Epidemia da depressão

  • 1

           Na mais nova animação criada pelos estúdios da Pixar, “Soul”, a temática retrata questões sobre propósito de vida e alcance da felicidade. No filme há a representação de personagens que se distanciaram da vida e se perderam em seus próprios sentimentos, caracterizados por criaturas confusas e solitárias. Tal descrição pode ser associada de forma metafórica à sensação de indivíduos acometidos por doenças mentais como a depressão, ansiedade e bipolaridade, transtornos cada vez mais comuns atualmente.

            Em primeiro plano, Michael Foucalt em sua tese acerca da “Microfísica do Poder” afirma que a sociedade é dividida em micro-esferas sociais, que a influenciam como um todo. A internet, uma das esferas caracterizadas por Foucalt, é uma tecnologia de grande popularidade nos dias atuais e que traz uma série de impactos aos seus usuários. Embora conhecida por inúmeros benefícios e facilidades, as redes digitais podem funcionar como verdadeiras “máscaras sociais”, criando uma ilusão de perfeição, o que ocasiona em uma exaltante busca pelo ideal imposto em tais mídias – forte agravante da epidemia de doenças mentais que se alastra na sociedade.

            Ademais, há uma forte desinformação da população acerca de tais doenças, e muitos ainda a tratam como frescura, diminuindo seu valor e desprezando o diagnóstico. Além disso, a consulta de médicos psiquiatras é encarada como um tabu por grande parte da sociedade, que os taxam como “médicos de loucos” e recusam a consulta, que deveria ser considerada comum, assim como qualquer outro profissional da saúde.

           Diante de tal cenário, é evidente que o estigma de doenças mentais deve ser revertido para que tais enfermidades sejam tratadas por seu devido valor. Para tal fim, o Ministério da Educação deve promover palestras e aulas nas escolas que expliquem aos estudantes o real impacto das doenças mentais. Ademais, o Ministério da Saúde deve realizar campanhas que desesteriotipem a psiquiatria e incentivem práticas de cuidado com a saúde mental. Ainda, a sociedade civil deve se mobilizar para ressignificar a função das redes sociais e transforma-las em ambientes menos tóxicos. Dessa forma, a sociedade caminhará para um fim próximo dessa gigantesca epidemia.

(na correção, vocês podem colocar nota seguindo os critérios do enem? Por favor!)

Compartilhar

6 Correções

  1. INTRODUÇÃO:
    ▪︎Na mais nova animação criada pelos estúdios da Pixar, “Soul”, a temática retrata questões sobre propósito de vida e alcance da felicidade. No filme há a representação de personagens que se distanciaram da vida e se perderam em seus próprios sentimentos, caracterizados por criaturas confusas e solitárias. Tal descrição pode ser associada de forma metafórica à sensação de indivíduos acometidos por doenças mentais como a depressão, ansiedade e bipolaridade, transtornos cada vez mais comuns atualmente.

    OBS:
    ▪︎Ausência de vírgula depois de (no filme).
    ▪︎Não consegui identificar sua tese. Tenta ser mais clara na próxima.

    DESENVOLVIMENTO 1:
    ▪︎ Em primeiro plano, Michael Foucalt em sua tese acerca da “Microfísica do Poder” afirma que a sociedade é dividida em micro-esferas sociais, que a influenciam como um todo. A internet, uma das esferas caracterizadas por Foucalt, é uma tecnologia de grande popularidade nos dias atuais e que traz uma série de impactos aos seus usuários. Embora conhecida por inúmeros benefícios e facilidades, as redes digitais podem funcionar como verdadeiras “máscaras sociais”, criando uma ilusão de perfeição, o que ocasiona em uma exaltante busca pelo ideal imposto em tais mídias – forte agravante da epidemia de doenças mentais que se alastra na sociedade.

    OBS:
    ▪︎Excelente argumentação. Pena que não tem haver com o tema Epidemia da Depressão, perceba que o parágrafo todo você fala sobre doenças mentais e não fala nada da Depressão que é foco do tema. Afetou a competência 2 e 3.

    DESENVOLVIMENTO 2:
    ▪︎Ademais, há uma forte desinformação da população acerca de tais doenças, e muitos ainda a tratam como frescura, diminuindo seu valor e desprezando o diagnóstico. Além disso, a consulta de médicos psiquiatras é encarada como um tabu por grande parte da sociedade, que os taxam como “médicos de loucos” e recusam a consulta, que deveria ser considerada comum, assim como qualquer outro profissional da saúde.

    OBS:
    ▪︎(acerca de tais doenças) que doenças? Se o tema só pede uma que a depressão.
    ▪︎Equívoco de vírgula depois de (consulta).
    ▪︎Argumentou pouco.
    ▪︎Poderia ter feito outro período de argumentado.

    CONCLUSÃO:
    ▪︎Diante de tal cenário, é evidente que o estigma de doenças mentais deve ser revertido para que tais enfermidades sejam tratadas por seu devido valor. Para tal fim, o Ministério da Educação deve promover palestras e aulas nas escolas que expliquem aos estudantes o real impacto das doenças mentais. Ademais, o Ministério da Saúde deve realizar campanhas que desesteriotipem a psiquiatria e incentivem práticas de cuidado com a saúde mental. Ainda, a sociedade civil deve se mobilizar para ressignificar a função das redes sociais e transforma-las em ambientes menos tóxicos. Dessa forma, a sociedade caminhará para um fim próximo dessa gigantesca epidemia.

    OBS:
    ▪︎Vem cá, o tema não é sobre “Epidemia da Depressão” ? Porque tu falou qque”o estigma de doenças mentais deve ser revertido ? Depressão é uma doença, mas não é doença mental. Isso afetou a competência 3.
    ▪︎Detalhe como seriam feitas essas palestras e aulas, quem iram comandar ? Que tipo de especialistas ?
    ▪︎Detalhe como seriam feitas essas campanhas.
    ▪︎Você colocou 3 soluções, mas todas estão muito vagas e a desejar.
    ▪︎Essas soluções deveriam ser voltadas às epidemias da Depressão, mas você focou para às doenças mentais.

    NOTA:
    C1: 200
    C2: 160
    C3: 160
    C4: 200
    C5: 160
    TOTAL: 880

    Muito cuidado com o que o tema pede, viu ? Não vá focar em outra coisa se não tiver dentro do tema. Uma dica que eu te dou é usar as palavras chaves do tema ao longo do seu texto. (Epidemias da Depressão) isso evita uma fuga parcial ou total. Se você tivesse feito isso, com certeza você tiraria acima de 920.

    • 1
  2. Olá! Achei incrível a contextualização na introdução, o uso da animação Soul foi muito bem pensado. O desenvolvimento juntamente com os argumentos, ficaram muito bons mesmo. Assim como as outras pessoas que corrigiram, senti falta de alguns agentes na conclusão. As ideias são ótimas, porém, procure desenvolver somente uma delas identificando bem agente/meio/a fim de … No mais, está muito bom mesmo. Continue a praticar!

    C1: 200
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 160

    • 1
  3. oiii, tudo bem?
    olha, eu sinceramente amei sua redação!! de verdade. A citação do filme se encaixou maravilhosamente bem na sua introdução, seus argumentos ficaram coesos, claros e de fácil entendimento, a única ressalva que eu gostaria de fazer é em relação à sua conclusão. Senti falta de alguns elementos básicos de uma proposta de intervenção, sendo eles o modo/meio, detalhamento e a finalidade. Portanto no meu ponto de vista, só haveriam penalidades na competência 5:
    C1: 200
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 160

    Espero ter ajudado de alguma forma!! Bons estudos!

    • 1
  4. Oii, como vai??

    A sua redação está INCRIVEL!!! de vdd eu adorei :) Introdução e desenvolvimento estão perfeitos, vc utilizou ideias de filme, defendeu seus argumentos e ainda conseguiu encaixar teses bem atuais. Porem na conclusão acho que vc apresentou ideias de mais, muitas maneiras de intervenção, e acredito que vc poderia ter focado em apenas uma…

    (não irei colocar nota pq em 1° eu nem sei quais são os critérios, e em 2° eu não tenho capacidade nenhuma pra fazer isso)

    espero que tenha te ajudado :)

    • 1
  5. C1: Domínio da língua portuguesa: Você deve mostrar que possui bons conhecimentos da língua portuguesa na modalidade formal. Nota: 160

    C2: Compreensão da proposta: Você deve demonstrar que compreendeu e definiu o recorte temático apresentado. Nota: 160

    C3: Organização e defesa: Você deve fazer um projeto de texto, que consiste em planejar o que vai ser escrito, que argumentos serão utilizados, o momento de apresentá-los. Nota: 160

    C4: Conhecimentos linguísticos e argumentação: Você deve entender bem os conectivos (conjunções, advérbios, locuções, preposições, etc.) e a função de cada um deles com certeza será proveitoso para deixar seu texto ainda mais coerente. Nota: 160

    C5: Proposta de intervenção: Você deve apresentar soluções para o que foi abordado, isso tudo tendo em conta aspectos como a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural. Nota: 140

    Nota final: 780, a nota é apenas simulação diante a minha opinião, para uma nota exata é necessário um profissional avaliar.

    • 0
  6. Gente, o tema da redação é “O estigma das doenças mentais”- o mesmo tema da redação do Enem 2020. “Epidemia da depressão” é só o meu título :).
    Percebi que ficou essa confusão em algumas correções… Desculpa aí
    Os textos motivadores eram acerca da saúde mental, redes sociais e a grande pergunta era como reverter esse estigma.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.