Epidemias na era da desinformação.

  • 0

No filme Guerra Mundial Z, a disseminação de um vírus que transforma as pessoas em zumbis causa histeria mundial, resultando, principalmente, em uma grande corrida aos supermercados para fins de estocagem de bens de consumo.Fora das telas, apesar de não tão radicais quando a que foi apresentada no filme, é comum lidarmos com epidemias ou até pandemias, mas o aumento do nosso acesso às informações, muitas vezes maliciosas, resultou em um pânico que nos seus estados mais avançadas pode ser considerado hipocondria.

Em primeiro plano, urge entender como essas informações tendenciosas atuam na solidificação da histeria coletiva.As Fake News, como são conhecidas, se aproveitam do grande alcançe, principalmente, das redes sociais e do fraco ceticismo de seus usuarios para disseminar informações prejudiciais com fins de divertimento do emissor, ou em casos específicos, de prejudicar a imagem de alguém ou algo.Como já dito pelo contratualista inglês Thomas Hobbes, ”o homem é o lobo do homem”, algo que fica evidente com a disseminação de noticias falsas.

Em função disso, é comum que as pessoas, em função de uma criação tecnicista que não valoriza o pensamento critico, fiquem a merce da histeria vigente, principalmente, em momentos de crise.Evidentemente, esse pânico geral pode resultar em um colapso da saúde mental de certos indivíduos, algo visto, por exemplo, nos supermercados quando o senso de si se sobressai sobre o senso coletivo, resultando na estocagem desnecessárias de bens de consumo.

Após a análise dos argumentos supracitados, se torna necessário que a situação seja resolvida.Para isso, o Ministério da Educação(MEC) deve instalar no currículo escolar uma matéria que vise desenvolver melhor a capacidade de pensamento crítico dos nossos jovens.Só assim para que, em tempos de crise, a razão tenda a prevalecer sobre os nossos instintos.

Compartilhar

4 Correções

  1. O texto ficou muito bom mas, em geral a introdução não precisa ser tão longa e tente usar sinônimos das palavras pra evitar repetição. Talvez detelhar mais sua proprosta de intervenção, e buscar dados históricos pra enriquecer mais seu desenvolvimento. Mas parabéns, você já está escrevendo muito bem!

    • 1
  2. No geral o texto ficou bom, é preciso melhorar uma cosinha ou outra como o uso de conectivos e repetição de palavra, sugiro que depois de uns 10min após finalizar sua reação, que voce releia e assim vai notar erros bobos como a grafia e repetição de palavras. Algumas frases ficaram muito longas. Precisa melhorar a conclusão, faltou detalhamento e seu posicionamento.

    • 1
  3. Boa noite.
    segue anexo as devidas correções da sua redação.
    1- procure elaborar uma tese mais objetiva ( mesmo fazendo comparação ao filme sua introdução apresenta poucos erros gramaticais). 160
    2- Nos argumentos procure explorar mais argumentos socioculturais(busque pesquisar mais argumentos relacionados ao tema em textos motivadores, artigos acadêmicos. 160
    3. A utilização de conectivos para a interligação dos períodos, mostrara ao corretor que você possui experiência linguística. 120
    4. Procure evitar parágrafos longos. 120
    5- Para a proposta de intervenção (há a necessidade de uma proposta mais detalhada para o tema) 80
    observação; Para o enriquecimento da sua proposta de intervenção, busque utilizar os agentes de intervenção relacionados ao tema.
    Bons estudos.

    • 1
  4. 1- apresenta poucos desvios gramaticais-160
    2- explore mais seu repertório sociocultural no desenvolvimento-160
    3- evite períodos muito longos-120
    4- utilize mais conectivos para interligar os períodos-120
    5- Elabore uma proposta de intervenção bem detalhada para o tema-80
    Seu texto é muito bom. Um conselho, seria bom estudar um pouco mais o meio de intervenção .
    Espero ter ajudado!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.