(Alguém pode dar nota?)
promulgada em 1988 pela Organização das Nações unidas (ONU), a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito à educação, saúde e bem-estar social. Entretanto, nota-se que nos dias atuais, projetos voltados ao esporte nem sempre são de acesso universal, o que faz com que a principalmente a população carente tenha dificuldade em obter esse direito. Diante disso, torna-se necessário analisar o esporte como um mecanismo que possibilita a mudança no estilo de vida populacional, como também a negligência governamental em relação a infraestrutura esportiva.
Em primeira análise, vale salientar que o esporte é um grande incentivador a permanência dos indivíduos em instituições escolares. De acordo com a ONU, o Brasil é o oitavo país com o maior índice de adversidades econômicas , o que dificulta o acesso aos direitos básicos sociais. Nesse sentido, os projetos comunitários voltados ao esporte determinam que para a introdução esportiva o indivíduo permaneça em ambiente escolar, o que na prática, evita a evasão escolar e possibilitar uma maior capacitação para a inserção no mercado de trabalho futuramente. Sendo assim, é notório que o esporte contribui para uma formação social, além de permitir que a população possa ascender financeiramente, sendo incentivada a continuar sua formação educacional e garantindo assim uma maior facilidade para adquirir empregos qualificados.
Ademais, vale ressaltar que a falta de verbas destinadas ao esporte dificultam o acesso populacional. De acordo com o filósofo Thomas hobbes, é dever do Estado garantir o bem-estar social, sobretudo, dos indivíduos, o que na prática não acontece, uma vez que a falta de capitais destinados a infraestrutura esportiva faz com que a prática seja limitada. Nessa perspectiva, a ausência de políticas que visem a garantia do esporte como um acesso à sociedade estimula uma defasagem gradativa, de modo que as instalações são precárias e inadequadas para a prática do esporte. Assim, verifica-se que enquanto a estrutura para a prática esportiva for precária a sociedade estará cada vez mais longe de uma realização esportiva eficiente.
Depreende-se, portanto, que medidas são necessárias para que o esporte se torne um mecanismo de inclusão social. Logo, é dever do Tribunal de contas da União -órgão responsável por fiscalizar e destinar recursos monetários- direcionar capital para a manutenção da infraestrutura esportiva dos Estados brasileiros, além de direcionar investimentos para os projetos socias voltados para a introdução dos jovens nos esportes, por meio de obras públicas e garantindo um financiamento adequado para a preservação dos projetos socias, cujo a finalidade seja a inclusão social dos indivíduos por intermédio do esporte. Dessa forma, será possível caminhar para a garantia dos dos direitos às práticas esportivas socialmente.
Maciel Rodrigues
Olá ;)
Introdução está desconexa.
D1 : Falta elo de ligação para fazer o paralelo entre esporte e bem estar social, no tópico frasal.
+ Desvios de gramática.
D2: Tópico frasal ambíguo.
+ Desvios na gramática.
De acordo com o filósofo Thomas hobbes, é dever do Estado garantir o bem-estar social, sobretudo, dos indivíduos, o que na prática não acontece, uma vez que a falta de capitais destinados a infraestrutura esportiva faz com que a prática seja limitada.
( período muito extenso com vírgulas desnecessárias ).
Conclusão tem 15 linhas. Deve pensar direitinho a estrutura do teu texto e ser mais sucinta.
Nota : 740
sarahvictoria015
Introdução bem colocada e argumentos bem trabalhados, de acordo com o que foi proposto na tese, a proposta de intervenção também foi trabalhada devidamente. Deixou a desejar na gramática (vírgulas e acentos), nos repertórios que poderiam ser mais trabalhados. No geral, o texto foi bem construído só se liga na gramática pq isso pode te “roubar” 80-90 pontos fácil. ;-)