Ensino EAD e a desigualdade social

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Na obra ”Utopia”, do escritor ingles Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausencia de conflitos e problemas. Entretanto, no Brasil, a realidade é o oposto, uma vez a pandemia do Coronavírus trouxe consigo um novo desafio para as mazelas sociais: o ensino a distancia. Diante disso, tanto a desvalorização do ensino público quanto a desigualdade social fazem-se discutíveis.

 

Em primeiro plano, é notório que ao apropriar-se do ensino embasado nos meios comunicativos, o governo está negligenciando as mais de 500 mil escolas públicas brasileiras, isso porque a maioria caracteriza-se pela ausencia de plataformas na internet , além do dado que diz que 40% das casas nao terem computador (conforme notícias veinculadas pela mídia). Dessa forma, tendo como base apenas o EAD, acentua-se a desvalorização do ensino público e as minorias continuarão desfavorecidas.

Consequentemente, aumentará a desigualdade social  em nosso país. Primeiramente, é nítido que a problemática é decorrente do desemprego e da baixa fiscalização dos direitos básicos nos bairros e zonas mais carentes economicamente, tais direitos como: à moradia,à uma educação qualificada ou à um plano de saúde. Assim, sofrendo com a falta desses, as mazelas sociais tem apenas como solução entrar no ”mercado negro”. Portanto, em suma, o governo conseguirá desenfrear mais essa fúria, pois as minorias não conseguirão enxergar alguma oportunidade nesse estereótipo de ensino.

Enfim, tendo em vista os argumentos presentados,faz-se necessário que a sociedade se organize no 3 setor – através de ONG´s – com a finalidade de preencher essa lacuna deixada pelo governo. Em segundo lugar, é preciso que a mídia promova a conscientização da população quanto à infraestrutura das escolas públicas, por meio da criação de uma hashtag. Só assim coibiríamos de forma eficiente a ideia de um ensino por telas e a pregação de More, em seu livro ”Utopia”, concretizaria-se.

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3 Correções

  1. Olá boa tarde. Parabéns pelo seu texto, não sou experiente em redação mas uma dica que eu poderia te dar era para dar uma olhada numa lista de conectivos, para melhorar o seu vocabulário quando for dar coerência ao seu texto, você pode ir treinando como coloca-los no seu texto, eu tenho certeza de que vai melhorar ainda mais a sua dissertação. em outras palavras, parabéns pelo seu texto, continue treinando que você vai conseguir deixá-lo ainda melhor e conseguir uma boa pontuação parabéns!

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  2. Bom irei considerar as competências do Enem para a correção e pontuar no que precisa melhorar.
    Competência 1: demostrar total domínio da língua formal escrita.
    Pontos a melhorar: prestar atenção no pronome “se”, este que você utilizou com demasiada frequência e verificar a forma correta de escrever, já que uma das regras, se não me engano é que o “-se” vem somente quando ele é empregado no começo da frase. Note também o emprego da crase, a qual você utilizou de forma errada, lebre que ela nada mais é do que o artigo “a” mais a preposição “a” gerando a mesma.
    Na minha opinião o corretor daria 120 pontos nesse quesito.
    Competência 2: compreender o tema, utilizar de todos os conhecimentos para o desenvolvimento dos argumentos.
    Pontos a melhorar: lembre-se de que o desenvolvimento necessita ter uma introdução um desenvolvimento e uma conclusão, acredito que você possa melhorar os seus desenvolvimentos fazendo uma introdução mais curta tipo um tópico frasal apresentando o argumento, achei a alusão do primeiro meio confusa por que não tinha a fonte de onde você a tirou, adicionar uma alusão no segundo desenvolvimento. Na sua conclusão seria bom se você retomasse o tema no início do parágrafo.
    Acredito que o corretor daria a esse quesito 120 pontos.
    Competência 3: organizar os argumentos de forma a terem marca autoral.
    Pontos a melhorar: bom esse quesito depois do primeiro é o mais difícil. Em sua redação vejo que você utilizou parte dos textos motivadores para a construção, isso não é considerado como marca autoral, utilize mais citações históricas, filosóficas, sociológicas e culturais para a constituição deles, quanto menor a utilização dos textos motivadores em seu texto melhor, também vi que você concluiu os dois desenvolvimentos isto demonstra um desenvolvimento com argumentação concreta.
    Acredito que o corretor daria 120 pontos.
    Competência 4: demonstrar os quesitos linguísticos para a construção da argumentação.
    Pontos a melhorar: notei qu você utilizou conectivos numéricos, para uma redação não é bom a utilização deles no início dos desenvolvimentos, caso queira usufruir deles utilize ” a Priore (no primeiro desenvolvimento) e a posteriore (no segundo desenvolvimento), nesse quesito eles pegam muito na parte de operadores pouco utilizados.
    Neste quesito acredito que o corretor daria 140 pontos.
    Competência 5: elaborar conclusão com proposta de intervenção respeitando os direitos humanos.
    Pontos a melhorar: esse é o quesito mais simples de todos os cinco, em sua redação achei meio ambíguo seu agente solucionador, também achei do seu meio/modo na parte da hashtag, parece que você não acabou. Dica: palavras em inglês coloca dentro de aspas.
    Acredito que o corretor daria 160 pontos.
    Pontuação final: 660 pontos.
    Em suma, achei sua redação interessante e seus pontos de vista plausíveis, só achei que faltou desenvolver um pouco mais.

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  3. oi
    Na obra ”Utopia”, do escritor ingles -acento- Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausencia-acento- de conflitos e problemas. Entretanto, no Brasil, a realidade é o oposto -a aposta-, uma vez a pandemia (uma vez… era uma vez… cuidado com esses termos, dá impressao de que é algo que aconteceu como uma historia)do Coronavírus trouxe consigo um novo desafio para as mazelas-não sei se mazela significa o que você realmente quer destacar aqui- sociais: o ensino a distancia -acento- . Diante disso, tanto a desvalorização do ensino público quanto a desigualdade social fazem-se discutíveis.
    d1: novamente acentos, quem corrige tenta corrigir com o maximo que sabe, tente deixar o texto 100% como vc escreveria no enem
    – erro de concordancia entre verbos na mesma frase
    ex:diz que 40% das casas nao terem
    – é necessario citar a fonte especifica, apenas dizer que são noticias fica vago, como saber popular
    – o paragrafo inteiro está numa unica frase, lembre-se todos paragrafos devem ter começo meio e fim
    d2:
    – a um plano de saúde, sem crase, a uma educaçao, sem crase
    – Acho que do assim em diante fugiu do assunto, ok esses fatores, mas não relacionou com o tema
    conc:
    -argumento Apresentado
    – não há finalidade e nem meio, eu vi que você escreveu essas palavras, mas elas não abordou o real significado

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