Epidemias contemporâneas e seus desafios relacionados à histeria coletiva

  • 1

A gripe espanhola, também conhecida como gripe de 1918, foi uma pandemia causada pelo vírus influenza, que acarretou em diversas mortes e um intenso temor na população mundial. No entanto, tal acontecimento não diverge da atualidade, tendo em vista que são encontrados no mundo contemporâneo fatores os quais podem resultar em um espalhamento das doenças, como as circunstâncias sociais. Além disso, a histeria coletiva acerca das epidemias apresenta desafios, identificados na divulgação de informações falsas e na falta de conhecimento populacional.

Sobretudo, o mundo é repleto de cidades que apresentam dificuldades sociais, fator que acarreta na falta de saneamentos básicos e de redes de esgotos, favorecendo o aparecimento de patologias. Conforme o site de informações Estadão, “São 72,4 milhões de brasileiros em residências que não estão ligadas às redes de esgoto”. Desta forma, as construções de baixa qualidade, e o contato diário com ambientes sem higiene são situações que deixam a população mais vulnerável a enfermidades e favorecem a contraírem infecções, como a Giardíase e a Esquistossomose, que propagam por meio de águas contaminadas.

Outrossim, a educação virtual é uma maneira importante para detectar informações falsas em noticiários em épocas de epidemias, e assim evitar um pânico desnecessário. De acordo com o defensor Nelson Mandela  “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. Deste modo, a falta de conhecimento das pessoas hiperconectadas faz com que elas acreditem em notícias falsas, e assim sofram um temor exacerbado, onde um grupo de pessoas passam a confiar nas fake news que falam sobre aparecimentos de curas, e outros nos modos falsos de combater as enfermidades noticiadas.

Destarte, com objetivo de solucionar as mazelas referentes as epidemias mundiais, são necessárias intervenções. Neste contexto, compete ao Governo atrelado ao Ministério da Saúde, que tem como função social dispor de soluções para a proteção da saúde da população, promoverem campanhas por meio das redes midiáticas do governo, com um uso constante e a realização de diversas publicações acerca dos problemas, como : os modos de transmissões, os números de casos e os sintomas das enfermidades, principalmente nas épocas de surto, com objetivo de alertar toda a sociedade acerca de notícias verdadeiras, diminuindo assim, a histeria coletiva.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oi! Eu particulamente gostei muito do seu texto, exceto a redundância de informações, acredito que quando você coloca muitas informações em um texto, tipo duas frases em cada parágrafo, é porqur você uma certa dificuldade em planejar uma argumentação, fora isso seu texto foi muito bem estruturado, mostrando a causa das epidemias e da histeria populacional. Entretanto, você usou a conscientização como uma forma de intervenção, o que não é uma resolução tão forte quanto uma ação em si. Mas parabéns pela redação ;)

    • 1
  2. O seu texto está muito bom, mas acredito que por você ter apresentado no seu texto a falta de saneamento básico como um grande problema que facilita a transmissão de doenças, se tornaria interessante colocar uma proposta de intervenção relacionada a resolver este problema.
    Também não enxerguei a necessidade de começar o primeiro argumento com “sobretudo”, muitas vezes colocar uma palavra bonita apenas para demonstrar conhecimento, além de correr o risco de estar inserindo de forma errada, acaba atrapalhando a fluidez do texto.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.