Aprendiz

Ensino a distância ou descaso em ascensão?

  • 0

”A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.” segundo o ex-presidente da  África do Sul e também, ganhador do Prêmio Nobel da paz de 1993, Nelson Mandela. Na frase supracitada, evidencia-se que a educação é fundamental para qualquer mudança, portanto, numa sociedade em constante avanço em que o ser humano vive, depreende-se que a evolução e a aquisição de conhecimento andam lado a lado nessa jornada de busca pelo crescimento. E sob o mesmo ponto de vista, o contexto social e educacional visa adequar-se as mudanças do dia a dia e atualidades, apesar dos desafios que o progresso nos traz. Tal como a intensa epidemia que, de acordo com os principais veículos de comunicação, parou o mundo.
Em marco de 2020, a OMS (Organização Mundial de Saúde) decretou uma pandemia após casos confirmados do novo vírus Covid-19. E, como protocolo securitário para evitar que o contágio se desenvolva ainda mais, as populações de todos os países foram instruídas a fechar suas portas e proteger-se de multidões e locais propícios para a propagação do vírus. Visando isto, o Ministério da Educação optou por utilizar uma modalidade de ensino já conhecida, porém incomum para ensinos de cursos regulares, isto é, onde professores e alunos se encontram diariamente num mesmo local e horário.
Contudo, apesar da inevitável esperança de que o recurso funcionasse remotamente, as instituições de ensino e, consequente os alunos, tiveram uma queda de mais de 12% de rendimento escolar eficiente no ano de 2020, de acordo com os Governos dos Estados. Isto se deve ao descaso, principalmente, do Governo Federal e o Ministério da Educação para com os alunos e as adversidades a que são expostos para então, terem acesso ao que lhes é de direito para todo cidadão, como consta no Artigo 6 dos Direitos e Garantias na Constituição Brasileira.
Para exemplificar, o caso de Débora Gomes, mãe de uma aluna da rede pública, é posto em pauta. Visto que, o acesso à internet e, subsequente, o acesso ao ensino lhe é limitado, representando grande parte da população de classe baixa e classe media baixa. O que torna, plausivelmente concluído, que a revolta por parte de estudantes é embasado na vivência própria. Salvo outros descasos que tornam ainda mais revoltante o uso da EAD durante uma pandemia Global, ainda que necessário.
Não obstante, é necessário visar a saúde mental dos alunos e tomar previdências para que possa se tornar possível a volta as aulas presenciais nas escolas. Iniciando por medidas preventivas, evidentemente, durante o retorno e lugares na sala com a distância mínima para evitar o contágio do vírus. Cabe as instituições de ensino desenvolverem uma logística, tal como o órgão responsável por isto, para que tudo volte ao normal, mas é claro, com segurança e responsabilidade. Afinal, se o objetivo é mudar o mundo e evoluir, a busca por educação é o estopim e o objeto de acesso ao sucesso.

 

(Por favor, vocês podem corrigir de acordo com as competências do ENEM?)

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá!! Bem, de modo geral é perceptível que sua redação tem bastante conteúdo pertinente e com certeza você conseguiria ou conseguirá uma nota excelente! No entanto, certifique-se de que seu texto caiba na folha definitiva do enem, visto que é um espaço apertado, então talvez seja necessário diminuir a letra, enfim, isso é com você, se tudo couber na folha é sucesso.

    Já deixo claro que não me sinto confortável em atribuir nota pois não tenho muita experiência com isso, mas acredito que seria acima de 800, visto que em 2019 eu fiz uma redação péssima e quase tive isso de nota e a sua esta excelente (quem sabe uns 900 ou chegar bem perto de 1000 né?)

    Os erros que identifiquei na sua redação foram relativamente poucos, mas o qual mais me chamou atenção foi na introdução, pois a frase ficou meio desconexa.
    Talvez se você tivesse escrito em outra ordem, teria ficado mais claro sua ideia, dessa forma:

    ”A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.” De maneira análoga, na frase supracitada pelo ex-presidente da África do Sul e também, ganhador do Prêmio Nobel da paz de 1993, Nelson Mandela, evidencia-se que a educação é fundamental para qualquer mudança. [ponto final para fechar a ideia anterior e iniciar outro período] Portanto, numa sociedade […]”

    Além disso, o trecho “Tal como a intensa epidemia que, de acordo com os principais veículos de comunicação, parou o mundo.” não deveria ser colocado na introdução, na verdade ele já tem cara de argumento e seria interessante você guardar para o desenvolvimento. Isso pq o final da introdução é onde a gente espera encontrar sua tese, e essa frase não é uma tese, é um argumento. Nesse caso, eu acredito que sua tese seria “Sob esse ponto de vista, o contexto social e educacional visa adequar-se as mudanças do dia a dia e atualidades, apesar dos desafios que o progresso NOS traz.” AAHH, e nunca coloque esses termos “eu” ou “nós” pq a redação tem que ser impessoal e na terceira pessoa hein!

    Procure ver vídeos sobre estrutura de redação, o uso de conectivos e outras coisinhas do tipo, pq você pode evoluir muito ainda! Além disso, um ótimo exercício é ler cada vez mais redações exemplares e bolar a sua própria estrutura coringa (nunca pegue daqueles influencer de internet, mas pode se basear nos deles ;) ) Boa sorte, desculpe não saber em que mais te ajudar e sucesso!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.