O filme ‘’Rio’’ retrata o contrabando de animais presente no Brasil por meio de uma animação voltada ao público infanto-juvenil. Analogamente à ficção, tem-se que a realidade de espécies presentes na fauna brasileira se assemelha à trama, uma vez que a conscientização do povo se faz necessária diante das problemáticas do tráfico animal. Assim, há obstáculos em meio ao combate do contrabando de espécies, como a morte dos animais após a retirada de seu habitat — causada pela dificuldade de desenvolvimento —, e a valorização dos lucros acima do sofrimento provocado.
Inicialmente, distingue-se, em virtude dos entraves do contexto a ser analisado, a morte dos animais após a retirada de seu habitat. Nesse sentido, segundo o filósofo Arthur Schopenhauer, quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem. Nessa perspectiva, percebe-se que a crueldade se faz presente na retirada de uma espécie de seu determinado habitat, detendo o crescimento saudável devido ao desequilíbrio ambiental, visto que os animais possuem relações diretas ou indiretas um com os outros, sendo um exemplo disso o equilíbrio ecológico em dependência da cadeia alimentar. Sendo assim, esse fator resulta em, não somente no dano das espécies livres, como também naquelas que foram vítimas do comércio ilegal de animais, as quais perdem sua liberdade, e em casos extremos, a vida.
Outrossim, torna-se notório o sofrimento dos animais diante do contrabando afim de receber lucros com o tráfico. Assim, de acordo com Karl Marx, o capitalismo priorizaria lucros em detrimento de valores. Com base na visão desse sociólogo, infere-se que o capital gerado por essa prática ilegal recebe maior valorização, enriquecendo os traficantes e estimulando o aumento gradativo do contrabando de espécies, um alerta aos riscos à vida desses animais. Tal como mencionado pelo site G1, o tráfico de animais tornou-se a terceira atividade mais lucrativa do mundo, sendo o reflexo de que o sofrimento das espécies se faz insignificante ao ser comparado ao lucro que elas geram, revogando o bem-estar e segurança dos animais. À vista disso, o capitalismo origina grandes entraves ao desenvolvimento da fauna brasileira, a qual vem perdendo suas riquezas gradativamente, resultado do tráfico de animais.
Portanto, é imprescindível que medidas sejam feitas para a dissolução das situações precárias em que os animais são submetidos. Para tal, o Estado deve, por meio da criação de um órgão fiscalizador, supervisionar as atividades que ocorrem dentro da fauna brasileira. Nesse sentido, será possível ter o controle de ações suspeitas, além de proporcionar assistência às vítimas desse crime, visando a liberdade e o bem-estar dos animais, gerando uma multas severas àqueles que romperem com as leis. Por via dessas soluções será possível combater os entraves do tráfico de animais, evitando o sofrimento e morte das espécies.
Avicii
Olá, Isaias!
Seguem algumas dicas, apontamentos de inadequações e pontos potitivos:
• Introdução
– Apresentou contextualização, relacionou com a temática, expôs a tese e colocou a apresentação dos argumentos, a estrutura ficou legal;
– O segundo período ficou confuso;
– “Infanto-juvenil” escrito errado, veja o novo Acordo ortográfico;
– Melhore a tese, problematize mais;
– Ótima contextualização.
• Desenvolvimento
– Apresentou tópico frasal, isso é execelente;
– Recurso sociocultural interessante, mas precisa melhorar a relação com a temática;
– É necessário que você melhore no uso da pontuação, sobretudo, as vírgulas;
– O desenvolvimento 2 ficou legal;
– Os tamanhos dos períodos estão aceitáveis;
– As conexões entre períodos ficara agradáveis.
• Conclusão
– Proposta inteventiva incompleta, lembre-se dos aspectos necessários para esse parágrafo: Agente, ação, meio e finalidade, juntamente ao detalhamento;
– “Estado”, esse termo é muito amplo, seja mais especifico;
– “Gerando uma multas”, reveja!
– O aspecto “meio/modo” não ficou legal;
– “Criação de um órgão fiscalizador”, já exite. É vinculado ao IBAMA.
Visão geral: texto coerente, bons argumentos de autoridade, mas tem que melhorar a relação com o tema. Ademais, precisa melhorar muito na competência 1 e 5. Evite usar gerúndio!
Enfim, espero que tenha te ajudado de alguma forma. Continue estudando, está no caminho certo! Abraço!!!
Qualquer dúvida mande mensagem, blz?
Na minha perspectiva sua nota por competência:
C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 200
C5: 140