Equilíbrio social

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Na Grécia antiga as atividades culturais fariam do homem um indivíduo melhor e pleno em suas relações sociais. De maneira análoga, é indubitável que grande parte da população brasileira não possui acesso aos movimentos artísticos. Dessa forma, há dois pontos que precisam ser levados em consideração: a desigualdade social e a negligência do poder público no que tange a necessidade da democratização do acesso ao cinema no Brasil.

Dentro desse cenário, é válido ressaltar o que São Tomás de Aquino diz. Nesse viés, para o filósofo, todos os indivíduos de uma sociedade democrática possuem a mesma importância, além dos mesmos direitos e deveres. Sob essa ótica, é evidente que a classe dominante seja mais favorecida que a minoria, haja vista que, seja considerado comum a disparidade de recursos em detrimento da categoria social baixa bem como a ausência de energia em bairros periféricos e a elevada carga horária de alguns trabalhadores. Logo, torna-se de extrema relevância a regulamentação da inclusão de todos os grupos sociais na temática da cultura.

Outrossim, percebe-se a inadimplência do Governo em relação a sociedade. Com isso, no artigo 215 da Constituição Federal de 1988 diz que é direito de todo e qualquer cidadão brasileiro o acesso a cultura. Nessa perspectiva, o Estado rompe com essa vertente, uma vez que limita a participação da classe baixa já que negligencia em não investir no bem-estar da população. Em síntese, faz-se necessário a prática do arrependimento de capital nessa área para garantir a equidade social.

Infere-se, portanto, que seja imprescindível à mitigação dessa problemática. Desse modo, a fim de democratizar o acesso do cinema no país, o Ministério da Cidadania deve responsabilizar-se pela redução das diferenças entre ricos e pobres com o intuito de satisfazer todos os grupos ora por meio de parcerias com empresas privadas, ora com apoio da mídia. Ademais, cabe as autoridades públicas promover o ingresso de forma gratuita, acrescenta-se ainda, o ordenamento da infraestrutura das cidades para que tá o problema seja amenizado.

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3 Correções

  1. Ótima redação! Mostra outras áreas do conhecimento, comprovação dos argumentos e boa estrutura. Parabéns!
    Na minha opinião, poderia melhorar com uso mais diversificado de conectivos. Por exemplo, “nesse viés, nessa perspectiva, sob essa ótica” são conectivos de semelhança e poderiam ser trocados por conectivos de adição, causa e consequência, entre outros que deixariam o texto mais rico. Espero ter ajudado. :)

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  2. Boa tarde! Antes de tudo: aqui vai uma humilde correção de apenas uma aluna do terceiro ano do ens. médio.
    Primeiro ponto: O tema dessa redação é “Equilíbrio Social” mesmo? Acho que você deve ter se confundido, haja vista que essa redação está direcionada ao tema da redação do ENEM do ano passado (Democratização do Cinema).
    Introdução: Ficou boa, no meu ponto de vista. Contextualização e tese bem demarcados. Show!
    Primeiro Parágrafo: Coesão e coerência poderiam ter ficado melhores. No trecho “Logo, torna-se de extrema relevância a regulamentação da inclusão de todos os grupos sociais na temática da cultura.”, fica implícito de que maneira extamente a ausência de energia em bairros periféricos e a elevada carga horária de alguns trabalhadores demanda que essa população seja incluída no universo cultural. Ou seja, quando o corretor ler seu texto, ele vai te perguntar “Ok, mas porque a inclusão cultural de um cidadão, que não tem energia em casa e tem que trabalhar muito, é tão importante?”. E essa resposta tem que ser bem evidenciada na sua análise.
    Terceiro parágrafo: Já ficou mais coerente e fácil de ser entendido do que o segundo. Argumentação embasada e contextualizada. Bacana!
    Conclusão: Começou muito bem, na primeira medida veio citando o agente (Ministério da Cidadania), a finalidade (satisfazer todos os grupos), mas parou no meio (parceria público privada) e não detalhou como isso seria feito. Insenção fiscal? Lei? Ação Afirmativa? Portanto, se atente ao detalhamento da proposta. Na segunda medida, você poderia ter especificado qual autoridade pública estava falando, e a mesma carência de detalhamento. Então, muito foco nos detalhes e aplicabilidade da proposta!
    Por fim, vamos ver as 5 competências que a banca corretora espera quando lê sua redação:
    1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa.-> Sou incapaz de fazer correções gramaticais kk. Mas erros gritantes não tem, esses, se tivessem, eu iria perceber. Você usa boas palavras e bons sinônimos. Vígula, crase e essas coisas eu não saberia corrigir exatamente.
    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto-> Olha, se o tema for “Equilíbrio Social”, você tiraria zero ou quase zero, por fuga ao tema. Mas vou considerar que essa redação foi feita com o tema do ENEM passado, e, nesse viés, você compreendeu direitinho o tema e fez análises pertinentes e respeitou a estrutura dissertativo-argumentativa!
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista-> Creio que essa competência poderia ter ficado melhor com uma relação mais consistente e organizada (o que eu falei do segundo parágrafo é um exemplo).
    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação-> Você demonstrou bom uso de conectivos e recursos coesivos, com poucas inadequações.
    5. Respeito aos direitos humanos e proposta-> Idem análise da conclusão.

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  3. Ótima sua redação! Grandes conhecimentos de palavras, citações e fatos históricos.
    Por mais que não seja uma professora ou especialista, nem nada do tipo, sua redação está ótima, perfeita!
    Mas é muito difícil saber de tudo isso em um momento de fazer o enem, todas as datas, constituição etc..
    No caso se você conseguiu somente em pesquisas rápidas sobre o assunto, procure estudar mais sobre para obter um conhecimento mais ampliado, senão na hora da prova você não irá conseguir tamanha desenvoltura.
    Porém, ótima redação!😊

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