Escolhendo uma profissão na adolescência

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É fato a imensa preocupação dos chefes de familia sobre a profissão que algum dependente irá trilhar. Mas até onde isso acaba atrapalhando o direito de escolha do estudante? Sabemos que contar com a experiência de alguém mais velho, antecipa decepções e problemas mas nem toda profissão estável e bem remunerada, que atente as preocupações dos pais e a que atende a vontade do adolescente.

A livre procura sobre o ramo de atividade ideal, deve partir do adolescente através de pesquisas sobre em qual ramo de atividade terá mais afinidade, dessa forma, antes de mais nada, não formaremos profissionais descontentes com seu meio de trabalho.

Ainda por cima, é rotineiro encontrarmos pessoas formadas em determinada área, mas que atua em outra completamente diferente. O mercado de trabalho que nem sempre acolhe todos, bem como a não adaptação do profissional resulta na migração para outra profissão, mais acolhedora, ou simplesmente por ser a única opção.

Portanto, que seja livre a escolha da profissão do futuro profissional. É indubitável, que dicas, trocar de experiências, são validas, mas apenas o jovem fazendo um estágio em certos meio de trabalho para ter uma base de por onde trilhar. Assim sendo, não deve-se criar um profissional forçado, ou iludido, apenas muita informação e vivência de alguém que atua na área, para estruir de maneira saudável, o jovem que queira estudar a profissão.

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2 Correções

  1. Se essa for uma redação para o Enem eu acho que ficou faltando por bastante coisa.
    Na introdução você fez uma boa tese (mostrou bem seu ponto de vista), mas acabou deixando de lado a contextualização que é imensamente importante( você precisaria ter trazido uma referência externa como um fato histórico, filme, série, música…)
    Nos parágrafos de desenvolvimento seria preciso tangenciar menos e aprofundar um pouco mais o assunto, além de por algum dado estatístico ou citação que provasse o que você está dizendo.
    Na conclusão você usou ótimos exemplos do que precisaria ser feito (trocas de experiência e os estágios) mas quem faria isso pelos jovens? Como isso seria feito?. A finalidade você colocou só faltou estruturar um pouco melhor.
    Espero ter ajudado :)

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  2. c1;160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita
    c2;160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e
    apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com
    proposição, argumentação e conclusão
    trabalhe e desenvolva melhor sua tese e seus argumentos
    c3;160Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema,
    de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de
    vista.
    c4;120 pontos: Articula as partes do texto, de forma mediana, com
    inadequações e apresenta repertório pouco diversificado de recursos
    coesivos.
    c5;120
    para a conclusão valer 200 você tem que apresentar os 5 fatores que são agente, ação, modo/meio, efeito e detalhamento.
    nota; 720

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