EPIDEMIAS CONTEMPORÂNEAS E SEUS DESAFIOS RELACIONADOS À HISTERIA COLETIVA – modelo Enem

  • 0

O sociólogo Émile Durkheim compara a sociedade a um “corpo biológico” por ser, assim como esse, composta por partes que interagem entre si, ou seja, quando tudo estiver bem esse organismo funcionará de maneira igualitária e coesa. No entanto, as epidemias contemporâneas e seus desafios relacionados à histeria coletiva, colaboram para que não ocorra um bom funcionamento das partes. Nesse sentido, cabe analisar os causadores das epidemias, e, ainda, os impactos negativos que a mesma provoca.

A princípio, faz-se necessário compreender os principais causadores das doenças epidêmicas. É de grande conhecimento a falta de saneamento básico e hábitos de higiene precários existentes no Brasil, especialmente em áreas menos favorecidas, que intensificam o aparecimento de enfermidades como, a dengue, a cólera e a tuberculose. Assim, de maneira análoga a fala do Dr. Dráuzio Varella “O sistema de saúde no Brasil é centrado na doença, mas precisa ser centrado na prevenção.”, fica evidente que, de nada serve focar na cura da doença, sendo que os seus principais intensificadores continuam ativos. Dessa forma, é preciso que sejam criadas ações para diminuir esse dilema.

Ademais, é importante salientar os impactos negativos que as epidemias acarretam na população. Como a maioria das doenças são transmitidas de pessoa para pessoa, é preciso ficar de quarentena, e não tendo muito o que fazer em casa os seres humanos acabam pensando demais e se alienando com notícias ruins da situação, o que muitas vezes causam o aumento da ansiedade e fazem com que os indivíduos percam o controle de suas ações, desse modo, gerando problemas relacionados à histeria coletiva. Logo, esses empecilhos impedem que a sociedade funcione de uma maneira fluida, afetando a todos. Em síntese, torna-se imprescindível uma intervenção para tal cenário.

Em suma, para que os agentes das epidemias diminuam, como também as consequências da mesma, é preciso que o Governo federal, mais precisamente o Ministério do Desenvolvimento Regional, invista na criação de saneamento básico, por meio de mais investimento na infraestrutura das regiões brasileiras, com o objetivo de diminuir o surgimento das doenças epidêmicas. Além disso, cabe ao “blogueiros”, principais intermediadores das mídias sociais, fazerem propagandas que incentivem os indivíduos a manterem uma maior higiene pessoal, através de vídeos no youtube e publicações no instagram, com a intenção de conscientizar as pessoas. Somente dessa maneira, a sociedade não sofreria muito com os efeitos das epidemias e funcionaria de uma maneira mais igualitária e coesa.

Compartilhar

2 Correções

  1. Competência 1 – Demonstrar domínio da norma culta (200)
    Competência 2 – Compreensão da proposta
    (200)
    Competência 3 – Selecionar, relacionar argumentos(200)
    Competência 4 – Demonstração de conhecimento para a construção da argumentação(200)
    Competência 5 – Elaboração de propostas de solução para o problema(200)
    Nota: 1000

    • 2
  2. Você escreve muito bem! Seu texto realmente está muito bom.

    Introdução: contextualizou e explicou o tema. Apresentou a tese de forma clara (não é necessário, mas a maioria das redações nota 1000 apresentam os argumentos na introdução, isso pode deixar mais evidente seu projeto de texto)

    Desenvolvimentos: aqui há um porém… os tópicos frasais são como um resumo do que será falado no desenvolvimento. Assim, é eminente você já apresentar as causas e consequências no tópico frasal, que no seu texto seria falta de saneamento básico (D1) e a alienação pelas notícias e pelo isolamento social que as epidemias provocam (D2). Ademais, seus desenvolvimentos estão bons e sua argumentação me convenceu.

    Conclusão: você fez 2 propostas de intervenção completas. O Enem só cobra 1 completa. Dessa forma você fez a mais… mas não é um problema (pelo contrário). Mas quando fizer apenas 1, lembre-se de solucionar os dois problemas apresentados nos desenvolvimentos.

    C1 – 200 (encontrei apenas 1 erro de crase. Não é o suficiente para descontar nota)
    C2 – 200
    C3 – 160 (demonstre um projeto de texto para o corretor)
    C4 – 200
    C5 – 200

    Nota: 960

    Parabéns!!
    Espero que você possa alcançar seus objetivos ;)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.