Iniciante

Epidemias contemporâneas e seus desafios relacionados à histeria coletiva

  • 0

Em “Epidemia”, o personagem Sam Daniels coronel-médico do exército americano, investiga uma doença que matou milhares na África e está se espalhando pela cidade Cedar Creek após o contrabando de um macaco que transportava o vírus. Na realidade brasileira, novas enfermidades como essa vem sendo constatados diariamente. Nesse contexto deve-se analisar que a problemática em questão e derivado do deslocamento populacional e falta de comprometimento governamental.

A piori, vale ressalta que pessoas contaminadas que se deslocam para outra área ou pais pode ajudar a proliferação do vírus. Isso e decorrente desde o período colonial, no qual existia o tráfico de escravos, que viajam em navios sujos e que tinha ratos, que na época era o transmissor da peste negra, com a chegada desses escravos no Brasil milhares de pessoas que tinha contatos com os africanos foram contaminados e por não ter um sistema imunológico desenvolvido não sobrevivia. Com tudo essa locomoção pode agravar o caso fazendo o vírus se desenvolver mais gerando uma grande epidemia.

Além disso, nota-se, ainda que falta de precaução do poder executivo pode ajudar no aumento de epidemias. Segundo uma pesquisa realizada pelo Plano Nacional de Saneamento Básico atualmente, 43% da população vive em cidades sem rede de tratamento de esgoto, isso decorre por conta que muitas vezes o deixado de lado a questão da saúde, para tratar de assuntos como guerra e futebol. A falta de saneamento básico pode ajudar a na proliferação de diversas doenças principalmente em áreas mais pobres onde a salubridade e baixa.

Torna-se evidente, portante que questão de epidemias, no Brasil, precisa ser revogada com eficiência. Em razão, o Ministério da Saúde deve promover campanhas de prevenção a saúde, no qual possa conscientizar as pessoas a realizar exames antes de viajar, evitando assim a proliferação das bactérias. Ademais, o Sistema Único de Saúde junto ao Governo devem realizar monitoramentos na condição do saneamento básico e se comprometer mais com a saúde populacional evitando assim a histeria populacional. Dessa forma, a multiplicação das enfermidades deixará de ser um problema na sociedade.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, espero que consiga te ajudar!
    – Achei um erro de digitação no título (“histeria coletiva”) acho que você quis dizer história.
    – introdução: ” questão e derivado do deslocamento populacional ” faltou o acento do é.
    -gostei da introdução, já começou oferecendo um conhecimento pro seu leitor.
    -1º parágrafo: encontrei erros de pontuação e falta de virgula e acentuação, tente melhorar isso.
    -1º paragrafo: você deve mostrar mais sua opnião e apresentar dados de sites ou fazer relações com outros assuntos ou até mesmo matérias.
    -2º parágrafo: aí sim, gostei de como você expôs seus dados e opnião, continue assim!
    – conclusão: teve uns erros de pontuação, mas tirando isso tá perfeita
    OBS: estude mais sobre pontuação e divida melhor seus dados e argumentos
    ESPERO TER TE AJUDADO!! BJS

    • 1
  2. * C1:120- demonstra bom domínio da norma padrão, com alguns erros gramaticais como, por exemplo:
    É – em alguns trechos era necessário o uso do acento agudo, como, por exemplo, nesse trecho da introdução : “e derivado do deslocamento populacional”, e em alguns outros;
    Ressalta tem um “r” no final, portanto é ressaltar;
    Com tudo na verdade é contudo;
    *C2: 160- desenvolveu bem o tema proposto.
    *C3: 120- organize melhor suas ideias, pois o texto está um pouco confuso.
    *C4: 160.
    *C5: 120- a proposta de intervenção ficou bem confusa, organize suas ideias para melhor compreensão do leitor.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.