas do Ministério da Cidadania, a fim de democratizar o acesso ao esporte e interações sociais, por meio de centros esportivos nos municípios sendo oferecidos aulas e campeonatos gratuitos abertos a comunidade contando com profissionais da área da educação física, capacitados para atender a população de maneira inclusiva. Dessa forma, seria possível mais casos de superação como o de Ramón e que a sociedade brasileira seja mais empática e menos individualista, como descreveu o poeta Leminski: “Em mim, eu vejo o outro”

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá!!!

    No início do parágrafo, quando vc faz uma citação, isto é, o filme, coloque ”
    ( “100 metros”), isso te garantirá uma nota amais no competência 1.
    *Há algumas repetições de palavras;
    *vc usa bem os conectivos;
    * estrutura dissertativo argumentativo está correta;
    *Talvez poderia ser um texto um pouco mais simples, trazendo uma visão mais objetiva ao leitor, deixando totalmente explícito sua ideia, somados com a junção da sua boa performance textual… Mas isso é de cada pessoa ;)
    *minha observação é : se atente a C1 e C2.

    Ademais, um notão eu veria ai hein! Parabéns ! por mim é 900 a 920.

    • 1
  2. ta vamo lá, em toda correçao eu falo que não sou autoridade pra corrigir kk, aqui n vai ser diferente.

    Eu achei que, falta argumentaçao nos dois desenvolvimentos. você tem repertorio, mas, falta a argumentaçao em cima deles. tu até faz isso, soq pouco.

    Na introduçao nao precisaria de um dado como oq você colocou do IBGE, só uma contextualizaçao mesmo (igual a do filme). Deixa o dado pra por no D1 ou D2 sla kk.
    você faz bem em expor os arguementos na introduçao, soq esse dado acho que tirou um pouco do espaço pra arguementar no texto.

    pelo que eu vi, so isso mesmo. Você escreve bem, so falta argumentar um pouco mais.
    sei disso pq eu faço a mesma coisa kk.

    espero ter ajudado. flw!

    • 0
  3. Está colocação ficou bem empregada apesar de negar um pouco do que existe, porém, muito bem empregada
    “Faz-se mister, ainda, salientar a apatia como impulsionador do problema. Na obra
    [[Modernidade Líquida” Zygmunt Bauman defende que a sociedade atual é fortemente influenciada pelo individualismo. A tese de maneira específica na realidade brasileira, no que tange ao acesso ao esporte. Essa fluidez sobre a questão de pessoas portadoras de necessidades especiais muitas vezes não obtém oportunidades de participação, com condições favoráveis.]]
    Quando que na sociedade Brasileira atualmente tem programas de integração a portadores de necessidades especiais e com auxilio bem acompanhado, mas contudo é boa ainda assim.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.