Iniciante

Entrepostos na vacinação infantil no Brasil : Queda dos índices de vacinação.

  • 0

Louís Pasteur, químicos francês, revolucionou a biomedicina com suas descobertas em relação à microbiota e sua ação patógena em organismos humanos no século XIX. Seus feitos  propiciaram o desenvolvimento das vacininas, o que possibilitou longevidade, saúde e maior qualidade de vida á humanidade. Apesar dos benefícios, no Brasil hodierno, a imunização ativa enfrenta um cenário de resistência popular e negligência estatal, fazendo com que doenças outrora erradicadas retornem e prejudiquem  a homeostase dos brasileiros, especialmente os infantes. Com isso, faz se necessária uma intervenção.

Destarte, é importante citar a divulgação de noticias falsas através das mídias populares. Na obra “O Mundo Assombrado pelos Demônios”, o autor Carl Sagan discorre críticas aos meios de comunicação de massa, salientando seu uso de sensacionalismos para direcionar fatos, inúmeras vezes mentirosos. Transcorrendo para o âmbito nacional, tem se presente o movimento antivacinas, que emite e populariza pesquisas errôneas, que atribuem o desenvolvimento de síndromes e patologias à aplicação das vacinas em crianças. Dessa forma, geram medo e desconfiança nos pais, que deixam de cumprir com os calendários de imunização infantil. Em consequência disso, moléstias como o Sarampo se tornam ativas novamente dentre os cidadãos.

Além disso, outro fator que contribuí para o problema é a infraestrutura inadequada dos postos de saúde, locais de aplicação das vacinas. De acordo com dados obtidos via lei de acesso à informação, veiculados pelo jornal GloboNews, em 2018, cerca de 2000 Unidades Básicas de Saúde (UBS) estavam inoperantes no País, seja pela insuficiência de verba, profissionais ou insumos, tais como as vacinas. Esse fenômeno demonstra a precarização da saúde pública, refletindo na queda dos índices de imunização infantil. Desse modo, desenvolve-se uma sociedade frágil, suscetível á diversas doenças virais e bacterianas, com possíveis altas taxas de mortalidade.

Em virtude dos fatos apresentados, pode-se relacionar a disseminação de inverdades e a ausência de uma estrutura sanitária eficiente como condicionantes das quedas nos índices de vacinação infantil no Brasil. Por conseguinte, cabe ao Ministério Público disponibilizar, nas redes sociais, um canal para denúncias de notícias antivacinas, diminuindo sua circulação. Ademais, é de suma importância que a União, em associação com o corpo civil, fiscalizem, por meio dos portais de transparência e também fisicamente, a situação das Unidades Básicas de Saúde e seu suprimento de materiais, tal como o fornecimento correto das vacinas. Essas medidas em conjunto irão atenuar a problemática, conferindo acesso aos direitos coletivos à saúde, previstos na Constituição Federal do pais.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá! Boa tarde! Li a sua redação e vim dar o feedback.
    Você tem um grande conhecimento da linguagem formal e sabe bem todos os requisitos que se é pedido na redação.
    A sua contextualização enriquece muito a sua tese, a sua citação é muito bem colacada.
    Sua argumentação nos desenvolvimentos está muito boa também.
    Você comeu alguns deslizes, muito comuns com a acentuação e algumas pontuação, mas nada que um pouco mais de atenção não vá resolver.
    Parabéns! Sucesso!

    • 1
  2. Perceptivel seu domínio da linguagem formal e da proposta de texto dissertativo-argumentativo. Tendo feito sua contextualização citando um famoso filósofo e logo em seguida apresentar sua tese. Além, de utlizar dados consistentes , o que fortaleceu sua argumentação diante da problemática. Por fim , desenvolveu uma boa intervenção, com agente, finalidade e tal.
    MUITO BOA REDAÇÃO !

    • 1
  3. Oii,sou uma aluna como você, e tento ajudar aos outros expondo críticas construtivas .Entretanto, vou colocar em tópicos o que poderia receber mais atenção para melhorar ainda mais o seu texto.
    .Bom,ao longo do texto, eu senti alguns desvios de acentuação gráfica,e é importante ficar sempre ligada nessas coisinhas básicas,porque os corretores tiram pontos na competência 1 por isso.
    .Eu senti falta de uma vírgula no segundo parágrafo.E acho que você deveria inverter, mudar de posição, duas palavras,são elas: “ativas” e “novamente”.
    Ex:”…moléstias como o sarampo,se tornaram novamente ativas dentre os cidadãos…”.
    . Também no segundo parágrafo, acho que você poderia passar o verbo “tornar” que está no presente do indicativo,para o pretérito perfeito do indicativo,assim ficaria “tornaram”.(já fiz a mudança logo acima).
    E é isso, vc disserta, e argumenta muito bem.Acho que os seus argumentos são consistentes e bons, e a sua proposta de intervenção está divina.De verdade,continue escrevendo, vc está no caminho certo!

    • 1
  4. Considerei abuso onuso de termos para explicitar conhecimento do vocabulário.
    Sobre os postos de saúde, o que representa 2mil unidades frente ao cenário global? O Brasil é referência mundial em imunização e um dos poucos países que oferece gratuitamente. Ao tema central não vi proposta para resolver o problema, a queda nos índices ocorre por que? Pela indisponibilidade ou pela volta do medo de vacina os filhos?

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.