Iniciante

Escassez de saneamento básico à população brasileira

  • 0

De acordo com a Lei 11.445 da Constituição Federal Brasileira, é garantido à população o serviço de saneamento básico. Contudo, o que se vê nos tempos atuais é uma realidade oposta àquela assegurada pela Constituição, uma vez que há pouco investimento, por parte do Estado, nessas ações, acarretando em um grande desperdício de água e descarte incorreto de resíduos sólidos. Nesse sentido é necessário analisar tal agravante, intrinsecamente ligado aos aspectos sociais e ambientais.

Em primeiro lugar, cabe destacar que o saneamento básico não corresponde apenas a coleta de esgoto, mas também à distribuição de água, limpeza urbana, dentre outros serviços que garante saúde à população. Dessa forma quando se tem um menor número de investimento neste setor, consequentemente, aumenta a exposição de pessoas à doenças. Analogamente, dados, de 2018, do Ministério do Desenvolvimento Regional afirmam que “metade da população não tem acesso a coleta de esgoto”, fazendo-se necessário haver uma mudança para que mais cidadãos tenham acesso a este serviços garantidos por lei.

Ademais,a escassez de saneamento básico resulta no despejo ilegal de resíduos sólidos na natureza. Sob o mesmo ponto de vista, o documentário Oceano de Plástico mostra como esta prática prejudica o meio ambiente, ao poluir os oceanos, causando dessa forma o aceleramento do processo de extinção desses animais. Todavia, os efeitos da falta de saneamento básico não afeta somente os rios, mas se manifestam na forma de enchentes que inundam grandes cidades como São Paulo, ocorrendo principalmente pelo transbordamento de bueiros não tratados de forma correta.

Portanto, é mister que medidas devem ser tomadas para mitigar a atual problemática. Cabe ao Poder Legislativo democratizar o acesso de saneamento básico ao corpo social brasileiro, por meio da criação de leis que visam diminuir as desigualdades de acesso desses serviços, por exemplo, a distribuição de água potável em regiões secas do Nordeste. Outrossim, a parceria entre os Estados brasileiros com empresas privadas, especializadas em tratamento de esgoto, agilizará ainda mais esse processo. Dessa maneira, todos usufruirão do direito contido na Constituição Federal.

Compartilhar

4 Correções

  1. Bom dia. Tudo bem?
    Primeiramente, parabéns. Você escreve muito bem. Entretanto tem algumas inadequações. Nada exagerado, mas que seria bom corrigir antes das provas, e tenho certeza que você será capaz.
    Há inadequações de vírgula. Dando uma olhadinha rapidinha nas que marquei aqui eu contei 6. tem também dois erros de concordância, um no d1 e um no d2, onde os verbos deveriam estar conjugados no plural e estão no singular. Quanto a isso, sugiro sempre reler o texto em voz alta antes de enviá-lo, desta forma ficará mais fácil percebe-los.
    Ademais, faltou um maior aprofundamento nos seus argumentos, em cima do que você trouxe de repertório, aliás, ótimas escolhas de repertório você fez, meus parabéns.
    Por fim, mas não menos importante, a sua proposta interventiva deixa um pouquinho só a desejar, especifique melhor o seu agente e a finalidade que estará tudo perfeito, mesmo assim ela está entendível e coerente com o tema proposto.
    Mais uma vez, parabéns. Você com certeza está no caminho certo.
    Espero ter ajudado de alguma forma.
    Abraços.

    • 1
  2. sinceramente, o seu texto está bom, mas precisa organizar um pouco mais alguns pontos.

    Introdução: vc devia destacar um pouco mais suas teses. ex: Diante disso, é lícito destacar o peso da ( tese1 ) e o(a) (tese2) no prolongamento do (tema da redação)…
    além disso, você tem que escolher teses problemáticas.

    Desenv1:VOCE NÃO ATACOU SUA TESE. Ótimo tópico frasal. Está faltando virgula em: … Dessa forma*,* quando se tem…
    tem virgula onde não deve: …Analogamente, dados, de 2018… onde o certo seria: Analogamente, segundo dados de 2018, do… muita repetição (de, do, do) essas aspas não existem.
    Desenv2: VOCÊ NÃO ATACOU SUA TESE. …O documentário *”*oceano de plástico*”**,* … “*essa pratica”. “ao poluir os oceanos” não faz o menor sentido do jeito que foi colocado. “…causando*,* dessa forma*,* o aceleramento do processo…” “efeitos da falta de saneamento básico*,* não afeta*M* somente os rios”
    Conclusão: “Cabe ao poder legislativo*,* além do mais, faltou um melhor detalhamento da sua conclusa (ficou genérica), pois vc cita um agente no inicio, mas no detalhamento vc troca o agente. Enfim, melhore o detalhamento da sua conclusão.
    competência 1: 120
    competência 2: 120
    competência 3:120(seus dois desenvolvimentos não são baseado em tese alguma)
    competência 4:120
    competência 5:120
    total: 600
    Cara, se vc organizar isso, vai se dar muito bem.

    • 1
  3. Uma redação interessante, porém, apresenta alguns desvios e falhas, por exemplo, no primeiro parágrafo você utilizou ” o que se vê nos tempos atuais ” essa frase é coloquial demais e deveria ser alterada para a melhor construção do texto. Já o seu desenvolvimento, é bem estruturado, contudo, devem ser feitas algumas ressalvas você afirmou que “…aumenta a exposição de pessoas à doenças. ” você não apresentou nenhum dado que comprove a sua afirmação e você não pode supor que o corretor adivinhe. A sua conclusão apresenta a estrutura correta, entretanto, você não solucionou o seu primeiro argumento, pois se o governo não consegue investir no saneamento, como ele vai criar uma lei que diminua a desigualdade? Criar leis não significa apena assinar um documento são necessários recursos para tornar essa lei funcional.
    C1:160
    C2:160
    C3:120
    C4:160
    C5:80
    NOTA: 680

    • 1
  4. TERMOS QUE PODERIAM SER MUDADOS:

    o que se vê nos tempos atuais – NOS TEMPOS ATUAIS É UMA EXPRESSÃO POBRE -OPÇÕES: HODIERNAMENTE, ATUALMENTE, CONTEMPORANEAMENTE, NA SOCIEDADE ATUAL

    ão corresponde apenas a coleta d – FALTA CRASE EM À COLETA

    aumenta a exposição de pessoas à doenças. ERROS DE CONCORDANCIAOPÇÃO : A EXPOSIÇÃO DE PESSOAS ÀS DOENÇAS É AUMENTADA, OU AUMENTA-SE A EXPOSIÇÃO…

    SUA CONCLUSÃO – sua conclusão está correta porém com ressalvas, você não pode simplesmente propor coisas que não foram ditas anteriormente no texto. Você jogou a região nordeste literalmente “do nada” na sua conclusão, sendo que em nenhum momento anterior você apresentou o nordeste como um local de urgência de ações governamentais, segundo que, na conclusão você deve apresentar solução para os dois problemas desenvolvidos, que pelo que entendi foram, no desenvolvimento 1: a necessidade não só de realizar a canalização dos dejetos sanitários e no desenvolvimento 2: os problemas ambientais causados, dessa forma seu agente interventor deveria ser o Ministério da Cidadania e o Ministério do Meio Ambiente para promoverem ampliação no saneamento de áreas de vulnerabilidade (que não “o Nordeste” , você poderia zerar a redação por que essa parte da sua conclusão é incumbida de preconceito) e também falar que, após essas medidas os problemas ambientais seriam sanados e os direitos constituicionais seriam cumpridos, como você disse;

    NOTAS POR COMPETENCIA
    1- 120
    2- 160
    3- 120 (Seu ponto de vista não é objetivo/claro, entendo que você falou da exposição a doenças e do meio ambiente ,mas essas problemáticas não conversam durante o texto, o que configura problemas na progressão lógica do texto)
    4- 160
    5- 80 (agente interventor deveras geral (procure estudar os ministérios) e saber também que o poder legislativo não tem poder para democratizar o acesso, isso é feito pelo executivo, e no tocante À criação de leis é um pecado escrever isso na conclusão por que as leis já existem, os alunos que não tem conhecimento delas, então só use criação de leis se for dito nos textos de apoio que elas não existem ou se não tiver mais nada pra colocar)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.