Ensino a Distância, uma maravilha?

  • 0

  Com a Revolução Técnico-científico-informacional em meados do século XX, surgiram diversas novas tecnologias, tais como a internet e o computador, tais inovações ocasionaram o surgimento e, posteriormente, o avanço do ensino a distância, que muitos consideram o futuro da educação. Tal modalidade de ensino quebra diversas barreiras, contudo, ainda há dificuldades na aplicação deste tipo de ensino.

    O ensino tradicional possui algumas barreiras, como o tempo, onde professores e alunos precisam estar livres no mesmo horário, tambem há a barreira física, onde o deslocamento para as salas de aula é difícil ou impossível, devido a distância e a falta de transporte. Tais barreiras podem ser superadas pelo  ensino a distância, pois não há necessidade de deslocamento, e as aulas podem ficar salvas para que o aluno as assista assim que possível.

Apesar disso, tal modalidade não é isenta de desafios a sua aplicação.  Dentre tais dificuldades está a criação de sites que comportem a demanda de alunos, pois a grande quantidade de acessos a esses sites resulta em travamentos e lentidões. Também há a necessidade de qualificar professores para que estes não tenham dificuldades ao utilizar estas novas tecnologias.

Portanto, infere-se que o ensino a distância e o futuro da educação estão no mesmo caminho, pois está modalidade de ensino quebra barreiras impostas pelo ensino tradicional, contudo, a mesma também possui suas dificuldades, cabendo ao Ministério da Educação realizar políticas públicas, através de parcerias publico-privadas e cursos que visem qualificar professores para este tipo de ensino e formar profissionais capazes de criar bons sites. Dessa forma, espera-se que os problemas desta modalidade sejam solucionados

Compartilhar

1 Correção

  1. Bom dia!
    O conteúdo da redação é bastante produtivo, acredito que faltou um pouco mais de desenvolvimento a respeito do tema proposto, teve alguns pontos no desenvolvimento bastante repetitivo é como sua opinião expressa não conseguisse chegar onde deveria, senti falta de um pouco mais de conteúdo no desenvolvimento da tese.
    Quero ressaltar também o uso repetitivo da palavra “tais” que poderia ser substituída por outras que preservariam o contexto, por exemplo na parte “…em meados do século XX, surgiram diversas novas tecnologias, tais como a internet e o computador, tais inovações ocasionaram o surgimento e, posteriormente,…” para esse trecho por exemplo, poderia ter substituído o segundo uso da palavra “tais” pela palavra “essa” que daria uma melhor entonação de leitura. Essa observação da palavra usada repetitivamente é para toda a redação, pois há em outros trechos o uso frequente desta palavra.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.