No século xx, a gripe espanhola foi uma epidemia causado pelo vírus influenza, era o ultimo ano da 2º guerra e os soldados nas trincheiras e hospitais espalharam a doença rapidamente. Atualmente, esses surtos epidemiológicos voltaram a repercutir sobre a população. Por essa razão, a sociedade encontra entraves no que se refere á histeria coletiva. Tal problema de saúde publica deve ser minimizado, ora pela divulgação da informação sobre doenças infectocontagiosas, ora pela promoção da universalização sanitária.
A priori, é importante salientar sobre a saúde, visto que, o termo “saúde” não se resume em apenas em tratar da doença, mas sim no cuidado com o ser humano.Essa realidade, pode ser ilustrada no filme cobaias em que a sífilis vira surto nos EUA, onde um grupo de afrodescendentes recebem tratamento medico sem saber que tudo naos passava de um experimento humano. Dessa forma, é possível destacar que, na tentativa de “abafar” a situação sobre uma possível epidemia para que não haja panico, as pessoas são submetidas a essa situação atingindo principalmente classes mais baixas e negros.
A posteriori, é válido ressaltar também, que o ser humano e movido por emoções como o medo.Com o surgimento de doenças que se espalham rapidamente desperta no individuo um “instinto de sobrevivência” em que, leva-o a prática de ações como o estoque de alimentos, disputa por medicamentos entre outros. Tal fato, pode ser explicado pelo sociólogo max weber em que seus estudos sobre as ações sociais o levaram a teoria de ação afetiva, conduta essa orientada por sentimentos motivadores sejam positivos ou negativos. Seguindo essa teoria, nota-se que os indivíduos tornam-se irracionais e executam atitudes que geram histeria e caos.
Convém, dessa forma, ao ministério da saúde em uníssono com veículos de publicidade, por intermédio de cartilhas informacionais e propagandas para todos os públicos, instruir sobre a forma de contágio e os cuidados que devem ser tomados, a fim de que tranquilize a população.Ademais, cabe ao governo em parceria público privado, a garantia do saneamento básico universal de qualidade, mediante a tratamento de esgoto e campanhas de desinfestação em regiões precárias, com o fito de, além da melhoria da qualidade de vida das pessoas, evite difusão de doenças.
Nicoli
Você escreveu bem, porém Marx Weber é nome próprio e deve ser sempre em letra maiúsculas, quando usar siglas EUA ppr exemplo escreva o significado, seu posicionamento ficou marcado na introdução, tu foi coerente sem se perder do tema, usou variedade de conectivos e pontuou nas competências, tem bagagem sociocultural, só faço uma observação ser um texto de 30 linhas, os desenvolvimentos devem ter o mesmo tamanho. Você seguiu os critérios exigidos para a redação do enem:
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Não darei uma nota por não ser apta à isso. Continue assim !
Beatriz1244
Olá, eu gostei muito do seu texto, foi bem coerente e possui várias citações e fortes argumentos, mas em algumas partes onde você citou filósofos, poderia ter organizado melhor as palavras porque ficou um pouco confuso. Sua conclusão ficou ótima também, contendo todos os elementos da proposta de intervenção. Continue assim.
Maria Evelyn liberal da Silva
Boa noite Vitoria, vamos lá!
Primeiramente parabéns pelo seu texto, gostei das suas citações e dos seus argumentos…. porém, em alguns pontos, ficou um pouco confuso, e tem palavras erradas que provavelmente foi da digitação!
Na sua introdução, vc contextualizou e ficou um pouco confuso, mas vc colocou sua tese e deu para entender muito bem.
Podemos deixar assim…..
No século XX, a gripe espanhola foi uma epidemia causada pelo vírus influenza, era o ultimo ano da 2º Guerra Mundial e os soldados nas trincheiras e dos hospitais espalharam a doença rapidamente.Assim sendo, atualmente esses surtos epidemiológicos voltaram a repercutir sobre a população. Por essa razão, a sociedade encontra entraves no que se refere á histeria coletiva. Tal problema de saúde publica deve ser minimizado, ora pela divulgação da informação sobre doenças infectocontagiosas, ora pela promoção da universalização sanitária.
Obs: espero ter ajudado!
Continue praticando e terá sucesso, vc tem uma boa escrita e um bom repertório!!! Bons estudos!