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Ensino Técnico: desafios e impactos no Brasil

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Durante o governo do presidente Getúlio Vargas, o SENAC e o SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, respectivamente – foram criados, inaugurando a popularização da educação técnica no Brasil, que consiste na preparação para  o mercado de trabalho no nível médio de ensino. Com o passar dos anos, Institutos Federais e outras instituições foram criadas para difundir esse tipo de aprendizagem, entretanto, ele é negligenciado devido ao descaso governamental, reduzindo a oportunidade de muitos jovens.

 

A priori, é indubitável a deficiência de verbas para o ensino técnico no Brasil. Nesse sentido, a antropóloga Lilia Schwartz, em seu livro “Sobre o autoritarismo brasileiro”, demonstra que o Brasil é o país Latino-americano que menos investe em educação, e uma pesquisa do Nexo Jornal apontou que desde 2015 os Institutos Federais sofrem redução de verbas. Assim sendo, é visível a indiferença estatal diante do setor, representando uma ameaça à sua qualidade e continuidade.

 

Ademais, com esses crescente cortes, muitos jovens perdem a oportunidade de entrar no mercado de trabalho. Por conta das desigualdades históricas do país, poucas pessoas conseguem ser inseridas no Ensino Superior – geralmente ricos, como acontece desde o Período Colonial- e apenas 21% delas consegue se formar, segundo relatório da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico. O ensino técnico, portanto, torna-se o meio de inserção no ramo de trabalhos por ser mais acessível, e por isso a redução de verbas, que o precariza, restringe o alcance dele.

 

Em suma, medidas devem ser tomadas para melhorar o ensino técnico no país. Assim, o Ministério da Educação deve destinar mais verbas para a educação profissional, por meio da inserção na Lei de Diretrizes Orçamentárias, cujo teto mínimo deve ser definido de forma a atender a todas as demandas desse tipo de instrução. A medida terá como objetivo melhorar a qualidade do ensino técnico no Brasil, assim como a ampliação do alcance do mesmo.

 

A proposta e os textos motivadores que usei estão aqui: https://www.imaginie.com.br/temas/tema-de-redacao-ensino-tecnico-desafios-e-impactos-no-brasil/

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4 Correções

  1. Oooi
    Vou corrigir as competências de 40 em 40, modelo Enem

    Introdução ok, foram apontadas as teses que serão desenvolvidas, adorei a contextualização.
    Está faltando problematizar mais na sua argumentação, trabalhar melhor os argumentos socioculturais, e colocar mais “você” no parágrafo. Sua argumentação está mais informativa do que argumentativa, tente trabalhar melhor o problema, pois isso é mt cobrado.
    Na intervenção, fique atenta com os 5 elementos cobrados, seu detalhamento poderia ter sido melhor trabalhado, o que pode ocasionar em algum desconto na nota por um corretor “mala” kkkk
    Há poucos desvios gramaticais.

    C1- 160
    C2- 200
    C3- 160
    C4- 160
    C5- 160 (vou ser chato ksksks)

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  2. C1( Domínio da modalidade escrita formal): 180
    C2(Compreender a proposta de redação e aplicar conceito de várias áreas do conhecimento e desenvolver o tema na estrutura dissertativo-argumentativo): 200
    C3(Selecionar organizar e interpretar informações,fatos, e opiniões); 180
    C4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação:180
    C5(Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos):200
    NOTA:940

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  3. Boa noite, sua redação está muito boa e muiti bem estruturada. Então, vou dar algumas dicas do que eu acho que pode ser melhorado(lembrando que tbm sou estudante, então talvez não seja tao bom), na sua introdução eu senti falta da sua abordagem bem sucinta do que seria tratado nos parágrafos seguintes. Sua argumentação foi boa, mas precisa de mais marcas de autoria. Vi que você trouxe bastante informações que deixou seu texto ainda melhor, mas você poderia ter amarrado melhor esses dados a sua argumentação, pra ficar impecável sua argumentação. Na conclusão senti falta de um detalhamento melhor, o ideal é você responder as 4 perguntas da conclusão e sempre escolher uma para detalhar. Espero ter ajudado, bons estudos e sucesso!

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  4. BOA TARDE. Liviali19.

    OLHA, A SUA REDAÇÃO ESTÁ BEM ESTRUTURA, PARABÉNS.
    Logo no inicio percebi o uso de conectivos,isso é muito importante, a sua tese tese, está ampla e bem clara, meus parabéns.
    Você possui um bom conhecimento doa língua padrão portuguesa.
    A sua argumentação: É um tema muito bom, se você tivesse argumentado um pouco mais sem dúvida seria nota mil. Porém, os parágrafos estão ligados entre si, por meio dos contextos, isso é muito importante na hora que os corretores avaliam a sua redação.

    Conclusão: Retomada da tese e da argumentação. Porém achei um pouco vaga.
    Não encontrei a presença 3 e do 4 agente que no caso é o detalhamento claro da proposta e o resultado ( O QUE AQUELA AÇÃO TRARÁ DE BOM PARA A SOCIEDADE ….) Todavia, não ficou ruim a sua proposta , você citou uma ação excelente, o que faltou foi o detalhamento mais preciso.

    OBS: QUANTO MAIS DETALHADA FOR A SUA CONCLUSÃO ,MAIS PONTOS VOCÊ TEM CHANCE DE TIRAR NA COMPETÊNCIA 5.

    Correção por competência:
    competência I: demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita (180)

    competência II: compreensão da proposta de redação, a interdisciplinaridade e a adequação ao texto dissertativo-argumentativo. (200)

    Competência III: seleção, organização e interpretação de informações, fatos e opiniões sobre o tema em defesa de um ponto de vista. ( 200 )

    competência IV: destina a avaliar a capacidade de o participante demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. ( 180)

    competência V: Proposta de intervenção, respeitando os direitos humanos. ( 180 ) , Faltou apenas o detalhamento mais preciso.

    ESPERO TER AJUDADO, BOA NOITE :-D

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