Nas últimas décadas, observou-se um crescimento na expectativa de vida no parâmetro mundial. Apesar das disparidades notórias entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos com relação a longevidade, essa tendência reflete as consequências positivas dos avanços confirmados nas áreas de saúde. Conquanto, tal cenário implicou o aumento de pessoas idosas, sendo necessário um proporcional investimento em políticas públicas.
Evidencia-se que as pirâmides etárias convergem para a estabilidade representada pelo 3º estágio, o qual a população economicamente ativa (PEA) é insuficiente para manter a aposentadoria dos idosos e, também, a estabilização econômica das Nações. Em razão disto, países, principalmente, industrializados empenham-se em reerguer os índices de natalidade favoráveis a renovação constante das gerações. Logo, com a perspectiva frequente de envelhecimento das sociedades elevando-se, as inovações robóticas são uma alternativa para preencher setores, reduzindo a necessidade de mão de obra , bem como auxiliar no progresso.
Ademais, os governantes globais preocupam-se diante do potencial impacto das taxas de envelhecimento sobre o desenvolvimento. Desse modo, áreas ligadas a economia serão prejudicadas a tentativa de reverter esse cenário, as autoridades buscam alterar a previdência social, sem contudo, garantir uma aposentadoria digna, serviços de saúde e mobilidade urbana capazes de proporcionar bem-estar ao cidadão. Além disso, os incentivos a imigrações, evidentes na Europa, devido um contingente elevado de idosos propícios a formulação de grupos de extremistas, os quais valem-se da xenofobia para justificar ações antidemocráticas.
Portanto, é necessário a tomada de uma decisão benéfica ao caráter socioeconômico por parte dos governantes. É imprescindível estabelecer uma proposta legislativa capaz de assegurar uma vivência tranquila as pessoas idosas, as quais, já, contribuíram no passado para o desenvolvimento do país, sem prejudicar o setor econômico. Associado a isso, investir em políticas públicas na área da saúde, principalmente, para oferecer aos idosos na sociedade condições descentes, bem como utilizar os meios de comunicação para promover campanhas de incentivo à natalidade, reconfigurando a pirâmide etária. Assim, é possível, estabelecer equilíbrio entre progresso e envelhecimento com bem-estar.
EllenHarolene
A primeira coisa a ser comenta é estrutura do texto. No ENEM não caberia esse texto, e além do mais que existe mais parágrafos do que deveria. Deveria ser : Introdução, desenvolvimento 1 e 2 e conclusão. Acredito que algumas vezes você tenha rodeado e rodeado e chegado no mesmo lugar. Mas fora isso, a escrita/ortografia está impecável. O
IsabellaSilvaRocha
Boa noite!
Introdução muito bem feita! Seguiu a estrutura, muito bom.
NoD1, ” o qual a população economicamente ativa (PEA)”, quando você usa por extenso a primeira vez não é necessário usar a sigla, evite parênteses, se por ventura você venha a citar novamente essa palavra, pode usar a sigla e sem parêntese. ”Logo, com a perspectiva frequente de envelhecimento das sociedades elevaNDO-se, as inovações robóticas são uma alternativa para preencher setores, reduziNDO a necessidade de mão de obra , bem como auxiliar no progresso.”, CUIDADO COM O GERÚNDIO. BONS ARGUMENTOS!
No D2, sua argumentação é ótima, porém senti falta de uma intertextualidade, algum conhecimento de filosofia ou sociologia, cairiam muito bem.
Na conclusão, ”É imprescindível estabelecer uma proposta legislativa capaz de assegurar uma vivência tranquila as pessoas idosas, as quais, já, contribuíram no passado para o desenvolvimento do país, sem prejudicar o setor econômico”, como estabelecer uma vivência melhor? faltou o modo como aconteceria, ”Associado a isso, investir em políticas públicas na área da saúde, principalmente, para oferecer aos idosos na sociedade condições descentes, bem como utilizar os meios de comunicação para promover campanhas de incentivo à natalidade, reconfigurando a pirâmide etária”, novamente faltou o modo como irá acontecer sua solução, dê mais detalhes de como sua solução funcionará, cite órgãos efetivos, fez uma boa retomada e um bom fechamento.
PS: USE OUTRAS INTERTEXTUALIDADES, ESTRUTURA ORGANIZADA, BONS ARGUMENTOS, BOM USO DE CONECTIVOS, PROPOSTAS INTERESSANTES( NÃO SE ESQUEÇA DOS DETALHES DELAS) E CUIDADO COM O GERÚNDIO.
Nota: 780
Espero ter ajudado, continue praticando!