Um dos atuais problemas brasileiros são os desafios de envelhecer no país. Apesar de ter ocorrido em escala global, principalmente nos países desenvolvidos, o envelhecimento no Brasil foi tardio. Pois se enfrenta dificuldades em âmbitos econômicos, como preocupações em gastos públicos, e sociais, em preconceitos com idosos.
Em primeira instância, têm-se as questões como a aposentadoria e Saúde Pública. Por um lado a preocupação com a Previdência, pois existem muitos idosos para poucos contribuintes do INSS, como os trabalhadores informais, e deixa a desejar a necessidade dos idosos com os gastos a sua saúde. Além de hospitais públicos com médicos sem capacitação para tratar de pessoas acima de 60 anos. Concluindo-se, a negligência com essa parcela da população.
Ademais, a exclusão dos idosos com o mercado de trabalho e atividades em meios sociais. Porque já está popularizado o fato dos mais velhos, devido a sua grande maioria possuir imunidade baixa e quadro de doenças, ser considerado frágil. Porém, existem pessoas com 60 anos e condições físicas e mentais melhor que alguém com 20. Mas, não é levado em consideração e acabam isolando-os e criando seres frustrados e depressivos.
Portanto, está na Constituição o direito à Vida e ao bem-estar para todos. Faz-se necessário o governo junto ao Ministério da Saúde, atuar com um projeto de capacitação ‘’cuide do Idoso ‘’ oferecendo cursos técnicos e obrigatórios nas universidades, para todos os profissionais da saúde se especializar e poder cuidar e transmitir a importância da maior idade para toda a população. Consequentemente, preparar a sociedade para os atuais e futuros desafios da velhice.
Thiagoss
Ao ler sua redação é possível observar que você possui um bom conhecimento a respeito do tema, o que já eleva a pontuação e mostra sua capacidade de argumentação, uma vez que, você aponta vários exemplos, porém é necessário atentar-se aos erros gramaticais, quanto a pontuação (virgulas, acentos e a própria escrita das palavras) que é um fator extremamente importante no Enem. Como dica, seria legal você procurar as competências do Enem e como são avaliados os textos, para entender melhor a exigência em casa parte da redação, e a partir dai observar qual seu ponto mais fraco e treiná-lo.
Gabrielaa
senti que a introdução ficou um pouco solta para o desenvolvimento,você colocou muita informação fazendo o leitor ficar confuso em algumas linhas,tenta na próxima no último paragrafo você tentar resolver todos os problemas do tema abordado.
as suas ideias são boas, tenta só organizar,okay? boa tarde…Espero ter ajudado de alguma forma.
laraarielly16
estou sentindo falta de uma introdução que e onde irá apresentar sua tese o assunto que será relatado ao longo do texto;
este texto esta muto preso a informações ,ele esta parecendo um texto informativo não dissertativo .
o tema ,que esta sendo discutido também não esta explicito para o leitor;
pois o seu texto ta muito baseado em informações;
espero não ter dito nada de errado no seu ponto de vista de escritor se acha que errei em minha correção minhas sinceras desculpas.
Ariel_hsy
1° parágrafo: a introdução é interessante e tem um bom argumento, mas ficou um pouco confusa pela utilização indevida do ponto final.
2° parágrafo: os argumentos apresentados no segundo parágrafo são bons e coerentes e foram feitas bons correlatos entre a atual situação da aposentadoria brasileira e o envelhecimento populacional. Quase não há erros gramaticais, há apenas um ponto final utilizado inadequadamente na conclusão deste parágrafo.
3° parágrafo: os argumentos e idéias apresentadas neste parágrafo estão conflitantes e confusos. Faltou uma melhor organização e estruturação deste, principalmente no início porque passa a idéia de que é o mesmo parágrafo que o segundo, mesmo sendo outro.
4° parágrafo: precisa – se especificar: quem são os agentes desta ação? Quem iria dar estas aulas? Como seria feito? Seria pago ou gratuito?. A proposta de intervenção é boa, mas precisa de mais desenvolvimento.
I: 160
II: 120
III: 120
IV: 120
V: 160
Nota: 680
RosarlynyCosta
Gostei muito da sua redação. Mas atente-se a esses pontos:
– No penúltimo parágrafo, você disse sobre o problema que o idoso possui ao não conseguir vagas no mercado de trabalho. Todavia, na sua proposta de intervenção há apenas uma resolução dos problemas citados no texto que é o fato da saúde não ser efetivamente capacitada em pessoas com mais de 60 anos em hospitais públicos.
Então, é importante você quando for finalizar a redação você resolver todos os problemas ao longo citados.