Epidemias contemporâneas e seus desafios relacionados à histeria coletiva

  • 0

No filme “Contágio” o personagem Beth Emhoff retorna para os Estados Unidos após uma viagem de negócios em Hong Kong. Ela começa a se sentir mal com sintomas de gripe ou outro tipo de infecção, mas acaba morrendo dois dias depois, sendo assim, após ter contato com o ambiente comum, muitas pessoas ficam doentes e chegam a morrer. Fora da ficção, podemos relacionar o filme com o cenário mundial no qual se passa agora, em que, o novo corona vírus vem infectando pessoas do mundo inteiro e causando milhares de mortes.

Primeiramente, é importante a população se atentar com as recomendações dos profissionais competentes, tendo em vista que, após o declarado isolamento social, surgiram alguns desafios para se enfrentar, como idas ao mercado, farmácias e comércios em geral sem uma devida necessidade e proteção, além de festas que dizem ser inadiáveis, colocando em jogo a vida de milhares de pessoas, que acabam se expondo ao vírus e fazendo com que o número de infectados e sucessivamente mortos, aumente de forma descontrolada.

Além do desrespeito da sociedade com as medidas tomadas pelas autoridades, é claro também a falta de empatia governamental. Segundo a constituição de 1988, todos possuem o direito à saúde com a finalidade de promover o bem-estar social. Contudo, apesar de constar na instituição de um país que luta pela democracia, tal direito não é efetivamente de todos e isso acontece pelo extremo descaso governamental, o baixo investimento e a má administração da verba que deve ser investida no SUS são alguns dos fatores que comprovam tal afirmação. Outro fator é o número de infectados que segundo os noticiários, já passa de um milhão.

Portanto, cabe ao governo, procurar investir uma quantia maior e com maior dedicação e atenção nos setores de saúde pública, além de médicos qualificados para a função que exercem, para que, seja de alcance geral o serviço do sistema de saúde público, mas, em sua maioria, para aqueles que não possuem condições para utilizarem o serviço privado e evitar a disseminação de qualquer vírus de forma descontrolada como acorre no filme “Contágio”.

Compartilhar

2 Correções

  1. A redação possui boa estrutura.
    Introdução com contexto histórico.
    Dois parágrafos de argumentação com muitos dados e informações, porém há a falta de conectivos que engrandeçam o vocabulário.
    Por fim, conclusão com proposta de intervenção tangível.
    Parabéns, continue praticando!!!

    • 1
  2. Olá!
    Sua tese falta argumentos, explicações afundas sobre o tema e a problemática a ser abordada, a estratégia do filme foi legal, mas seria melhor se você adentrasse como um exemplo no desenvolvimento.
    Faltou a coerência e coesão, você citou muitos dados (que é algo bom) mas não obteve uma ligação entre eles, ficou algo supérfluo.
    Sua proposta de intervenção ficou legal, aprimore!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.