Escolas públicas no Brasil: que educação temos e que educação queremos?

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Atualmente, no Brasil, 38% dos jovens não frequentam o ensino médio e essa taxa tende a aumentar. Pode-se notar muitas deficiências no sistema de educação público brasileiro. Dentro das diversas falhas, inclui-se como principal e mais vistosa a falta de investimentos. Além disso, a ausência dos pais e o acesso limitado colaboram para tal precariedade. Sendo assim, deve-se analisar as causas para obter um meio de intervenção.

Em uma primeira análise, nota-se a evidente decadência da educação pública. Segundo a UOL, entre 2014 e 2018, os investimentos do ensino brasileiro caíram em 56%. Isso pode acarretar inúmeras complicações, tais como a falta de recursos na instituição e o salário baixo dos funcionários do ensino público, que está diretamente ligado à desvalorização da profissão. Prova disso é a pesquisa realizada pelo Ibope mostrando que apenas 21% dos professores aparentam estar satisfeitos com o ensino, 48% sentem-se desvalorizados e 62% querem uma melhoria no salário.

Em uma análise mais aprofundada, percebe-se a falta de interesse por parte dos alunos, que muitas vezes é ocasionado por problemas familiares e da ausência dos pais durante o processo de aprendizagem. Além disso, há uma grande desigualdade, que restringe algumas crianças e jovens de usufruir do seu direito de aprender. A gravidez e a deficiência, por exemplo, são grandes impasses na vida de um estudante, já que há um preconceito que dificulta o acesso ao ensino. Prova disso é um levantamento realizado pelo “Todos Pela Educação” que mostra que o Brasil possui cerca de 2,5 milhões de crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos que não estão na escola.

Frente a isso, é notável a necessidade de uma evolução nesse sistema. É função do governo direcionar o dinheiro de forma mais justa, afinal o ensino é um investimento. Além disso, é fundamental a exigência e a cobrança da integração de quaisquer indivíduos, já que a Constituição Federal prega no artigo 208 que o ensino deve ser obrigatório e gratuito para todos. Por fim, as escolas carecem de manter contato com os pais e garantir um mínimo de presença na vida escolar de seus filhos. Com essas medidas, é provável que o sistema educacional no Brasil melhore, pois o método atual é muito incerto, e os brasileiros merecem um ensino de qualidade, afinal os estudantes de hoje serão os governantes do futuro.

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3 Correções

  1. Primeiramente, parabéns pela redação, gostei muito da sua organização ao defender seus argumentos com dados, com fatos, pois com provas não se discute.
    Porém, em minha visão, acho que uma forma mais interessante de iniciar a redação (opinião minha), seria iniciar já com a Constituição Federal de 1988. Segundo o Art. 205 da Magna Carta, a educação é direito de todos, correto? Acredito que essa introdução seria mais interessante para a redação, pois dados são difíceis de lembrar a todo momento, então acho que deva colocar um repertório mais amplo, com filósofos, documentários, livros, etc.
    Em relação ao seu vocabulário, ótimo, pois você possui um amplo repertório de palavras, tornando a redação mais viva e divertida de ler.
    Agora o seu argumento em si, eu realmente gostei, porque existe uma grande porcentagem de alunos que não possuem interesse nas aulas, por conta de uma, talvez, educação básica da própria família. Ademais, voltando no Art. 205, diz que a educação é direito de todos, dever do Estado e da família também, pois a formação de uma pessoa não pode ser dada apenas da escola, que na minha opinião, não é responsabilidade da escola educar o aluno com comportamento em sala de aula, e aí que digo que a educação é dever também da família.
    Espero ter te ajudado, me perdoe se te ofendi em algo, sabia que jamais foi a minha intenção, continue assim, o seu repertório de português já está ótimo, acredito que eu cobraria mais na questão de um repertório argumentativo mais amplo!

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  2. Boa noite júlia
    Pretendo ajudar
    Como já dito, você escreve muito bem e segue corretamente a estrutura de redação cobrada pelo vestibular. Porem, senti que você focou tanto em colocar dados confirmativos que se esqueceu de dar foco aos argumentos no desenvolvimento do texto.
    No paragrafo final tambem faltou detalhes
    ” É função do governo direcionar o dinheiro de forma mais justa” Ok, de que forma?? Como irá ajudar os alunos? Queremos uma boa educação através de que??
    Enfim
    Espero que entenda a minha colocação, alias você já é muito boa e sei que tem potencial para melhorar ainda mais
    Boa sorte!!

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  3. Oi boa noite!!!!
    Caramba, você escreve muito bem.
    Dá para ver que você entendo sobre o assunto
    Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa; 180
    Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa; 180
    Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; 200
    Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; 160
    Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. 180

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