Escassez de Água (MINHA PRIMEIRA REDAÇÃO QUE TENTEI FAZER ESTILO ENEM) Críticas construtivas sejam bem vindas.

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Na música Eterno de Djonga em que diz “eu sujo e não limpo sou humano, escondo meus erros com meu capuz..” Claramente identificamos que ainda falta consciência do ser humano em relação ao meio ambiente e principalmente das águas.

No relatório publicado em 2018, a ONU informa que mais de 2 milhões de pessoas no mundo não tem acesso a água potável e mais de 4 milhões não possuem um saneamento básico seguro. Essa realidade torna-se muito preocupante principalmente para o Brasil, pois cerca de 12% da água do mundo está no território brasileiro, conforme dados publicados pela ANA (Agência Nacional de Águas) em 2012.

A falta de preservação das águas faz ocorrer inúmeros impactos ambientais e mudanças climáticas, em decorrência disso o aquecimento global aumenta, prejudicando ainda mais o meio ambiente.

Por tanto deve-se ser conscientizado na cabeça da população a preservação das águas e do meio ambiente, por meio de projetos com o apoio dos ministérios da Fazenda e da Educação, para que essas ações de preservação comece desde dos primeiros princípios da vida. Dessa forma a preservação das águas se tornará um hábito para o desenvolvimento do ser humano.

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4 Correções

  1. Competência 1-120
    Competência 2-160
    Competência 3-80
    Competência 4-40
    Competência 5-160
    Nota:560
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    Oi, Talitha(vocativo)
    * Olha, sua redação tem bastante erros, mas vou citar não cada um, porque não tenho a habilidade suficiente, mas vou dar o meu melhor.
    * Introdução: tem que ter 3 pontos finais, nela você precisa elaborar uma causa e uma consequências (ou duas de cada) para retomar no desenvolvimento. Ex: “Hodiernamente, a escassez de água é uma problemática muito presente no Brasil. Nesse viés, destaca-se a (causa) como causa do problema e a (consequência) como consequência desse óbice. Portanto, deve haver medidas por parte do Estado para a mitigação desse revés.” Esse tipo de introdução é a que eu uso sempre, quando colocar uma citação no início, apenas continue com: nesse viés,…
    * No início você usou uma citação, tá, mas não coloca aqueles 3 pontos não (aliás você colocou 2 né!?), Além disso, você colocou letra maiúscula depois da citação, ae n né, retire!
    * No final da intro você também fala” principalmente das águas” não ficou bem claro, está um pouco sem coerência, pois falta consciência por parte do humano em relação às água? Fica meio estranho né!? Pse.
    * No desenvolvimento 1, você fala no início sobre a falta de acesso da população para uma água de boa qualidade, mas você não desenvolveu a ideia, coloque: “uma vez que” para desenvolver essa ideia, ok!?
    *Quase ia esquecendo de falar, aquele “a” no D1 tem crase.
    * acontece a mesma coisa no D2, você fala das suas ideias mas não desenvolve, coloca um “visto que” e desenvolve a ideia do D2.
    * Seu segundo parágrafo também está muito curto, ali você pode desenvolver 2 ideias, mas nem a primeira você desenvolveu, tá me entendendo?
    *Competência 5- nela você precisa citar o órgão que tem que interver na problemática, o que ele tem que fazer(ex: tomar medidas acerca do preconceito musical), quais as medidas que ele tem que tomar(ex: através de aulas interdisciplinares envolvendo a família), a finalidade daquilo (ex: com a finalidade de amenizar a discriminação no Brasil) e o detalhamento, que o detalhamento é o que gera mais dúvida, nele você pode detalhar um órgão, então você pode falar do órgão inicial e depois de colocar a finalidade, colocar também outro órgão para interver na problemática, por isso que em algumas redações nota 1000 você vê duas propostas de intervenção, além que pra citar todos os termos anteriores para fechar a competência 3, duas propostas vão te ajudar automaticamente.
    *Portanto é junto e com vírgula depois dele.
    *Opa,opa,opa, “deve-se ser”, ae n né, você tá repetindo as ideias, tira esse “-se”
    * Ah n, vc fala ” na cabeça da população” :/ isso aí é informal e não tem aspas (mesmo que tivesse ia ser ruim).
    * no início do D1, coloca: Primeiramente, cumpre lembrar que…
    * No início do D2, coloca: Em segundo lugar, vale salientar, quanto ao aspecto supracitado em relação à (xxxxx), que…
    * Conectivo: “além disso”, “Ademais”,”Nessa perspectiva”, “Nesse âmbito”. Conectivo é isso sabe!? Pse, vai ter que ter pelo menos 13 na redação, então pesquisa mais conectivos e toda hora que der pra colocar um na hora de começar uma linha nos desenvolvimentos, coloque-os.
    * Eu falei sobre a competência 5 ali em cima mais foi só pra encher linguiça tá!? A sua conclusão tá bem boa, só faltou o detalhamento.
    * Aqui tem erros de crase e vírgula, palavras em maiúsculo quando não está iniciando parágrafo e portanto está separado, o que significa que não é um conectivo, piorando a competência 4(digo isso mas não levei em conta esse detalhe na hora de avaliar essa competência).
    Ainda tem muita coisa pra melhorar, então quando você enviar redação, fala pra mim corrigir, tá!? Qualquer dúvida envia uma mensagem.

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  2. Oii Talitha,vou te ajudar também..
    sua introdução esta muito curta(7 linhas é o ideal),senti falta também da tese,você deveria colocar duas causas para o tema e falar sobre cada um deles,em cada paragrafo de desenvolvimento.
    INTRODUÇÃO;
    1.REPERTORIO PERTINENTE AO TEMA(ok)
    2.APRESENTAÇÃO DO TEMA(ok)
    3.TESE EXPLICITA(NÃO TEM)

    sobre o desenvolvimento sempre vc sempre deve iniciar com um conectivo DESENVOLVIMENTO 1 E 2
    1.TÓPICO FRASAL(NÃO TEM)
    2.REPERTÓRIO PERTINENTE AO ARGUMENTO(OK)
    3.PRODUTIVIDADE(A PRODUTIVIDADE É EXATAMENTE O QUE VOCE COLOCOU COMO DESENVOLVIMENTO 2,FICARIA MAIS COERENTE SE ESTIVESSE NO PRIMEIRO DESENVOLVIMENTO)
    4.DESFECHO(VC NAO USOU UM DESFECHO PARA INICIAR A CONCLUSÃO,O QUE DEIXA A REDAÇÃO
    CONCLUSÃO
    GOSTEI DA SUA CONCLUSÃO,SEGUIU O QUE A ESTRUTURA PEDE.
    1.TOPICO FRASAL CONCLUSIVO(OK)
    2.PROPOSTA DE INTERVENÇÃO(OK)
    3.DESFECHO(OK)
    (Te recomendo a assistir os videos da Poxalulu,ela ensina muito bem sobre estruturas e conectivos e tem cursos gratuitos pelo youtube)

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  3. Olá, Talitha!
    O texto cobrado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é do gênero dissertativo-argumentativo. Seguindo os respectivos critérios: introdução, desenvolvimento (sendo, geralmente, dividido em dois parágrafos) e conclusão.

    Espero que esse breve resumo da estrutura da redação possa te ajudar.

    Introdução:  1° Período – Citação (filmes, documentários, entrevistas, obras de arte, filosofos, teorias).
    2° Período – Analogia do tema com a citação e sua relação com a sociedade brasileira – visto que o Enem aborda temas sociais.
    3° Período – Apresentação superficial dos desenvolvimentos, apresentação da tese – listar as problemáticas/ consequências/ causas.

    Desenvolvimento:  1° Período – Tópico frasal: retomada do que foi abordado na introdução.
    2° Período – Citar dados/ filósofos.
    3° Período – Problematizar (é inadmissível, intolerável, inaceitável).

    Conclusão: apresentar uma proposta de intervenção. Seu parágrafo deve conter: agente, ação, meio/modo, finalidade/efeito, detalhamento e retomada da introdução.

    É válido ressaltar: a redação é corrigida de acordo com cinco competências.
    Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
    Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
    Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    Atingindo uma pontuação de 200 pontos em ambas, sua nota final é 1000.
    Espero ter ajudado, boa sorte em seus estudos!

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  4. Olá Talitha, tudo bem? Estarei corrigindo a sua redação hoje. Peço que primeiramente você não se assuste nem com a nota e nem com os erros apontados. Simplesmente fui rígido assim como a própria correção do ENEM é. Espero que essa correção te sirva não para te desestimular, mas para ajudar a melhorar e ajudar também a alcançar a almejada aprovação, sucesso!

    Competência 1: 160
    Competência 2: 80
    Competência 3: 80
    Competência 4: 120
    Competência 5: 160
    Nota final: 600

    Na música Eterno (ao citar o nome da música, precisa estar entre aspas – “Eterno) de Djonga (precisa de vírgula) em que diz “eu sujo e não limpo sou humano, escondo meus erros com meu capuz..” (faltou ponto final) Claramente identificamos que ainda falta consciência do ser humano em relação ao meio ambiente e principalmente das águas.

    (falta de conectivo) No relatório publicado em 2018, a ONU informa que mais de 2 milhões de pessoas no mundo não tem acesso a água potável e mais de 4 milhões não possuem um saneamento básico seguro. Essa realidade torna-se muito preocupante principalmente para o Brasil, pois cerca de 12% da água do mundo está no território brasileiro, conforme dados publicados pela ANA (Agência Nacional de Águas) em 2012.

    (falta de conectivo) A falta de preservação das águas faz ocorrer inúmeros impactos ambientais e mudanças climáticas, (falta empregar o “e” no sentido de adicionar informação) em decorrência disso (falta a vírgula) o aquecimento global aumenta, prejudicando ainda mais o meio ambiente.

    Por tanto (a palavra está com a grafia errada, sendo correto escrever “Portanto”) deve-se ser conscientizado na cabeça (“cabeça” no sentido empregado é coloquial, e o ENEM exige uso da norma culta) da população a preservação das águas e do meio ambiente, por meio de projetos com o apoio dos ministérios da Fazenda e da Educação, para que essas ações de preservação comece desde dos primeiros princípios da vida. Dessa forma a preservação das águas se tornará um hábito para o desenvolvimento do ser humano.

    Algumas observações que não fiz no seu texto:
    – Os dois parágrafos do meio, que são os que devem ser desenvolvidos os argumentos, apresentou uma argumentação rasa e insuficiente, diminuindo a nota na competência 3
    – A falta de repertório sociocultural (dados estatísticos, citação, alusão histórica, etc.) faz a sua nota cair (na competência 2), assim como o seu uso de forma não produtiva – o que acontece no segundo parágrafo e na introdução, ocasionando perda de pontos na competência 3
    – Seu texto praticamente não apresente uso de conectivos, que tem como consequência a queda da nota na competência 4
    – No parágrafo de conclusão, na proposta de intervenção, você não aborda um agente para realizar a ação, ocasionando o desconto de 40 pontos na competência 5
    – No geral, sua redação tem um caminho a seguir para melhorar. Recomendo que inicie pesquisando no YouTube sobre o texto dissertativo-argumentativo (o tipo textual exigido no ENEM e em vários outros vestibulares). Minha sugestão é que você veja vídeos das seguintes pessoas: Lucas Felpi, Jana Rabelo, Felipe Araújo, Débora Alladin, Umberto Mannarino, etc. Te sugeri vários Youtubers feras com um conteúdo grátis e de qualidade (atestados por mim !!), agora cabe a você seguir a dica, estudar e aproveitar, boa sorte na sua jornada !!

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