Ao longo dos séculos, muitas epidemias atingiram a sociedade, cujo algumas passaram de epidêmicas para pandemias como por exemplo, o surgimento do vírus convid-19 que por sua vez, trouxe como característica do crescente nível da histeria global. Nesse sentido, observa-se que no Brasil hordieno, devido a evolução de surtos epidemicos outroras presentes no país, o isolamento social foi visto como um fator preventivo de tal avanço. Desse modo, tal situação ocorre tanto pela ausência de uma educação emocional quanto pela ampliação da ansiedade no meio social.
Em primeiro lugar, destaca-se a ausência de uma educação emocional como um fator imbróglio do problema. Nesse sentido, segundo o escritor Rubens Alves: “a educação é comparada à asas e gaiolas, haja vista que proporcionam vôos ou alienação”. Dessa forma, nota-se que a carência de ensino sobre psicologia e estabilidade emocional, colaboraram perspectivamente para uma ampla histeria coletiva, trazendo como característica: a inexistência de mecanismos que auxiliem na adaptação e superação de momentos pandêmicos. Fica evidente, que enquanto houver mentalidade passiva do Estado à sociedade, esses problemas repercutiram em nível Mundial.
Outrossim, a ansiedade é vista como regente do problema. Nessa perspectiva, mediante a obra “Utopia”, de Thomas More, é retratado uma sociedade livre de problemas psicológicos, todavia, de maneira análoga observa-se que em meio a evolução de doenças epidemiológica bem como, o surgimento do isolamento social, as consequências psicológicas se ampliaram em níveis crescentes. Segundo a OMS, no final do ano de 2019 os casos de ansiedade generalizada atingiram cerca de 68% da sociedade, originadas visivelmente pela histeria coletiva. Assim, é incontestável que em pleno SÉC XXI, esses problemas ainda façam parte da estrutura social do país.
Logo, dever do Governo Federal juntamente com o Ministério da Saúde, atuarem por meio do desenvolvimento de projetos que através de palestras escolares e/ ou públicas, visem concientizar os cidadões e a sociedade no que tange, aos conhecimentos psicológicos como também, auxiliar na formação dos mecanismos emocionais dos mesmos, garantindo uma verdadeira estabilidade emocional e social. Ademais, é necessário que o Ministério de Saúde em parceria com psicólogos, atuarem mediante a ampliação de programas que com base em campanhas públicas, apresentem como objetivo auxiliar a população em relação aos transtornos psicológicos, garantindo a erradicalização da histeria coletiva em meio à sociedade. Como efeito, o bem-estar emocional evoluirá.
✓se possível corrigir mediante as competências do Enem
✓obrigada. ʕ·ᴥ·ʔ
samu
1- Introdução muito legal, você usou exemplos atuais para exemplificar o seu argumento, que por sinal foi claro e objetivo com uma bela escrita.
1- Desenvolvimento. Gostei muito do seu 1 parágrafo de desenvolvimento, argumento muito interressante. Além disso, você retoma sua tese da introdução, isso mostra que vc planejou muito bem a sua redação.
2- desenvolvimento. Achei bem legal esse parágrafo, com argumentos bem objetivos, e ainda por cima usando dados para coroborar seu ponto.
conclusão. Achei sua proposta bem detalha, clara e objetiva, muito bom!
Ferfer47
Eeei
1° parágrafo: gostei de sua introdução e a tese ficou bem explícita.
* Faltou um acento circunflexo em epidêmico
2° parágrafo: muito bom o repertório, todas as ideias foram desenvolvidas, só acho que vc poderia ter usado outra expressão para culpabilizar o Estado pelos os problemas citados, não ficou muito claro, na minha visão, a “mentalidade passiva” .
* O “a” na frase do escritor é sem crase, teria crase se fosse “às asas”, tem que ter concordância/ se vc está dando ideia de futuro o correto seria “repercutirão”
3°parágrafo: parágrafo bem desenvolvidoo
*depois de 2019 tem vírgula/ creio eu que não abreviar palavras dessa forma como o “séc”, acho que vc perderia ponto na C1.
4°parágrafo: achei o parágrafo um pouquinho confuso, acho que vc poderia ter diminuído os períodos para que as ideias ficassem mais claras. Presença dos 5 elementos.
* Uma dica, tenta sempre encontrar sinônimos das palavras que vc já utilizou para não ocorrer muitas repetições, percebi algumas nesse parágrafo.
NOTA
C1: 120
C2: 200
C3: 160
C4: 160
C5: 200
Total: 840
Espero ter ajudado de alguma forma, qualquer dúvida é só me perguntar, boa tarde!!