Esporte como ferramenta de inclusão social

  • 0

Por favor corrigir como no Enem e com notas

A Constituição Federal de 1988,documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 217, o dever do Estado de fornecer e fomentar prática desportivas formais e não formais, a cada cidadão brasileiro. Entretanto, no Brasil tal prerrogativa não tem se reverberando com ênfase na prática, visto que, o esporte é uma ferramenta de inclusão social pouco desenvolvida no país. Esse empecilho ocorre tanto pela omissão governamental, quanto  da discriminação familiar.

Inicialmente, é válido ressaltar que a ausência de políticas públicas de esportes contribuí  para exclusão social. De acordo com o filósofo grego Sócrates, as duas grandes habilidades necessárias para o desenvolvimento do ser humano, são a Arte e o Esporte. No entanto, a população de baixa renda e de zonas rurais são privadas dessas “habilidades necessárias”, já que, o governo não investe o suficiente nem em projetos sociais bem coordenados e sistematizados, e  nem em construções e estruturação de ginásios públicos,  destinados a esses cidadãos. O que torna mais  inacessível a inclusão social  desses jovens e acarreta em maior desigualdade social.

Ademais, é fundamental  apontar o preconceito familiar  com o esporte como promotor do problema. Segundo Rayssa Leal, a atleta olímpica brasileira mais jovem a conquistar uma medalha, além do esforço, a dedicação e o apoio familiar foi fulcrual para conseguir vencer o preconceito social e conseguir a vitória nas Olimpíadas de Tokio .Em contrapartida, grande parte dos adolescentes não possui apoio da família ao escolher o esporte como profissão e ainda são intitulados como “vagabundos” por não escolher profissões como: medicina e direito -que são mais bem vista pela sociedade-. Desse modo, sem incentivo para seguir o sonho o jovem fica mais suscetível a desenvolver doenças mentais como a depressão e ansiedade.

Depreende-se a necessidade de se combater esse obstáculos. Portanto, cabe ao Governo Federal criar e investir em projetos de incentivo aos esportes, por meio  de direcionamento de verbas, em que serão direcionadas à infraestrutura de ginásios públicos -como na  compra de equipamentos esportivos e reformas para a adequação do mesmo- , na construção de novos espaços esportivos e na contratação de profissionais para auxiliarem os futuros atletas, a fim de diminuir a desigualdade social. Além disso, cabe ao veículos mediáticos realizar campanhas de incentivos a atletas não conhecidos, com a finalidade de divulgar o trabalhos dos atletas. Somente assim, a lei prevista na Constituição Cidadã Brasileira entrar em vigor na prática.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá, sou nova por aqui, vou tentar avaliar sua redação, que está ótima por sinal, mas há alguns erros do uso da virgula e outros que vou tentar destacar;

    intro: A Constituição Federal de 1988,documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 217, o dever do Estado de fornecer e fomentar prática desportivas formais e não formais, a (1)cada cidadão brasileiro. Entretanto, no Brasil tal prerrogativa não tem se reverberando com ênfase na prática, visto que, o esporte é uma ferramenta de inclusão social pouco desenvolvida no país. Esse empecilho ocorre tanto pela omissão governamental, (2)quanto da discriminação familiar.

    (1) sem virgula e colocar o “para” ao invés do a
    (2) acredito que também não precisa da virgula

    D1: Inicialmente, é válido ressaltar que a ausência de políticas públicas de esportes contribuí para exclusão social. De acordo com o filósofo grego Sócrates, as duas grandes habilidades necessárias para o desenvolvimento do ser humano, são a Arte e o Esporte. No entanto, a população de baixa renda e de zonas rurais são privadas dessas “habilidades necessárias”, já que, o governo não investe o suficiente nem(3) em projetos sociais bem coordenados e sistematizados, (1) e nem em construções e estruturação(2) de ginásios públicos, destinados a esses cidadãos. O que torna mais inacessível a inclusão social desses jovens e acarreta em maior desigualdade social.

    (1) acho que não precisa da virgula ali
    (2) estruturações – deve acompanhar o plural das outras palavras
    (3) não precisa da palavra “nem”

    D2: Ademais, é fundamental apontar o preconceito familiar com o esporte como promotor do problema. Segundo Rayssa Leal, a atleta olímpica brasileira mais jovem a conquistar uma medalha, além do esforço, a dedicação e o apoio familiar foi fulcrual (1) para conseguir vencer o preconceito social e conseguir a vitória nas Olimpíadas de Tokio .Em contrapartida, grande parte dos adolescentes não possui apoio da família ao escolher o esporte como profissão e ainda são intitulados como “vagabundos” por não escolher profissões como: (2) medicina e direito -que são mais bem vista pela sociedade-. Desse modo, sem incentivo para seguir o sonho o jovem fica mais suscetível a desenvolver doenças mentais como a depressão e ansiedade.

    (1) achei confusa essa parte, você poderia colocar na terceira linha, após virgula “[…] sendo o apoio familiar um ponto fulcral para conseguir vencer o preconceito social […] ou algo parecido
    (2) não precisa do dois pontos (:), só precisaria de uma virgula antes de “como” que já vai dar a entender que vc citará exemplos

    Proposta de Intervenção: Depreende-se a necessidade de se combater esse obstáculos. Portanto, cabe ao Governo Federal criar e investir em projetos de incentivo aos esportes, por meio de direcionamento de verbas, em que serão direcionadas à infraestrutura de ginásios públicos -como na compra de equipamentos esportivos e reformas para a adequação do mesmo- , na construção de novos espaços esportivos e na contratação de profissionais para auxiliarem os futuros atletas, a fim de diminuir a desigualdade social. Além disso, cabe ao veículos mediáticos(1) realizar campanhas de incentivos a atletas não conhecidos, com a finalidade de divulgar o trabalhos dos atletas. (2)Somente assim, a lei prevista na Constituição Cidadã Brasileira entrar em vigor na prática.

    (1) veículos midiáticos
    (2) repetiu a palavra atleta, poderia retomá-lo de outra forma, talvez “mesmos” ou sinonimos

    não tenho muita experiência ainda com correção, mas espero ter ajudado. Você elaborou uma redação ótima, parábens!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.