Iniciante

Epidemias contemporâneas e seus desafios relacionados à histeria coletiva

  • 0

Segundo o site Mundo Educação, epidemia é o aumento de casos de uma doença que supera o número esperado para a época em uma região. As epidemias por si só já representam um grande problema para a população e quando se associam a uma histeria coletiva, as consequências podem ser ainda maiores. Podemos citar duas principais causas para isso acontecer.
Algumas notícias levam as pessoas a cultivarem um medo exagerado em meio a crises, e a mídia com certeza exerce um papel fundamental nisso. Esse sentimento de pânico naturalmente aumenta ainda mais o histerismo. Quando alguém liga a tv ou o rádio, é comum ter a sensação de que tudo está um caos e com isso ficar sem esperanças. O artista Wesley D’amico disse que “é muito fácil perder o sabor da vida quando se come muita informação estragada”. O problema não está na realidade que a mídia divulga, e sim no modo em que essas notícias estão sendo divulgadas.
Além disso, segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil é o país que mais sofre de ansiedade no mundo. Aproximadamente 18 milhões de brasileiros sofrem desse transtorno. Um lugar onde a maioria da população padece de alguma doença psíquica, nesse caso a ansiedade, é possível dizer que esse quadro agrava ainda mais o histerismo. Isso porque as pessoas tendem a sofrer tudo em dobro e se preocupar demasiadamente com o futuro. Nesse caso, torna-se um terreno fértil para plantar o desespero coletivo.
Portanto, ao analisar essa problemática, pode-se concluir que a melhor forma de diminuir a histeria gerada pela mídia na população é justamente usar a própria para dar ênfase às notícias boas, às campanhas de ajuda ao próximo, às manifestações de apoio aos mais vulneráveis. E ao noticiar fatos preocupantes, mas que são inevitáveis em uma epidemia, é preciso tomar o cuidado para informar apenas a verdade sem dramatizar ainda mais a situação. Assim, conseguiremos controlar, ou no mínimo amenizar os problemas causados pela histeria coletiva em um ambiente de epidemia.

Compartilhar

1 Correção

  1. Consegui entender o seu objetivo com texto, mas as ideias poderiam ser organizadas de forma mais eficiente, pois em algumas partes ficou meio confuso. ( isso na introdução). É importante que fique claro no 1°parágrafo o tema do texto.
    E recomendo também o uso adequado das conjunções, para que o texto fique coeso e coerente, atente-se também aos erros de português e de pontuação. E na conclusão é sempre importante apresentar “quem” vai fazer o que você propôs, por exemplo nome de Ministérios do governo, empresas, etc.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.