Entraves e possíveis ações de redução da mortalidade infantil no século XXI (ENEM)

  • 0

ㅤGraças aos benefícios trazidos pela revolução industrial, a expectativa de vida na Inglaterra aumentou consideravelmente, reduzindo a mortalidade infantil no país. Mesmo com as melhorias trazidas pela tecnologia industrial, a morte de crianças ainda configura-se como um problema. Assim, pode-se afirmar que a má alimentação e a falta de acesso à hospitais , agravam o problema.

ㅤㅤDiante desse cenário, é importante ressaltar que a letalidade infantil se reflete, em grande parte, na má alimentação de crianças. Comprovando essa ideia, segundo o Ministério da Saúde, um terço das crianças de 5 a 9 anos está com excesso de peso. Tal cenário aumenta o número de pessoas com diabetes, hipertensão e outras doenças associadas à dietas alimentares não saudáveis.

ㅤㅤOutro ponto relevante quanto a essa temática é a falta de acesso à tratamentos de saúde e hospitais. Nesse sentido, mesmo a saúde sendo um direito constitucional brasileiro, o país ainda apresenta falta de postos de saúde , principalmente em regiões periféricas , prejudicando campanhas de vacinação e atrasando o atendimento médico à crianças. Dessa maneira, a baixa quantidade de hospitais acaba por aumentar os índices de mortandade infantil.

ㅤㅤInfere-se , portanto , que a mortalidade infantil é um problema e merece uma solução. É mister que os governos , em parceria com empresas privadas, atuem de maneira a divulgar dietas alimentares saudáveis , apresentando suas vantagens principalmente para a manutenção do bem-estar infantil com a finalidade de reduzir problemas de saúde associados à má alimentação. Além disso, vê-se necessário que ocorra uma redução de impostos nos setores de saúde, visando aumentar a concorrência entre os hospitais, ampliando o número de postos de saúde e barateando os custos do atendimento médico, levando ao abaixamento de óbitos de crianças.

 

Compartilhar

3 Correções

  1. COMPETÊNCIA 1=160

    “Assim, pode-se afirmar que a má alimentação e a falta de acesso à hospitais , agravam o problema.”

    – Não separa sujeito do verbo por vírgula, e você fez isso ao colocar a vírgula depois de hospitais,pois o sujeito é “a má alimentação e falta de acesso à hospitais” e o verbo é “agravam.”

    “Comprovando essa ideia, segundo o Ministério da Saúde, um terço das crianças de 5 a 9 anos está com excesso de peso.”

    – O verbo está deveria ser no plural,pois se refere ao substantivo crianças que está no plural.

    COMPETÊNCIA 2=160

    No seu primeiro desenvolvimento conseguiu ligar bem o seu repertório com seus argumentos. Mas no segundo desenvolvimento não vi você usando algum repertório para embassar seu argumento. Seria muito se você usasse alguma estatística sobre a falta de postos de saúde ou usar alguma outra coisa para fortalecer mais o que você disse.

    COMPETÊNCIA 3= 120

    Acho que você deixou a desejar quando selencionou suas ideias,não organizou elas muito bem.
    Você poderia argumentar mais no seu primeiro desenvolvimento,dando mais ênfase e não só falando que as pessoas desenvolvem doenças por causa de dietas alimentares não saudáveis.
    Você poderia explicar que dietas são essas,poderia deixar mais claro que às pessoas se refere às crianças,pois é delas que o tema fala.

    COMPETÊNCIA 4=200

    Não vi muitas repetições e você usou os conectivos muito bem.

    COMPETÊNCIA 5=120

    “É mister que os governos , em parceria com empresas privadas,(agentes) atuem de maneira a divulgar dietas alimentares saudáveis(ação), apresentando suas vantagens principalmente para a manutenção do bem-estar infantil com a finalidade de reduzir problemas de saúde associados à má alimentação.(finalidade) Além disso, vê-se necessário que ocorra uma redução de impostos nos setores de saúde(ação), visando aumentar a concorrência entre os hospitais, ampliando o número de postos de saúde e barateando os custos do atendimento médico, levando ao abaixamento de óbitos de crianças.”(finalidade). Aonde está o meio ou modo e o detalhamento?

    Lembre-se sempre a proposta de redação deve estar completa.

    TOTAL=760!!

    • 1
  2. Oi

    Gostei da sua redação
    Erros gramaticais e de escrita eu desconsiderei por conta do fato da redacao ser online
    Lembre se que a temática do Enem se passa no Brasil e por isso no inicio do texto ao aludir somente a Inglaterra eu considero que houve um erro.

    Na sua proposta, faltou o modo/meio e isso pode levar a perda de pontos

    É isso continue escrevendo ✍️

    • 1
  3. Bom, gostei bastante do seu texto, soube defender a tese até o final, boa intenção na proposta de intervenção onde você fala em diminuir os impostos ao invés de aumenta-los, isso é um diferencial do que a gente vem vivendo atualmente no Brasil(no entanto poderia especificar melhor, você fala dos hospitais, mas esquece de citar se são os públicos ou os privados, e como a diminuição de impostos ajudaria na concorrência), os parágrafos bem agrupados e citações interessantes especificadamente. Em relação em divulgações de dieta, acho que poderia ter incluído a educação nisso, já que educação é um dos principais pilares da vida, ou seja, a citação dessas dietas em escolas infantis para que venha se agravando desde cedo na vida do cidadão. Bom isso foi a minha correção, talvez eu esteja errado, espero ter ajudado em alguma coisa, desculpa qualquer coisa e é isto.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.