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Ensino Remoto em um país desigual não existe!

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Atualmente com o isolamento social, devido à pandemia de COVID-19, alguns setores brasileiros estão enfrentando um enorme desafio: Adaptar-se e encontrar formas de superar está situação penosa. A área de educação, sem dúvidas, não teria como escapar dessa dificuldade.

Em março de 2020, estudantes deixaram de ter aula presencial como forma de prevenção ao novo coronavirus e, desde então, todos da rede de educação pensam como podemos ter um ensino escolar sem prejudicar a saúde e o desenvolvimento dos alunos.

Uma das soluções que o Brasil adotou é o uso dos recursos digitais, porém esta estratégia não alcança a diversidade de realidades existentes no estado, pois a maioria das escolas não tem suporte necessário para oferecer o ensino a distância e nem todos estudantes tem acesso à tecnologias em suas residências. Um estudo realizado em 2018 pela pesquisa TIC Domicílio, aponta que mais de 30% dos lares no Brasil não possuem acesso à internet, que é indispensável para o serviço de ensino remoto.

Outro problema é que os professores não foram preparados para ensinarem de forma a distância, no país 64% dos professores admitem a defasagem sobre o uso dos computadores em relação aos jovens, segundo dados da pesquisa TIC educação e ainda há o fato de que os jovens não estavam acostumados à rotinas de estudo em casa, onde normalmente era seu lugar de descanso.

Além de planos para enfrentar a educação na pandemia, as redes de ensino precisam criar planos para a volta à aulas pós-pandemia, para combater a desigualdade educacional que se aprofunda neste período e para evitar o abandono/evasão escolar.

Para diminuir o impacto da pandemia e enfrentar todos os desafios impostos é preciso investir na capacitação dos educadores para o uso dos recursos digitais, também é necessário a democratização do uso de tecnologias, para isso, cabe ao Ministério da Educação formular programas de acesso à internet todos.

Outra medida a ser tomada é criar suporte didático aos alunos, onde os Governos Municipais, junto com o MEC e as escolas deverão disponibilizar um aplicativo gratuito com vídeos aulas e atividades semanais. A escola também deverá sempre ter comunicação com as famílias, através de emails ou telefone, para poder ajudar os jovens a criarem uma rotina de estudos.

Na criação do plano pós pandemia deverá ser criado uma avaliação diagnóstica, onde poderá ser avaliada a defasagem de aprendizado individual dos alunos, a partir disto criar um plano de recuperação educacional para os alunos com dificuldades.

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4 Correções

  1. Olá, Madu.
    Então, vamos começar pela estrutura do seu texto, ele é muito longo, percebi que tem três parágrafos de conclusão e muitas propostas de intervenções. A redação deve ter mais ou menos quatro parágrafos sendo eles a introdução, o desenvolvimento que poderá ser escrito em até 2 parágrafos e a conclusão, que você terá que elaborar uma proposta de intervenção e explicar como ela funcionará.
    Cuidado com ecos que são repetições desagradáveis de som, como você colocou em “diversidade de realidades”, podendo escrever ao contrario, ” realidades diversas”.
    Cuidado com termos muito informais e pessoais (lembre-se que a redação é dissertativa argumentativa, ou seja , deve estar na 3a pessoa do singular ou do plural). Escrever bem não é escrever difícil.
    Organize primeiro sua ideias, selecione-as antes de escrever a redação, pois te facilitará a ter bons argumentos e não fugir do tema.
    Parabéns por trazer dados, isso é muito bom.
    Recomendo você assistir as aulas da professora Pamba no youtube, o canal é Redação e gramatica Zica. Estude conectivos (vão enriquecer sua redação) e conclusão.
    São apenas criticas construtivas para te ajudar e você se sair melhor, pois estamos todos aprendendo juntos.😊

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  2. Olá, boa tarde.
    Bem primeiramente quero salientar 2 pontos:
    1ºpara qual banca você está estudando? porque não está parecendo com a do ENEM, e particularmente, nunca havia visto uma redação com essa estrutura.

    2º seu texto ficou muito bom, porém para uma redação é preciso construir uma estrutura que tenha a introdução (1 parágrafo), desenvolvimento (2 ou 3 parágrafos, preferencialmente 2) e a conclusão (1 parágrafo). Desse jeito as suas ideias ficam organizadas e você consegue transmitir com clareza ao corretor o seu ponto de vista. Lembre-se que é requisitado um modelo dissertativo-argumentativo, você precisa da sua tese e a construção de argumentações que defendam a sua ideia, tudo isso de forma impessoal.

    Pesquise a estrutura/modelo da redação para a banca correspondente a que você está estudando.

    Bem, é isso, boa sorte e continue estudando, abraço ;)

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  3. Olá madu, bom como foi citado ali em cima, esse é um texto apenas dissertativo, na qual apresenta uma ideia central a partir de dados estatísticos, exemplos e outros elementos quaisquer…
    Em um texto dissertativo-argumentativo precisa apresentar seu ponto de vista em relação ao tema.
    Dica: procure ler redações nota mil para ter uma base de como é a estrutura, e pratique muuuuuuito!

    Espero ter ajudado, boa sorte! 🥰

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  4. Olá, tudo bem ?

    Bom, primeiramente você não encontra uma redação do Enem nesse contexto afirmativo, pois a redação do Enem e até mesmo da maioria dos vestibulares, são dissertativa -argumentativa. Dessa forma, torna-se difícil saber em que padrão corrigir sua redação. Então você diz como quer que seja corrigida para que assim as dicas passadas por aqui seja úteis ou você pode reformular sua redação com parâmetros do Enem, e colocar aqui para corrigirmos .

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