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Entraves da alfabetização digital na terceira idade

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No início do século XXI, os idosos estão cada vez mais incluídos no mundo tecnológico, como observa-se no fato de que Maria Lúcia da Silva, 60 anos, é acompanhada por 15 mil pessoas nas redes. Nesse sentido, é comprovado que o uso da internet tem crescido por parte das pessoas de terceira idade, no entanto questiona-se até que ponto uma alfabetização digital superficial pode prejudicá-los. Assim, é imprescindível ressaltar o modo pelo qual a ausência de investimento estatal na educação computacional aos idosos tem possibilitado com que estes sejam enganados por fraudes on-line.

 

Em primeiro lugar, é perceptível que o direito à educação é previsto na Constituição Federal, porém não é devidamente realizado pelas autoridades governamentais brasileiras no concernente à alfabetização digital das pessoas de terceira idade. Sob essa perspectiva, é alarmante as informações levantadas pela pesquisa de Taiuani, terapeuta ocupacional e professora da Universidade Federal do Paraná, segundo a qual 24% dos idosos tem receio em utilizar as novas tecnologias e 40% destes afirmam ter receio em danificar o aparelho. Nesse sentido, nota-se que apesar de estarem adaptando-se às mudanças, como no caso de Maria, esta ainda ocorre superficialmente e poderia ser aprofundada pelo auxílio governamental.

Destarte, observa-se que os efeitos de um insuficiente investimento estatal na alfabetização digital dos idosos é que estes passam a correr o risco de caírem em armadilhas fraudulentas na web. Outrossim, dados do G1, portal de notícias, confirmam esta hipótese ao abordar a prisão de um homem que supostamente chefiou um grupo especializado em aplicar golpe contra idosos na internet. Por isso, não se deve subestimar a importância de uma educação computacional adequada aos anosos, o que por vezes ocorre por possuírem uma capacidade superficial, mas não suficiente, de utilizar as novas tecnologias.
Depreende-se, portanto, que as pessoas anosas precisam de auxílio para aprofundar seu conhecimento sobre o mundo tecnológico. Dessarte, cabe ao Poder Executivo o investimento de verbas públicas para a criação de cursos gratuitos que terão a finalidade de instruir os idosos quanto às tecnologias e à segurança na web. Dessa forma, o risco de fraudes será amenizado, e o receio em utilizar os novos aparelhos eletrônicos será atenuado entre as pessoas de terceira idade.

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1 Correção

  1. Entraves da alfabetização digital na terceira idade
    (1)No início do século XXI, os idosos estão cada vez mais incluídos no mundo tecnológico, como observa-se no fato de que (2)Maria Lúcia da Silva, 60 anos, é acompanhada por 15 mil pessoas nas redes. Nesse sentido, é comprovado que o uso da internet tem crescido por parte das pessoas de terceira idade, no entanto (3) questiona-se até que ponto uma alfabetização digital superficial pode prejudicá-los. Assim, é imprescindível ressaltar o modo pelo qual a (4) ausência de investimento estatal na educação computacional aos idosos tem possibilitado com que estes sejam enganados por fraudes (5) on-line.
    (1) FALTOU UM ELEMENTO INTRODUTÓRIO OU UM CONECTIVO ANTES DE “NO INÍCIO”.
    (2) QUEM É MARIA LÚCIA DE 60 ANOS???
    (3) ,NO ENTANTO, …
    (4) APRESENTOU A TESE E O ARGUMENTO, RECOMENDO UTILIZAR DOIS ARGUMENTOS.
    (5) ONLINE.
    INTRODUÇÃO BOA, COM OS ERROS QUE APRESENTEI.

    Em primeiro lugar, é perceptível que o direito à educação é previsto na Constituição Federal, porém não é devidamente realizado pelas autoridades governamentais brasileiras no concernente à alfabetização digital das pessoas de terceira idade. Sob essa perspectiva, é alarmante as informações levantadas pela pesquisa de Taiuani, terapeuta ocupacional e professora da Universidade Federal do Paraná, segundo a qual 24% dos idosos tem receio em utilizar as novas tecnologias e 40% destes afirmam ter receio em danificar o aparelho. Nesse sentido, nota-se que apesar de estarem adaptando-se às mudanças, como no caso de (1)Maria, esta ainda ocorre superficialmente e poderia ser aprofundada pelo auxílio governamental.
    (1) QUEM É MARIA???
    DESENVOLVIMENTO MUITO BOM, NÚMERO DE LINHAS MUITO BOM.

    (1)Destarte, observa-se que os efeitos de um insuficiente investimento estatal na alfabetização digital dos idosos é que estes passam a correr o risco de caírem em armadilhas fraudulentas na web. Outrossim, dados do G1, portal de notícias, confirmam esta hipótese ao abordar a prisão de um homem que supostamente chefiou um grupo especializado em aplicar golpe contra idosos na internet. Por isso, não se deve subestimar a importância de uma educação computacional adequada aos anosos, o que por vezes ocorre por possuírem uma capacidade superficial, mas não suficiente, de utilizar as novas tecnologias.
    (1) USO DE CONECTIVO ERRADO, ESSE CONECTIVO É DE CONCLUSÃO, VOCÊ INICIOU COM “EM PRIMEIRO LUGAR”, OBRIGATORIAMENTE DEVE INICIAR COM “EM SEGUNDO LUGAR”.

    Depreende-se, portanto, que as pessoas anosas precisam de auxílio para aprofundar seu conhecimento sobre o mundo tecnológico. Dessarte, cabe ao Poder Executivo o investimento de verbas públicas para a criação de cursos gratuitos que terão a finalidade de instruir os idosos quanto às tecnologias e à segurança na web. Dessa forma, o risco de fraudes será amenizado, e o receio em utilizar os novos aparelhos eletrônicos será atenuado entre as pessoas de terceira idade.
    CONCLUSÃO COMPLETA.

    C1: 160
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 120
    C5: 200
    880

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