O cuidado com a saúde sempre foi uma questão primordial em todo o globo. No entanto, atualmente, o Brasil tem evidenciado ainda mais a importância da precaução pois doenças já erradicadas, retornaram epidemicamente, a exemplo, o sarampo. Visto que, a população deixou de preocupar-se com a prevenção, por meio da vacinação, por crer erradamente, que já não se fazia necessário. O déficit nas informações contribuiram para isso.
Ademais, é evidente que no que tange a prevenção e extinção de epidemias, os programas de vacinação são eficazes. Um exemplo disso, foi por volta de 1968, quando o próprio sarampo protagonizou o aumento de da taxa de mortalidade, em crianças de até um ano de idade. A doença abrandou-se, pois as campanhas de vacinação intensiva, protegeram a população da mesma. Neste quesito, em momentos de surto, o medo instalado na sociedade contribui para que as vacinas tenham uma maior procura, o que não acontece quando a doença não está mais em evidência, causando a volta da epidemia.
Além disso, em momentos de pandemia, a preocupação social maior é em apenas reduzir o número de contaminados e pondo a margem, a importância de a sociedade compreender como a doença pode ser evitada. O que ocasiona a crença de que vacinarse seria desnecessário pois, inocentemente, acredita-se que o vírus da doença não existe mais.
Por fim, é mister que o governo Federal em conjunto com o ministério de comunicações, invistam em campanhas publicitárias visando expor a importância da vacinação. E também, em um projeto social de saúde com o ministério responsável, por meio do SUS, disponibilizando a população consultas periódicas que incluam, obrigatoriamente, a análise dos cartões de vacina para, se necessário, os por em dia. Para que assim, todos estejam protegidos e consequentemente evitando o retorno de epidemias antigas.
Nathalya Beatriz
Sua redação tem potencial,no entanto é necessário vc dar atenção à gramática, a começar por algumas palavras escritas erradas como “vacinarse” onde o correto é “vacinar-se”,visando o emprego correto da vírgula (pois em inúmeras partes do texto vc a utilizou erroneamente),focando nas concordâncias verbais e fazendo a correção de alguns erros na utilização de preposições como “de” “da”.Outra coisa é que seria interessante vc fazer o uso de alusões sociológicas ou de pessoas que tenham propriedade no assunto e tenham dito algo que se encaixa na problemática,além de que é importante expor dados (percentuais,estatíticos..) para que seus argumentos sejam bem sustentados.E por fim,na conclusão dê ênfase na estrutura que a proposta de intervenção deve ter,que consiste no esclarecimento de cinco aspectos: ação,agente da ação,modo/meio com que a ação será realizada,finalidade da ação e detalhamento.E isso deve ser aplicado à risca em todas as propostas que vc citar.
gel_1505
sua redação e muito boa!
mais precisar revisar com mais atenção a gramatica, principalmente o uso das virgulas e das palavras também pois tem palavras erradas.
um ponto que acho muito importante quando se termina uma redação e você mesmo tentar fazer a correção dela para ver se não esta nada errado.
mclarabs
Amei sua redação, mas devo também concordar com os comentarios acima, atenção a gramatica! Acredito que talvez seja na hora de digitar e vir algo errado, é normal, mas se atentar a isso é importante na hora da escrita. Gostei muito do seu modo de escrever e das palavras que usou, mas não precisa usar muitas palavras dificieis. Porém está muito boa mesmo!!!
Sara Suzany
Olá tudo bem? Você tem potencial, só precisa treinar algumas competências. Na competência 1 que avalia gramática e domínio da norma culta tenha cuidado com a ortografia e excesso de vírgulas, algumas palavras não são legais de você usar como “atualmente” vi isso em alguma aula não lembro a referência mas procura usar outros termos. Sugiro que você utilize o conectivo “Ademais” no segundo paragrafo de desenvolvimento porque ele dá uma ideia de continuidade de uma ideia (pode usar depois de um ponto de continuação também), eu gosto de usar “primordialmente”.
“contribui para que as vacinas tenham uma maior procura, o que não acontece quando a doença não está mais em evidência” tenta procurar dados pra dar um UP no argumento vai ajudar muito, você poderia ter feito uma analogia por exemplo com a revolta da vacina em 1904.
“o ministério responsável, por meio do SUS” Ministério da Saúde (MS).
Espero que ajude ;)
juliadgf
Seria interessante na introdução ampliar seu conceito de mundo, por exemplo; No filme x, ou na noticía x as epidemias antigas……….. (de modo que se relacione com o tema do texto sem que atrapalhe a coesão.)
Organize melhor a sua Introdução, pois algumas frases atrapalharam a coesão do texto, preste mais atenção nisso.
No desenvolvimento cuidado com a repetição de palavras, ex: é vidente que no que….
Notei que você praticou um pouco os conectivos do texto, isso é bom, visto que ter hábilidade em manuseá-las valem pontos.
Continue praticando, que conseguirá uma boa nota.
mateusfg7
A redação está ótima, porém é como os comentários acima disseram, ficar mais atento a gramática (acredito eu que seja pelo corretor na hora de postar) e não precisa usar muitas palavras difíceis na redação, mas claro que se pode usar. Pode também diminuir os parágrafos, mas de resto sua redação tem muito potencial e está muito boa.
KALINE
Concordo com o primeiro corretor, faltou um pouco mais de atenção à gramatica e uso de pontuação. Um detalhe também é ser o mais claro possível, não precisa tanto de palavras difíceis para que sua redação seja levada a sério. Tente fazer parágrafos mais curtos para que não fuja sua ideia. Gostei muito do tema abordado.
Mandrake03
Gostei da redação, mas sentir que você pecou um pouco no domínio da norma padrão, coisas bobas mas que comprometeria sua nota, e também faltou alguns fatos históricos sobre o tema prescrito. achei o D2 um pouco confuso. e na conclusão tenta colocar mais de um agente. use também alguns conectivos pois ajuda a dar mais coerência no seu texto