Esporte: bom ou ruim na construção da cidadania?

  • 0

Na série “Kobra Kai” adolescentes excluídos dos grupos populares de suas escolas e com problemas de autoestima desenvolvem, através do Kung Fu, mais confiança em si mesmos e melhoram suas interações sociais. Assim como na ficção, o esporte é um incrível meio pelo qual jovens e adolescentes aprendem lições que transpassam o ato esportivo e se extendem às suas vidas pessoais. Entretanto, nem sempre tais lições são benéficas na construção do cidadão em questão e dependem muito da maneira em que o desporto é conduzido e a intenção de quem o conduz, implicando assim, em uma dualidade.

Em primeiro lugar, ao analisar o contexto de uma atividade física têm-se que a mesma respeita regras, tem um objetivo, um plano evolutivo e também estratégias. Logo, nota-se que ao praticar tais atividades, seja ela individual ou coletiva, desenvolve-se habilidades tanto cognitivas quanto cinéticas que impactam diretamente a vida em sociedade e o indivíduo como um cidadão. Através desse processo de desenvolvimento a pessoa consegue compreender e respeitar melhor as leis e normas sociais, a pensar não somente no agora mas criar uma linha progressiva de vida e carreira, observar e analisar o seu redor e agir de maneira estratégica visando um melhor resultado. Provando assim, o impacto positivo do desporto na vida do indivíduo.

Pelo contrário, assim como na obra cinematrográfica “Karate Kid”, na qual o menino Cheng se utilizava dos conhecimentos em karatê para fazer bullying e agredir fisicamente o personagem principal, Dre Parker, o esporte pode ser uma armadilha quando os valores da prática não estão alinhados com bons princípios e boas intenções. Alimentar sentimentos como vingança, ódio, raiva, descontrole e domínio sobre o outro são os principais meios pelos quais professores de desporto tornam a prática desportiva má dando luz a casos de intolerância e agressões assim como no filme e, infelizmente, impactando negativamente a sociedade causando violência e até óbitos.

Portanto, medidas são necessárias para solucionar a problemática. Visando extrair apenas a parte boa que o esporte pode procionar, o Ministério da Cidadania deve junto das instituições formadoras de treinadores criar cartilhas informativas sobre o papel do desporto na construção dos cidadãos e ministrar palestra nos cursos e universidades de educação física para capacitar e explicar o papel do profissional no desenvolvimento de uma nação melhor. Dessa forma, poderemos desfrutar o melhor, como indivíduos e como sociedade, que a prática de atividades físicas pode nos proporcionar.

 

Compartilhar

1 Correção

  1. Introdução muito boa!

    Eu senti falta de citação na redação, pois vc colocou duas referências, mas o ideal seria intercalar com citação, referencia e pesquisas.

    seus argumentos estão bem elaborados, mas é necessário que vc coloque fatos concretos que ajudem a afirmar o seu argumento, por isso o caso de colocar uma pesquisa como “taxa de agressão pós competição”.

    No ultimo paragrafo faltaram MUITAS virgulas! Se atente a isso!

    No final da conclusão é bom colocar tipo: e dessa forma será possível erradicar essa problemática.

    A sua redação ficou muito bom em relação a conteúdo!! Mas o meu conselho é dar uma formalidade maior a redação, mudando algumas conjunções, preposições… Tipo, outrossim, mitigar, não obstante, urge…

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.