Entre a saúde e o preconceito o problema da obesidade e sobrepeso no Brasil ( coloquem nota pfv )

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O filme “Dumplin”, original Netflix, aborda a história de Willowdean, uma jovem que é vítima de ataques gordofóbicos por sua própria mãe. A princípio os comentários pejorativos não a atingem mas no decorrer da trama a personagem revela mágoa causada pela falta de aprovação. Fora das telas, é fato que a realidade de vários indivíduos é a mesma de Willowdean, visto que, a sociedade impõe padrões inalcansaveis, intensificando o preconceito e dando espaço para distúrbios alimentares. Dessa maneira, é evidente que a problemática se desenvolve não só devido a insuficiência Legislativa mas também a invisibilidade midiática diante desse quadro alarmante.

Em primeiro plano, é lícito postular medidas governamentais para combater a discriminação que atinge, de forma progressiva, pessoas com sobrepeso no país. De acordo com o site de notícias Exame.com cerca de 65% dos executivos preferem não contratar pessoas obesas, tal fato evidencia o quão a sociedade brasileira é preconceituosa. O estereótipo de má saúde e incapacidade dificulta a introdução desses indivíduos no mercado de trabalho. Nesse sentido, devido a baixa operação das autoridades a cultura gordofóbica condecora com o mal-estar do corpo social, reprimindo grande parcela dos cidadãos que não são representados ou possuem respeito. Desse modo, faz necessário a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.

Outrossim, a nebulosidade midiática também pode ser apontada como promotora dessa problemática. Na perspectiva do filósofo Nicolau Maquiavel, poucos veem o que somos, mas todos veem o que aparentamos. Em analogia a esse fato, é notório que a idealização do corpo perfeito é mais relevante para a mídia do que as “imperfeições” de um corpo real, assim promovendo a incessante busca pela beleza e distúrbios alimentares, como deixar de ingerir alimentos para alcançar os padrões físicos aceitos na sociedade. Dessa forma quem possui sobrepeso se vê cada vez mais excluído, isso reflete principalmente na autoestima, causando isolamento social e sintomas depressivos. Destarte, ao enxergar a permanência do entrave, compreende-se, inegavelmente, a existência de uma conduta passiva e ineficaz praticada pelo cidadão brasileiro.

Diante do exposto, são necessárias medidas capazes de mitigar esse quadro alarmante. Para tanto, cabe ao Estado – principal promotor de harmonia social – criar um projeto de lei entregue à Câmara dos deputados, que vise inibir a discriminação causada as pessoas com sobrepeso no país, por meio de multas que favoreçam a vítima e conscientize o intolerante, com o objetivo de minimizar esse ato hostil, para que esses cidadãos tenham respeito e um lugar digno na sociedade. Em consonância, a Mídia, deve inserir maior representatividade e informações relevantes acerca da gordofobia, de modo a formar cidadãos mais tolerantes e conhecedores da realidade em que estão inseridos. Assim pode-se-á minimizar o impacto nocivo do preconceito da obesidade e sobrepeso no Brasil.

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5 Correções

  1. Oii,

    C1: Domínio da norma culta – 120
    Problemas com o uso da vírgula na introdução (3), grafia inadequada “Inalcançáveis“, crase no 1º argumento “devido À baixa” e algumas palavras soltas no decorrer do texto exemplo “ponto final” no 2º parágrafo.

    C2: Seguir o tema proposto e uso de conhecimentos prévios – 160
    Teve uma linha argumentativa, seguiu o tema proposto mas na questão do tipo textual acabou cometendo um deslize no 2º parágrafo, pois ao remeter a ideia de Maquiavel acabou usando a primeira pessoa.

    C3: Qualidade da argumentação – 200
    A argumentação num todo ficou boa, apenas em uma parte citaria o nome das doenças e não apenas falar que é um problema da pessoa ficar sem comer.

    C4: Coesão textual – 160
    Teve problemas no decorrer do texto com alguns períodos confusos ou com palavras soltas e desconexas, principalmente no 2º parágrafo

    C5: Qualidade da proposta de solução – 160
    Apresentou ou 5 elementos, mas acabou que não retomou a problemática e os pontos principais para solucioná-la , apenas colocou a solução e ponto.

    -> 800, espero ter ajudado!

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  2. 1. Ola, primeiramente lembrando que sou apenas uma estudante irei tentar ajudar-te
    .
    .
    INTRODUÇÃO. sua introdução esta ótima, possui repertorio e conexão entre o filme e a realidade brasileira, oque faz com que sua redação esta muito coerente.
    Desenvolvimento. Seus desenvolvimentos também estão ótimos, tem coerência, tem repertorio e uso correto dos conectivos parabéns
    sua conclusão atende todos os requisitos
    .
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    . Nota 900

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  3. c1: domínio da norma culta da língua portuguesa – 140
    possui domínio mediano, com alguns problemas com o uso da vírgula
    c2: Seguir o tema proposto e uso de conhecimentos prévios – 160
    usou primeira pessoa mas seguiu o tema proposto
    c3:Qualidade da argumentação – 160
    Argumentação muito boa
    c4:Coesão textual – 160
    c5:Qualidade da proposta de solução – 200
    apresentou os 5 elementos: agente, detalhamento, meio/modo, ação e a finalidade
    nota:820

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  4. Olá, sou iniciante, mas espero te ajudar.

    C1: 160
    Alguns desvios.

    C2: 160
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    C3: 200
    .
    C4: 160
    .
    C5: 200
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    total: 880

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  5. 1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa
    160 – Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.

    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto
    160 – Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão, porém acabou cometendo um erro usando a primeira pessoa.

    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    160 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.

    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    160 – Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

    5. Respeito aos direitos humanos
    120 – Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada com a discussão desenvolvida no texto.

    total: 760

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